Está aqui

Literatura

O ESCRITOR QUE LEVOU O DRAMA DO ALENTEJO À LITERATURA

Fialho de Almeida, o médico alentejano que nunca exerceu, nascido a 7 de maio de 1857, em Vila de Frades na Vidigueira, dedicou a sua vida ao jornalismo e à escrita e foi o primeiro escritor a fazer entrar na literatura o Alentejo e o seu drama.

JOSÉ CALIXTO LANÇA HOJE REFLEXÃO SOBRE GESTÃO AUTÁRQUICA

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, apresenta hoje o seu segundo livro.

Intitulado “Sentir Reguengos” este livro tem a particularidade de ter os direitos de autor totalmente cedidos à Associação Humanitária - Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.

A apresentação decorre hoje, 25 de abril, pelas 21:30h, na 21.ª edição da Feira do Livro desta cidade alentejana.

.

Para consultar o programa da 21.ª edição da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz clique aqui.

ASSOCIAÇÃO DE ESCRITORES DO ALENTEJO LANÇA NOVO PRÉMIO LITERÁRIO

O novo prémio literário que homenageia o romancista e contista alentejano já desaparecido Joaquim Mestre, daí ter recebido o seu nome, é lançado nas comemorações do Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, e visa promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa e a Identidade e Diversidade cultural da Região Alentejo, as suas tradições, incentivar a Criação Literária nas modalidades de conto e romance e o gosto pela Leitura e pela Escrita.

BIOGRAFIA DE ANTÓNIO ARNAUT APRESENTADA EM REGUENGOS DE MONSARAZ

António Arnaut, considerado o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), vai estar presente no dia 25 de abril, pelas 17h30, na Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz para a apresentação da sua biografia, um livro da autoria dos jornalistas Luís Godinho e Ana Luísa Delgado, no mesmo dia em que é homenageado pelo município alentejano com a Chave de Honra.

ODEMIRA EM TRIBUTO A ARY DOS SANTOS

Odemira vai homenagear o poeta e declamador português José Carlos Ary dos Santos com o espetáculo “Somos Ary – Tributo a José Carlos Ary dos Santos”.

O tributo vai ser realizado no dia 8 de abril, pelas 21.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, e está inserido nas comemorações “Abril em Odemira”. As entradas serão gratuitas.

 “Somos Ary” será um espetáculo irreverentemente diferente e marcado pela música e canções escritas pelo poeta e que se misturarão com performances poéticas e outras experiências sensoriais.

"PRIMAVERA LITERÁRIA BRASILEIRA" VISITA ÉVORA

Já na sua quarta edição, a “Primavera Literária Brasileira” (“Printemps Littéraire Brésilien") vai passar por Évora na sua edição 2017.

Também com passagens por Lisboa, Óbidos e Sintra, este espaço de promoção e discussão literária em torno da língua e cultura lusófona, já começou, na Sorbonne, em Paris, na passada semana, e chega a Portugal no dia 30 de março e, além de Portugal, terá presença em França, Bélgica e Espanha, como avança a Lusa.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA REGRESSA A BEJA

A edição passada foi um sucesso e a de 2017 também se espera que venha a ser.

De 26 de maio a 11 de junho, o centro histórico de Beja volta a receber o Festival Internacional de Banda Desenhada, a sua XIII edição e que será composta por várias apresentações de projetos, presença de autores convidados, sessões de autógrafos, conversas, concertos desenhados, lançamento de livros, workshops, etc.

 

Imagem de divulgandobd.blogspot.pt

PONTE DE SOR LANÇA 11.º PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ LUÍS PEIXOTO

O município de Ponte de Sor, no Alto Alentejo, já abriu a 11.ª edição do “Prémio Literário José Luís Peixoto”, que homenageia o patrono, natural de Ponte de Sor e icentiva a criatividade literária entre os jovens.

O “Prémio Literário José Luís Peixoto” é um concurso de âmbito internacional, aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa, e ainda a cidadãos naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa. 

Páginas