19 Junho 2020      08:37

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ERT lança quatro Rotas do Touring Cultural do Alentejo e Ribatejo

A Entidade Regional do Turismo (ERT) apresenta, a partir de hoje, quatro novos percursos diferenciados de um total de 28 programas que compõem as Rotas do Touring Cultural do Alentejo e Ribatejo.

Os temas propostos para os percursos passam por Megalitismo, Fortificações, Barroco e Cultura Avieira, e pretendem ser um “produto atrativo que traga mais pessoas à região e ajude a fixá-las durante mais tempo”, revelou o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, em declarações à Lusa.

Estes programas estarão disponíveis para “download” nos sites oficiais do turismo do Alentejo e do Ribatejo, dividindo-se entre 17 propostas de três dias e 11 sugestões de percurso de sete dias, destinados a proporcionar um passeio cultural de fim de semana ou de uma semana aos seus visitantes.

António Ceia da Silva explicou que “em termos de turismo cultural, o Alentejo e a Lezíria são regiões com fortes características, muita identidade e sempre entendemos ser importante criar rotas para venda pelos operadores turísticos ou para o próprio consumidor poder encontrá-las através das redes sociais ou outros meios, vir fazê-las de carro, com a sua família, e ser mais um motivo de atração para o território”.

Já a apresentação da Rota da Cultura Avieira em Alcácer do Sal que, garante o presidente, “tem muita força na zona da Lezíria e na Carrasqueira”, irá decorrer hoje, sexta-feira, de forma simbólica, nas aldeias de Escaroupim (Salvaterra de Magos) e Valada (Cartaxo), dando o “pontapé de saída” na divulgação das rotas culturais por parte da ERT.

“Trata-se de uma cultura [avieira] muito forte, que é diferenciadora, ligada aos pescadores que nos períodos em que não podiam pescar no mar vinham para os rios Tejo e Sado e criaram aldeias muito características, identitárias e específicas. O que vamos lançar agora é um conjunto de roteiros à volta dessas aldeias”, acrescentou o presidente da ERT.

Estes quatro percursos culturais também irão ser divulgados através de uma brochura geral e de folhetos específicos para os programas de três ou sete dias, além de vídeos promocionais dedicados a cada um deles.