6 Maio 2015      17:04

Está aqui

ÉVORA DEBATE

Há quem os ache degradantes e arcaicos. E parecem ter cada vez menos simpatizantes. Falamos do circo com animais que é alvo de uma petição de um grupo de cidadãos de Évora, que pretende bani-los do concelho.

A este propósito fizeram chegar à Assembleia Municipal de Évora o documento que acabou por não ser votado porque, segundo o presidente da Assembleia Municipal adiantou à agência Lusa, o médico António Jara (CDU), alguns deputados "não estavam preparados".

Bem preparada parece estar Juana Manrique, a porta-voz dos peticionários, que adiantou que a iniciativa visa pedir à Câmara de Évora (CDU) para que deixe de licenciar os circos com animais e, assim, "acabar com os animais no circo no concelho".

"Não estamos contra os circos, estamos contra os circos com animais", sublinhou, alegando que os animais dos circos "sofrem maus-tratos desde que são arrancados das progenitoras e vivem enjaulados até ao fim das suas vidas".

Segundo Juana Manrique, "a legislação não está a ser cumprida", porque "o bem-estar animal, a segurança e a saúde pública estão continuamente a ser violados".

Para já ficou prometida uma nova Assembleia Municipal para o próximo mês de junho, onde o assunto será discutido.

Imagem de capa daqui.