Está aqui

Tecnologia

EMPRESA DE BIOTECNOLOGIA INSTALA-SE NO ALENTEJO

A empresa sueca Bohus Biotech vai instalar-se no Alentejo, em Sousel, distrito de Portalegre e para tal vai investir cerca de 5,6 milhões de euros numa unidade de produção de dispositivos médicos.

Esta instalação está prevista desde 2014, altura em que foi realizado um protocolo com a autarquia local, mas só se concretiza, estando previsto a entrada em funcionamento para o primeiro semestre do próximo ano.

Para já, estão garantidos 12 postos de trabalho, sendo que, em próximas fases de desenvolvimento, este número pode vir a aumentar.

DELTA LANÇA NOVAS MÁQUINAS COM LEITE INTEGRADO

A marca alentejana Delta voltou a inovar e a surpreendeu o mercado com os lançamentos da “Milk Qool Evolution” e a “Delta Q Qlip” que agora chegam a Angola, onde têm sido um sucesso absoluto sendo a marca A Delta Q, a marca de café em cápsulas líder em Angola.

A primeira, a "Milk Qool Evolution”, é a primeira máquina Delta com um sistema de leite integrado e que permitirá a extração de bebidas que misturam o café e o leite, como por exemplo o galão ou o cappuccino.

REGRAS DA PROTEÇÃO DE DADOS MAIS EXIGENTES SÃO OBJETO DE FORMAÇÃO EM PORTALEGRE

A 4 de maio de 2016 a União Europeia fez publicar um novo "Regulamento de Proteção de Dados", prevendo um período de adaptação de dois anos, que terminam no primeiro semestre do próximo ano. Que impacto traz esta nova legislação às empresas e instituições? Ou que sanções serão agravadas para os incumpridores?

São algumas das questões que terão resposta numa ação de formação especializada organizada pelo Núcleo Empresarial de Portalegre (NERPOR) e o IAPMEI, no próximo dia 27 de setembro, em Portalegre.

AERONEO VAI MESMO PARA BEJA. PROCESSO FOI DESBLOQUEADO

A Câmara Municipal de Beja avança em comunicado que se congratula com a publicação do despacho que "desbloqueia o processo de instalação das infraestruturas aeronáuticas da empresa Aeroneo em Beja", em Diário da República.

O município de Beja tem denunciado aquilo a que chama de sucessivos atrasos "no processo de instalação da unidade industrial da AeroNeo no Aeroporto de Beja", responsabilizando o Governo" e de estruturas dele dependentes" pela" falta de resolução" neste processo.

F-16 PORTUGUÊS FORÇADO A LARGAR TANQUES DE COMBUSTÍVEL EM ÉVORA

Segundo uma notícia que está a ser avançada pela Rádio DianaFM, um avião Lockheed Martin F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) foi forçado a largar, esta terça-feira, os seus tanques de combustível na zona do Senhor dos Aflitos em Évora.

VIDIGUEIRA SUBSTITUI ILUMINAÇÃO PÚBLICA POR TECNOLOGIA LED

A Câmara de Vidigueira, no Baixo Alentejo, está a remodelar parte da sua iluminação pública.

No total serão cerca de 500 luminárias convencionais que serão substituídas por tecnologia LED, mais económica para o município. 

Para reduzir os custos de energia nas contas públicas, desde 2008 sensivelmente a esta parte, que as autoridades locais começaram a desligar total ou parcialmente a iluminação pública determinadas estradas e locais públicos, o que tem levantado questões em matéria de segurança pública e rodoviária.

VIANA DO ALENTEJO INAUGUROU NOVA BIBLIOTECA COM O HUMORISTA ALENTEJANO JORGE SERAFIM

O Município de Viana do Alentejo inaugurou no passado dia 15 de setembro, em Viana do Alentejo, a nova Biblioteca Municipal, no antigo edifício da antiga Escola de S. João.

Na cerimónia de inauguração estiveram o presidente do Município, Bengalinha Pinto, o Diretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, e a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre populares.

DELTA: NOVA FÁBRICA CAPAZ DE FABRICAR 10 MILHÕES DE CONJUNTOS DE CÁPSULAS POR SEMANA

Recentemente inaugurada na Marinha Grande, a unidade da GNL, empresa de produção de peças plásticas técnicas do grupo Gestmin, de Manuel Champalimaud, é capaz de fabricar 10 milhões de conjuntos de cápsulas Delta Q por semana, num investimento de cerca de 2,5 milhões de euros.

AVÓS DE FERREIRA DO ALENTEJO ESTUDAM NOVAS TECNOLOGIAS

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo volta a promover este ano o projeto “Avós na Net”, um programa dirigido a pessoas com mais de 55 anos e que queiram aprender a utilizar as novas tecnologias. O programa, que combate a infoexclusão e promove a confraternização entre os mais idosos, permite aos mais velhos ambientarem-se na navegação na internet, utilizando os motores de busca, explica como se fazem pesquisas eficazes e ajuda a gerir as redes sociais.

Os interessados devem inscrever-se no Arquivo Municipal de Ferreira do Alentejo. 

 

OURIKA! O NOVO PARADIGMA DA ENERGIA SOLAR ESTÁ NO ALENTEJO

Vai ser a primeira grande central solar da Europa a produzir energia sem tarifas garantidas ou outros subsídios estatais e está no Alentejo.

Ourique – por ser a melhor localização da Europa para instalação de uma central solar fotovoltaica em regime de mercado, por ter a máxima irradiação solar na Europa continental e pela proximidade à RNT - Rede Nacional de Transporte de Eletricidade – foi o local escolhido para a localização da Ourika.

Páginas