Está aqui

Tecnologia

AERONÁUTICA ALENTEJANA CONTINUA A CRESCER

O Parque de Indústria Aeronáutica de Évora – criado em 2009 - vai receber mais uma fábrica de componentes aeronáuticos, a Compendionauta.

A empresa luso-brasileira - especialista na maquinação de componentes de titânio, para a aeronáutica, com tratamento superficial simples - vai investir perto de 10 milhões de euros, projetando, até 2020, e criará 50 postos de trabalho.

Imagem de img.interempresas.net

ODEMIRA TENTA TRAVAR EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA COSTA ALENTEJANA

A Câmara Municipal de Odemira vai avançar com uma Providência Cautelar para travar a exploração de hidrocarbonetos na Costa Sudoeste. Em comunicado os autarcas odemirenses exigem o cumprimento da Lei e Diretivas Comunitárias em vigor, face à resposta do Governo de Portugal sobre o furo pretendido e licenciado ao Consórcio ENI/ GALP, designadamente pela obrigação de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e demais obrigações de salvaguarda dos direitos de informação e de participação pública.

SUPER-FÁBRICA DA TESLA PODE VIR PARA O ALENTEJO

Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo movimento "Bring Tesla Gigafactory to Portugal", que procura convencer o gigante americano TESLA e escolher Portugal para a instalação da sua super-fábrica na Europa e que é alvo de notícia hoje no Negócios.

NASA NO ALENTEJO PARA FALAR DA EXPLORAÇÃO A JÚPITER

Pode parecer estranha a relevância do tema da exploração espacial no Alentejo. Não que não sejamos exploradores ou que o espaço nos desinteresse. Pelo contrário. Do Alentejo, particularmente de uma região quase exclusiva no mundo, pode observar-se o espaço como em quase nenhum outro lugar. Falamos de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central e da área classificada como Dark Sky Alqueva, o primeiro turismo das estrelas em todo o mundo.

REAL THAW DA NATO ANIMA BEJA

A 9.ª edição do exercício da Força Aérea  “Real Thaw”, um exercício da NATO e que mobiliza forças militares da Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Holanda, foi feita a partir da Base Aérea de Beja. O treino, que começou a 5 de março e termina hoje, envolveu cerca de 3 500 militares e fez descolar de Beja diariamente 33 aviões militares.

ZORRINHO DEFENDE VOTO ELETRÓNICO PARA COMBATER ABSTENÇÃO

Num debate sobre o relatório de iniciativa relativo à democracia eletrónica ontem em Estrasburgo, o eurodeputado Carlos Zorrinho defendeu que o voto eletrónico presencial pode ajudar a robustecer a democracia representativa.

Perante os perigos da abstenção nas democracias representativas e com a acelerada adoção das novas tecnologias de informação e comunicação, o eurodeputado socialista considera que é preciso "facilitar a participação dos cidadãos na vida cívica e política” e que "a tecnologia deve ser usada para os fortalecer”.

ELVAS VAI TER NOVA ETAR COM TRATAMENTO FEITO POR PLANTAS

O município de Elvas abriu o concurso para a empreitada de construção da ETAR em Vila Fernando, com um preço base de 597.200,00 € e prazo de execução de 180 dias.
 
Com esta nova ETAR ficam resolvidos os problemas da emissão de esgotos para as linhas de água, que atualmente são lançados a céu aberto, segundo avança a autarquia.
 

ECONOMIA CIRCULAR: UMA TRANSIÇÃO QUE ESTAMOS OBRIGADOS A FAZER

O crescimento económico do mundo está sustentado numa base insustentável já que consome recursos naturais que são limitados. Extraímos, processamos, consumimos e deitamos fora mais do que o planeta é capaz de produzir e isso terá mais tarde ou mais cedo um fim.

PRIMEIRO DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE EM PORTUGAL É NO ALENTEJO

Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central, vai ser o primeiro destino turístico inteligente em Portugal, através da implementação de um sistema de sinalização e informação turística inteligente no concelho, baseado numa nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados “beacons”. Estes dispositivos serão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal e vão fornecer informação atualizada aos turistas através de BLE – Bluetooth Low-Energy para smartphones.

Páginas