Está aqui

Feiras

ENTRE HOJE E DOMINGO QUEIJO É NO ALENTEJO

Serpa, Terra Forte do Baixo Alentejo, é berço de um dos mais apreciados queijos portugueses, que tem Denominação de Origem Protegida (DOP) desde 1996 que é descrito pelos especialistas como um queijo de aroma intenso e picante e um sabor inconfundível. Serpa também é palco da maior feira de queijo nacional, a Feira do Queijo do Alentejo e que vai para a sua 16.ª edição.

4 DIAS PARA APRECIAR A BELEZA DOS PURO-SANGUE EM ALTER DO CHÃO

Alter do Chão, no Alto Alentejo, vai dedicar 4 dias ao Cavalo numa feira que inclui a agropecuária, corrida de toiros e o centenário leilão de cavalos da Coudelaria Alter Real, que atrai milhares de portugueses e espanhóis à procura do mais belo puro sangue-lusitano.

A iniciativa decorre de 22 a 25 de abril e conta também com uma mostra de produtos regionais como o vinho, mel, azeite, enchidos, entre outros, actividades comerciais e industriais relacionadas com a agro-pecuária, artesanato e actividades turísticas e de maquinaria agrícola.

PORTEL É CONVIDADO DE OURIQUE NA FEIRA DO PORCO ALENTEJANO

Já decorrem os trabalhos de preparação da XI edição da Feira do Porco Alentejano, em Ourique, no Baixo Alentejo, entre os dias 23 e 26 de março e Portel, do Alentejo Central, é o município convidado do certame.

A organização justifica este convite com base no facto de ambos partilharem de uma base de economia comum, suportada no montado como "sistema fundamental para a afirmação do Mundo Rural e das Economias Locais".

CERVEJA ARTESANAL, ENCHIDOS, COGUMELOS E ESPECIARIAS EM MONFORTE

Há uma feira desenhada para ser inovadora e acontece a partir das 17h00, dia 25 de fevereiro, sábado, em Monforte, no Alto Alentejo. O evento junta 14 produtores locais de cerveja, de iogurtes artesanais, enchidos, cogumelos, especiarias e outros ingredientes do Alentejo e é organizado pelo Torre de Palma Wine Hotel.
 

COSTA ALENTEJANA RECEBE FEIRA NACIONAL DE TURISMO DESPORTIVO E DE NATUREZA

A FEITUR - Feira Nacional de Turismo Desportivo e de Natureza está agenda para os dias 16, 17 e 18 de junho, em Vila Nova de Milfontes, junto à Praia da Franquia, com o estuário do Mira como fundo.

A iniciativa pretende afirmar Odemira como destino privilegiado para turistas desportivos e de natureza e conta para além dos expositores com atividades na natureza, como passeios de barco no rio e no mar, canoagem, caminhadas, BTT, mergulho ou surf.

Imagem de capa de Alentejo Surf Camp & Hostel.

 

 

ALVITO: GASTRONOMIA À BASE DE ERVAS TÍPICAS ALENTEJANAS EM DESTAQUE

"As Ervas da Baronia" é o nome dado ao ciclo gastronómico em Alvito, no Baixo Alentejo, e que pretende promover a gastronomia alentejana à base de ervas autóctones. A iniciativa envolve o poder local e a restauração, que oferece maravilhas para degustar como o bacalhau gratinado com carrasquinhas, açorda de catacuzes, fritos de carnaval, o cozido de grãos ou as migas de espargos, entre outras. Trata-se do primeiro de três eventos, já que em junho será tempo das beldroegas e outubro, dos poejos e dos coentros.

MARIONETAS DE TODO O MUNDO NA VILA MEDIEVAL DE MONSARAZ

Trata-se de uma exposição de Maurício Rebocho, o marionetista e coleccionador e que apresenta ao público mais de uma centena de marionetas vindas um pouco de todo o mundo, algumas tão raras que levaram ao artista mais de duas décadas a adquirir. Falamos de marionetas de Myanmar e as marionetas de sombras de Java, na Indonésia.

UM FESTIM DE COGUMELOS EM BEJA

O Silarca 2017, o festival dedicado ao cogumelo em Beja, na freguesia de Cabeça Gorda, e que vai para a sua 4.ª edição, tem data marcada para 3 a 5 de março e a organização envolve a autarquia local e o movimento associativo.

A iniciativa conta com 50 expositores confirmados, todos ligados à produção de cogumelos, ervas aromáticas, artesanato regional e doçaria local. Para além dos expositores o evento conta com o envolvimento de 9 restaurantes que se dedicarão aos petiscos e pratos regionais com as silarcas.

LITORAL ALENTEJANO COM FESTIVAL DE SOPAS PARA AQUECER

Sábado que vem, dia 11 de fevereiro, o Pavilhão de Feiras e Exposições em Santiago do Cacém vai encher-se para o 5.º Festival de Sopas onde estarão disponíveis 40 variedades de sopas da quase totalidade de restaurantes da região, para aquecer estômagos e corações.

A iniciativa arranca às 18h30 e a sopa de cação, sopa de coentros, sopa da pedra, sopa rica de peixe, ou sopa colorida são algumas das iguarias à disposição. As entradas são livres.

 

ALQUEVA PROMOVE REGADIO JUNTO DE INVESTIDORES EM BERLIM

O Alqueva está entre hoje e 10 de fevereiro na Fruit Logística, a maior feira profissional de frutas e legumes frescos a nível mundial em Berlim. A acção de promoção visa captar investimento estrangeiro e esta é a quinta missão consecutiva naquele certame, onde são divulgadas as oportunidades de negócio criadas pelo projecto de Alqueva junto de investidores e importadores.

Páginas