Está aqui

Música

VELHO SALÃO CENTRAL EM ÉVORA VAI SER DEDICADO ÀS ARTES

O velho e degradado Salão Central em Évora conta com 2,5 milhões de euros para recuperar a glória de outrora ao ser transformado num espaço polivalente, dedicado às artes, com sala de ensaios e sala de espectáculos.

O projecto de reabilitação vai ser levado à próxima reunião de Câmara, a candidatura a fundos comunitários é apresentada em maio e integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Évora, já assinado com o programa operacional Alentejo 2020.

Segundo a autarquia o projeto conta com um miradouro e cafetaria no terraço e vai ter elevador.

PEDRO MESTRE HOJE E AMANHÃ EM FARO E PALMELA

Pedro Mestre é um dos artistas alentejanos que mais tem feito pela música da viola campaniça. Com uma carreira que leva mais de 20 anos feita a cantar as tradições musicais do Alentejo, foi apenas há 2 anos que editou o seu primeiro trabalho, o Campaniça a Despique que encheu nesse mesmo ano o CCB em Lisboa e resultou num DVD extraordinário do concerto.

Hoje sobe ao palco no Teatro das Figuras em Faro e amanhã é a vez do Cine Teatro S. João, em Palmela.

Imagem de capa da CM de Grândola.

CASTRO VERDE TEM UMA PRIMAVERA QUE DÁ ARTE

A Primavera em Castro Verde começou no dia 21 de…. abril. Foi esse o dia em que iniciou a "Primavera no Campo Branco 2017" e que ficou marcada com o concerto que juntou no palco do cine-teatro municipal o Coro Polifónico de Castro Verde, alunos do Conservatório, o Grupo Coral "Os Cardadores" da Sete, o acordeonista Tiago Rodrigues, o tocador de viola campaniça David Pereira e a dupla Rui Santana & Filipe Pilar.

Haverá sempre animação, cultura e arte em Castro Verde, durante todos os fins de semana, até 21 de maio.

PORTEL HOMENAGEIA ARY DOS SANTOS

O criador de Desfolhada Portuguesa (interpretada por Simone de Oliveira), Menina do Alto da Serra (interpretada por Tonicha) e Tourada (interpretada por Fernando Tordo) entre outras muito conhecidas, vai ser homenageado em Portel, no próximo dia 23 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal de Portel.

Totalmente dedicado ao poeta e autor destas canções intemporais, Portel integra nas suas comemorações de Abril, o espectáculo Ary, o Poeta das Canções, num tributo onde são interpretados os grandes exitos musicais com poemas e textos de Ary.

As entradas são gratuitas.

GRÂNDOLA VILA MORENA VAI SER CANTADA POR MAIS DE 300 CANTADORES

O tema célebre de José Afonso vai ser cantado por mais de 300 cantadores que compõem 20 grupos de Cante Alentejano e que desfilarão pela vila. O evento celebra a revolução de 25 de Abril e decorre no próximo dia 22 de abril em Vila Nova de Santo André, no Litoral Alentejano.
 

CAPICUA COM "MÃO VERDE" EM REGUENGOS DE MONSARAZ

A iniciativa decorre no âmbito da 21.ª edição da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz e envolve escrita e música de motivação ecologista. Falamos do livro "Mão Verde" e o espectáculo com o mesmo nome, com Capicua e Pedro Geraldes, que giram em torno das plantas, da agricultura, da alimentação, dos cheiros das ervas aromáticas e da cor das flores.

BEJA IMPONENTE, SEDUTORA E EXÓTICA

Imponente, sedutora e exótica. Poderíamos descrever assim a Beja recriada por três dias em junho.

Beja volta a celebrar os tempos de grandeza e imponência da antiga Pax Julia, quando Roma e o Império Romano dominavam o "mundo Conhecido". São três dias, entre 2 e 4 de junho, de recriação da vida da cidade nesse tempo, que ocupa sobretudo o Centro Histórico da cidade alentejana.

SEU JORGE TAMBÉM NA RUA

Depois de o TRIBUNA ALENTEJO ter adiantado, na semana passada, que no Festival “Beja na Rua” iriam estar Ney Matogrosso e Miguel Araújo, surge agora um novo nome e que nome: Seu Jorge vai estar em Beja para atuar a 14 de julho, um dia antes do fim do festival que durará de 16 de junho a 15 de julho.

Seu Jorge - cantor, compositor popular, sendo também instrumentalista, produtor e ator - tem conquistado bastantes fãs no universo musical mundial e tem no samba a sua grande “verdade” e influência.

A POLÍCIA A DAR MÚSICA

Na próxima quarta-feira, dia 19 de abril, a Polícia de Segurança Pública - PSP vai “dar música a bebés” em Portalegre e Elvas.

Serão aproximadamente 360 as crianças – dos 6 meses aos 6 anos – que vão assistir a esta iniciativa da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública denominada “Concertos de Palmo e Meio”.

CAPOTE FEST - A NOVA MÚSICA PORTUGUESA NO ALENTEJO

O Alentejo vai ter três dias de nova música portuguesa e que serão a oportunidade de novas bandas emergentes darem das vistas; além de novas bandas, nomes mais consagrados estarão também presentes. A 4, 5 e 6 de maio, na S.O.I.R - Joaquim António de Aguiar e na Sociedade Harmonia Eborense, em Évora, decorrerá mais segunda a edição do “Capote Fest”.

Páginas