Está aqui

Lazer

ELVAS: “A HERANÇA NAZI” NO FORTE DA GRAÇA

“A Herança Nazi” é este o nome do segundo livro de Pedro Inocêncio e que será apresentado, amanhã, domingo, 24 de setembro, pelas 15.00 horas, no Forte da Graça, em Elvas.

“A Herança Nazi” é um romance histórico peculiar e promete ser um thriller perturbador e desconcertante, romântico e ousado, misturando ficção e realidade.

MUSEU DA PAISAGEM VAI SER REALIDADE NO ALENTEJO

Vai nascer em breve o Museu da Paisagem, direcionado para a salvaguarda da paisagem e do património imaterial do Alentejo.

O acordo já foi assinado por Bengalinha Pinto - Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e Ceia da Silva - Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo,.

A cerimónia decorreu no recém-requalificado Paço dos Henriques, em Alcáçovas.

MAIS UM VINHO ALENTEJANO EM DESTAQUE MUNDIAL

Depois do “Conde D’Ervideira branco 2016” ter sido considerado um dos melhores brancos do mundo, agora foi o “Monte da Ravasqueira Syrah Viognier 2013” que conquistou uma medalha de ouro no Syrah Masters 2017, numa edição que decorreu em Bumpkin, na Inglaterra.

O certame é promovido pela prestigiada publicação europeia “The Drink Business” e junta em competição dezenas de vinhos desta casta ancestral e que chegaram dos mais variados cantos do mundo.

FRANCESES INVESTEM NA MESSEJANA

Não tem praia, mas isso também nunca foi um requisito para que a empresa francesa Moustikit – produtora de redes mosquiteiras – avançasse com um investimento que garantirá cerca de 40 postos de trabalho nesta localidade do concelho de Aljustrel, com cerca de 900 habitantes.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas existe uma sinergia entre responsáveis da empresa francesa, autarquia e entidades públicas de modo a que esta fábrica seja em breve uma realidade e possa ter o impacto desejado na economia local.

 

A Praia da Messejana

HÁ UMA PROCISSÃO ALENTEJANA QUE CHEGA A TER 4 QUILÓMETROS DE EXTENSÃO

Embora a organização não tenha números objetivos acerca do número de fiéis que participaram na quarta-feira na Procissão dos Pendões, em Elvas, garante que em extensão da procissão contabilizou 4 quilómetros. 

A Procissão dos Pendões é considerada o ponto alto das tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus que decorrem até dia 1 de outubro, na cidade de Elvas e, por isso é considerada como uma das maiores manifestações religiosas do país.

REGUENGOS DE MONSARAZ CELEBRA PATRIMÓNIO E NATUREZA COM CAMINHADA, PADINHAS E CHÁ

Reguengos de Monsaraz vai participar a 23 de setembro nas Jornadas Europeias do Património com a caminhada “Escritas no Horizonte”, acompanhada pelo "Mestre Tavares" especialista em reconhecimento de plantas aromáticas e medicinais.

 O ponto de encontro para a caminhada é no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz, às 9h, e a chegada será na praia fluvial de Monsaraz, cerca das 12h, onde haverá um piquenique partilhado. A autarquia vai oferecer padinhas com ervas doces para o repasto e o Mestre Tavares fará chá com as ervas apanhadas pelos participantes durante a caminhada.

O POLVO É REI NA ZAMBUJEIRA DO MAR E TEM UM FESTIVAL DEDICADO

Arroz de polvo, escabeche de polvo, polvo à lagareiro, feijoada de polvo, salada de polvo, enfim, a gastronomia do polvo dá-se a conhecer num festival gastronómico que conta já com 4 edições e prepara-se para repetir o sucesso dos anos transatos. Falamos do Festival do Polvo, que entre 22 e 24 de setembro, anima os restaurantes locais na Zambujeira do Mar, em Odemira, na Costa Alentejana.

COMÉRCIO TRADICIONAL ABERTO ATÉ À MEIA-NOITE EM PORTALEGRE

O objectivo é revitalizar o comércio tradicional no centro de Portalegre e mobiliza a Associação de Comerciantes da Rua Direita e os seus associados, numa iniciativa a que deram o nome de "O Alentejo na nossa rua" e que decorre na próxima sexta-feira e sábado.

O evento vai ter animação de rua, insufláveis, ruas decoradas, música e boleima distribuída gratuitamente aos visitantes, durate os dois dias em que decorre e que vai manter abertas até à meia-noite mais de setenta lojas.

Imagem de capa de Mónica Carvalho.

FESTIVAL DE SINES VENCE PRÉMIO EUROPEU

O Festival Músicas do Mundo de Sines venceu ontem à noite o prémio da Plataforma Europeia de Festivais (EFFE), o maior reconhecimento internacional até hoje alcançado,nas suas 19 edições.

HÁ UMA FEIRA NO ALENTEJO QUE FAZ ESTE MÊS 266 ANOS

A célebre centenária Feira d'Aires, em Viana do Alentejo, no Alentejo Central, celebra este ano 266 anos e tem preparados 4 dias dedicados ao que de mais genuíno se produz naquela região, sejam os queijos, a doçaria e a olaria, como também o artesanato e a música.

Páginas