4 Outubro 2023      12:51

Está aqui

ACOS completou 40 anos e prepara celebração de aniversário da Ovibeja

A ACOS – Associação de Criadores de Ovinos do Sul acabou de completar 40 anos de existência e prepara-se para comemorar, no próximo ano, o 40.º aniversário da Ovibeja.

A edição de 2024 da Ovibeja vai realizar-se entre 30 de abril e 05 de maio e tem como objetivo envolver todos os participantes que têm, com o passar dos anos, contribuído para a construção da “identidade da maior feira agrícola do país”, refere o jornal A Planície.

Segundo a mesma fonte, como resultado das sinergias originadas pela ACOS e pela Ovibeja, a 40.ª edição desta iniciativa vai ser dedicada ao Associativismo e vai poder contar com muitas novidades, que estão a ser preparadas para assinalar este momento importante da história da associação e da feira.

O presidente da associação, Rui Garrido, partilhou com o jornal A Planície a sua satisfação com a comemoração e com “o número redondo, sempre ligado ao associativismo e à defesa dos interesses dos agricultores e da agricultura”.

“Hoje em dia, somos mais de 2000 associados e podemos dizer com orgulho que somos uma referência no associativismo do Alentejo e de Portugal”, considera.

A ACOS foi registada a 27 de setembro de 1983, em Beja, e a sua origem foi impulsionada por um pequeno grupo de criadores que se pretendia fazer ouvir.

Depois, um grupo de voluntários, criadores de ovinos, acabou por juntar-se também, de forma a contribuir para a procura de soluções para as dificuldades com que a agricultura e, em especial, os criadores pecuários, se deparavam nos anos 80. Deram, assim, origem à ACOS e, um ano depois, estavam a participar na Feira da Primavera, realizada em maio, em Beja, onde juntaram umas “curraletas”, fizeram uma exposição e um leilão experimental de ovinos. 

“A Ovibeja nasceu da necessidade, então premente, sentida pelos agricultores e pelos produtores pecuários do Baixo Alentejo, de que existisse uma voz da sociedade civil e empresarial que se fizesse ouvir no Terreiro do Paço”, foi dito, na altura, acerca da mobilização dos agricultores. E seria, então, desta forma que se lançava também o mote para a Ovibeja.

Foi no ano de 2012 que a associação passou a chamar-se ACOS – Associação de Agricultores do Sul. 

Ao longo do tempo, a ACOS tem vindo a aumentar e a diversificar a sua área de atuação, procurando sempre permanecer atualizada, moderna e capaz de responder aos novos desafios que se colocam aos seus associados, ao setor, à região do Alentejo e a todo o país.

 

Fotografia de ambitur.pt