Está aqui

Internacional

MONSARAZ RECEBE FORMULA WINDSURFING SERIES 2017

O Centro Náutico de Monsaraz, nas águas do Alqueva, recebe entre 25 e 28 de fevereiro, entre as 12h e as 18h, a primeira prova do campeonato nacional Formula Windsurfing Series 2017.

Trata-se da CARMIM Monsaraz/Lago Alqueva 2017, a primeira prova do campeonato nacional Formula Windsurfing Series 2017. Nesta competição, que integra também o Ranking Ibérico de Águas Interiores, vão participar 32 velejadores da Península Ibérica, entre os quais os atuais campeões de Portugal e de Espanha, nomeadamente Miguel Martinho e Fernando Martínez.

DIÁLOGO ENTRE ESPANHA E PORTUGAL DEVE RESULTAR NO ENCERRAMENTO DE ALMARAZ

A Comissão Europeia anunciou ontem de que tinha acordado com os governos de Portugal e Espanha uma "resolução amigável" para o litígio em torno da Central Nuclear espanhola de Almaraz, junto à fronteira portuguesa.

Para Carlos Zorrinho, eurodeputado e responsável pelos relatórios das agendas da União Digital e União da Energia, "as questões relacionadas com o nuclear necessitam de supervisão supranacional" este acordo agora anunciado "será bom se conduzir, como acredito, à não construção do armazém, que deve ser uma linha vermelha para Portugal."

MOURA CRIA SERVIÇOS DE APOIO AO EMIGRANTE

A ideia é criar uma estrutura simples dentro dos serviços do município, dedicados a apoiar os emigrantes do concelho de Moura (Baixo Alentejo), seja nas áreas da informação ou na resolução de questões que se prendam com os serviços camarários. A medida surge, segundo o município, na sequência de uma deslocação à Suiça de uma comitiva municipal que se inteirou durante 3 dias da realidade dos emigrantes mourenses em Lausanne e pretende facilitar a vida de quem vive tão longe de casa.

Imagem de capa Sam Robinson/Photodisc/Getty Images)

REGUENGOS E BÉNI MELLAL (MARROCOS) COM ACORDO BILATERAL

O Município de Reguengos de Monsaraz (Évora) e a região de Béni Mellal – Khénifra, em Marrocos, vão assinar um acordo de cooperação nas áreas do turismo, agricultura, conservação do património, recursos hídricos, ação social, proteção ambiental e formação profissional. A parceria definirá um programa anual para execução, vai envolver sector privado e sector público das duas regiões e terá uma duração de 5 anos.

EXPERIÊNCIA AGRÍCOLA ALENTEJANA VAI AJUDAR ANGOLA

Marcos Nhunga, Ministro da Agricultura do governo angolano esteve esta semana numa vista ao Alqueva e inteirou-se da transformação que aquela superestrutura operou na região. O governante angolano veio a Portugal a convite de Capoulas Santos, seu homólogo, e num périplo pelo Alentejo, visitou a Adega Ribafreixo, o Vale da Rosa e a empresa Sovena, esta última líder mundial na produção de azeite e há várias décadas a operar em Angola.

CANTE ALENTEJANO TEM GRUPO EM PARIS

A distinção do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, em 2014, trouxe um relevância e popularidade crescente.

Evidência disso foi o surgimento na capital francesa, Paris, de um grupo de Cante Alentejano, com pessoas de várias nacionalidades, os "Cantadores de Paris" fruto de uma criação para uma peça de teatro.

HÁ UM ALENTEJANO A PROMOVER A COOPERAÇÃO COM BILL GATES

Esta semana, houve um alentejano que desempenhou um papel fulcral entre a União Europeia e a Fundação Bill Gates no que concerne à cooperação entre o programa Horizonte 2020 e a Fundação Bill & Melinda Gates em projetos comuns, como o combate a doenças, mortalidade infantil, problemas durante a gravidez e no desenvolvimento de vacinas.

DE ESTREMOZ PARA A FRENTE DA GUERRA

O conhecido Regimento de Cavalaria 3, “Dragões de Olivença”, de Estremoz, vai começar em breve a preparar um esquadrão de reconhecimento que irá integrar uma força militar multinacional da NATO com a designação de “NATO Response Force” (NRF 18).

O RC3 é a unidade mais antiga em atividade do Exército Português, e tem Estremoz como base há 141 anos.

MARIONETAS DE TODO O MUNDO NA VILA MEDIEVAL DE MONSARAZ

Trata-se de uma exposição de Maurício Rebocho, o marionetista e coleccionador e que apresenta ao público mais de uma centena de marionetas vindas um pouco de todo o mundo, algumas tão raras que levaram ao artista mais de duas décadas a adquirir. Falamos de marionetas de Myanmar e as marionetas de sombras de Java, na Indonésia.

VIANA DO ALENTEJO INTEGRA A EUROPEAN NETWORK OF PLACES OF PEACE

Município de Viana do Alentejo tornou-se este mês  membro efetivo da European Network of Places of Peace (Rede Europeia de Sítios de Paz).

E a tradição como sítio de paz vem de longe e de momentos históricos como foram o Tratado de Alcáçovas, que pôs termo à Guerra da Sucessão de Castela, em 1479.

Páginas