12 Outubro 2015      11:31

Está aqui

ORIGEM DA VIDA NO PLANETA PODE TER COMEÇADO NO ALENTEJO

A agência norte-americana NASA, em conjunto com investigadores portugueses, estão a investigar o ambiente geológico e termal de Cabeço de Vide, no Alentejo.

A causa das investigações em curso são as semelhanças entre as rochas exitentes nesta região alentejana, com uma região igualmente geotermal em The Cedars, nos Estados Unidos da América e Marte.

Os dados recolhidos estabelecem esta ligação, e que os investigadores acreditam serem as condições ancestrais necessárias ao início da vida no planeta Terra.

São conhecidos há muito a presença de meteoritos oriundos de Marte. O último identificado foi em Marrocos no ano de 2011.

Esta investigação tem em conta as características únicas na Europa, das águas em Cabeço de Vide, cujo pH é 11,5, e com paralelo somente na região de The Ceders, e agora dos vestígios de água detectada em Marte. 

Foi com base em toda esta informação que a NASA, através do astrofísico Steve Vance, em parceria com investigadores do Instituto Superior Técnico, iniciaram esta investigação, tentado relacionar os elementos em comum destes 3 locais, estando focados nas semelhanças rochosas e nas águas ali existentes.

Esta é mais uma investigação cujo objectivo é desvendar os mistérios da origem de vida na Terra, bem como as condições existentes noutros planetas para a existencia passada ou futura de vida.

Imagem daqui.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.