Está aqui

Internacional

MARCELO REBELO DE SOUSA EM ÉVORA

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai estar em Évora no próximo dia 30 de março para receber com Honras de Estado, Michelle Bachelet, Presidente do Chile. O encontro entre os dois Chefes de Estado acontece no dia 30, na Praça do Giraldo. Marcelo Rebelo de Sousa participará ainda na entrega do Doutoramento Honoris Causa à Presidente do Chile, atribuído pela Universidade de Évora.

Imagem de capa da portalsplishsplash.com

ÉVORA ATRIBUI DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA A PRESIDENTE DO CHILE

A Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, que vai estar em visita de Estado ao nosso país a 30 e 31 de março, vai receber o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora, por considerar que Michelle Bachelet é "detentora de um percurso político excecional, de uma carreira profissional de medicina da maior relevância social e de uma notável dedicação ao bem-estar do povo chileno", acrescentando ainda que a vida de Michelle Bachelet, tem sido "pautada pela luta pela Liberdade e pela Democracia e, em particular, pelos Direitos Humanos, com o foco especialmente direcionado

"PRIMAVERA LITERÁRIA BRASILEIRA" VISITA ÉVORA

Já na sua quarta edição, a “Primavera Literária Brasileira” (“Printemps Littéraire Brésilien") vai passar por Évora na sua edição 2017.

Também com passagens por Lisboa, Óbidos e Sintra, este espaço de promoção e discussão literária em torno da língua e cultura lusófona, já começou, na Sorbonne, em Paris, na passada semana, e chega a Portugal no dia 30 de março e, além de Portugal, terá presença em França, Bélgica e Espanha, como avança a Lusa.

AERONÁUTICA ALENTEJANA CONTINUA A CRESCER

O Parque de Indústria Aeronáutica de Évora – criado em 2009 - vai receber mais uma fábrica de componentes aeronáuticos, a Compendionauta.

A empresa luso-brasileira - especialista na maquinação de componentes de titânio, para a aeronáutica, com tratamento superficial simples - vai investir perto de 10 milhões de euros, projetando, até 2020, e criará 50 postos de trabalho.

Imagem de img.interempresas.net

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA REGRESSA A BEJA

A edição passada foi um sucesso e a de 2017 também se espera que venha a ser.

De 26 de maio a 11 de junho, o centro histórico de Beja volta a receber o Festival Internacional de Banda Desenhada, a sua XIII edição e que será composta por várias apresentações de projetos, presença de autores convidados, sessões de autógrafos, conversas, concertos desenhados, lançamento de livros, workshops, etc.

 

Imagem de divulgandobd.blogspot.pt

PRÉMIO NOBEL DA PAZ NO ALENTEJO

Mohamed Fadhel (ao centro na foto), advogado tunisino e um dos prémio Nobel da Paz em 2015, vai estar no Alentejo, em Ponte de Sor, para a conferência “Transição democrática na Tunísia: realidade e perspetivas”.

A iniciativa perntence à Associação Sete Sóis Sete Luas e à Câmara Municipal e vai realizar-se no dia 1 de abril, pelas 16:30h, no Teatro Cinema Municipal.

Mohamed Fadhel foi eleito prémio Nobel por ser um dos membros do designado “Quarteto para o diálogo nacional da Tunísia” e que teve um papel decisivo para a cosntrução da democracia tunisina.

 

142 MIL EUROS EM NOVO CENTRO DE ACOLHIMENTO TURÍSTICO EM MONSARAZ

A vila medieval de Monsaraz, no Alentejo Central, vai ter um centro de acolhimento turístico no edifício da Casa da Universidade de Évora e uma extensão desse centro na Casa da Roda/Casa do Berço, que recolheu durante séculos as crianças abandonadas da vila e que transmitirá aos visitantes essas memórias.

A Casa da Universidade de Évora vai receber obras de adaptação e beneficiação geral do edifício e do jardim com vista para o Grande Lago Alqueva, que será transformado em espaço de artes, num investimento de cerca de 142 mil euros.

CORUCHE RECEBE UM FESTIVAL DE BALONISMO ÚNICO

A vila ribatejana de Coruche vai receber a primeira edição do Rubis Gás UP - Festival Internacional de Balonismo entre 28 de março e 2 de abril. Portugal, Brasil, Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Inglaterra são alguns dos países que já confirmaram a participação neste festival, que vai encher o céu de balões coloridos e com formatos especiais.

CAMPEÕES OLÍMPICOS REMAM EM AVIS E CONVIDAM AMADORES

A Albufeira do Maranhão, em Avis, no Alto Alentejo, tem sido um retiro privilegiado para a realização de estágios de remo de equipas internacionais de alta competição.

MOVIMENTO DE CONTENTORES EM SINES CRESCE 56%

Os números são avançados pelo transportesenegocios.pt e que apontam para um crescimento de 56% do movimento de contentores no Porto de Sines, nos dois primeiros meses do ano, quando comparado com o período homólogo de 2016, atingindo um total de 310 359 TEU.

Páginas