Está aqui

Tecnologia

RELATÓRIO ZORRINHO APROVADO. EUROPEUS COM INTERNET GRATUITA

Foi aprovado hoje o relatório Zorrinho “WiFi4EU”, que garante internet gratuita e livre de restrições para todos os europeus

Carlos Zorrinho, o eurodeputado eborense viu hoje aprovado o seu relatório ”WiFi4EU”, em sede de Comissão de Indústria, Investigação e Energia (ITRE), relativo ao plano europeu de distribuição gratuita de rede de Internet em espaços públicos, sejam parques, praças ou edifícios públicos por toda a União Europeia.

ANTÓNIO COSTA INAUGURA PÓLO DE ALTA TECNOLOGIA AERONÁUTICA EM PONTE DE SOR

O primeiro-ministro António Costa inaugura no próximo dia 28 de abril, às 11h00, o Pólo Industrial Tekever, dedicado a alta tecnologia aeronáutica e aerospacial, em Ponte de Sor, no Alto Alentejo. Neste espaço nasce o centro de desenvolvimento, produção e testes de drones (aviões não-tripulados) de grandes dimensões da Tekever, praticamente dedicados ao mercado internacional.

SANTIAGO DO CACÉM LANÇA 14 LOCAIS PÚBLICOS COM WI-FI GRATUITA

Diz estar apostada na democratização do acesso à comunicação e à informação e para o efeito lança hoje, 19 de abril, a rede "Município de Santiago Free Wi-Fi", que abrange catorze locais públicos entre equipamentos municipais e locais abertos.

PORTEL VAI SUBSTITUIR ILUMINAÇÃO PÚBLICA POR LED

Após a assinatura do protocolo com a EDP Distribuição, o município de Portel, no Alentejo Central vai dar início da substituição da iluminação pública tradicional pela tecnologia LED, uma tecnologia com um grau de maturidade com mais de uma década e grandes vantagens ambientais, energéticas e económicas.

Esta progressiva substituição da iluminação pública resulta da revisão do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica com a Associação Nacional de Municípios.

ELECTRICIDADE CHEGA AO "ALENTEJO PROFUNDO"

Trata-se de uma realidade que uma maioria de nós julgava já ultrapassada, há partes do Alentejo onde a electricidade ainda não chega. Contudo esta realidade parece ter os dias contados.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE REDES SOCIAIS EM ÉVORA

O CIReS, o 1º Congresso Internacional de Redes Sociais vai acontecer a 1 e 2 de junho, em Évora.

O objetivo dos organizadores - o Pólo da Universidade de Évora da CICS.NOVA - é juntar no mesmo espaço investigadores, técnicos e especialistas que desenvolvam a sua atividade no quadro das redes sociais, quer no seu estudo, quer no desenho e concretização de projetos de intervenção social e organizacional.

Reunir-se-ão profissionais de vários cantos do mundo de modo a que a troca de experiências seja ainda mais variada.

TELEFARMÁCIA – O HOSPITAL MAIS PRÓXIMO DAS PESSOAS

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE, queria aproximar-se mais das pessoas e fez surgir um novo serviço: a telefarmácia.

No dia 12 de abril foi apresentado este projeto inovador em Portugal na área da telemedicina; descentralizando as unidades de cuidados de saúde primários, este serviço permitirá a dispensa direta aos pacientes de medicamentos da farmácia hospitalar e sincronizará também o transporte e a entrega dos mesmos no Centro de Saúde.

BEJA RECEBE INVESTIMENTO AERONÁUTICO DE 35 MILHÕES

O Conselho de Ministros aprovou ontem a desafetação de terrenos junto ao aeroporto de Beja e reconheceu o interesse público da instalação da Aeroneo em Beja, numa operação que vai significar um investimento de 35 milhões de euros e criar ainda este ano 40 postos de trabalho.

Em comunicado o Conselho de Ministros fez saber que "Foi aprovada uma resolução do Conselho de Ministros que procede à desafectação do domínio público militar de terrenos da Base Aérea de Beja, assim como ao reconhecimento de interesse público de uma operação industrial para ali prevista".

PORTO DE SINES COM TECNOLOGIA DE PONTA NA GESTÃO DE CONTENTORES

Está concluída a instalação de softwares de controlo avançados no Porto de Sines que permitem “maximizar o desempenho e optimizar os ciclos dos sistemas de movimentação de carga desta infra-estrutura”, segundo comunicado da Siemens, responsável por este sistema.

ÉVORA RECEBE CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EM ARTE E ARQUEOLOGIA

Évora recebe entre 24 e 28 de outubro próximo o 9º Congresso Internacional de Aplicação da Espectroscopia Raman em Arte e Arqueologia.

Páginas