Está aqui

Lazer

NOVAS ESCAVAÇÕES EM TRÓIA "SOB O SIGNO DA FORTUNA"

O complexo arqueológico de Tróia, em Grândola, onde está o maior complexo industrial de salga de peixe do Império Romano conhecido, prepara-se para novas escavações que pretendem esclarecer a evolução daquele complexo industrial.

Imagem de marca de um dos mais apreciados produtos do Império, o "garum", um género de paté de peixe, Tróia tem até ao momento bem identificadas 27 oficinas de salga, apesar de só poderem ser visitadas 2.

VAI HAVER ESPETÁCULO "LÁ FORA" OUTRA VEZ

“Lá Fora” está de volta. O espetáculo que envolve música, danças, artes preformativas e teatro já tem datas e vai realizar-se como habitual, nos espaços exteriores do Páteo de São Miguel e Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, de 15 a 17 de junho.

A programação da quarta edição deste festival, a cargo do conceituado Rui Horta, integra seis concertos que vão animar Évora, além de um espetáculo de dança, um outro de performance artística e um dedicado à família. Existirá ainda espaço para a conversa.

TRAMPOLINS: JOVENS ALENTEJANOS EM DESTAQUE NA SUÉCIA

Jovens alentejanos estiveram em destaque na Frivolten Cup 2017, um torneio internacional de trampolins que decorreu na Suécia nos dias 25, 26 e 27 de maio.

Com atletas de vários países de vários continentes, os pupilos do treinador José Rondão, ginastas da Sociedade Artística Reguenguense, de Reguengos de Monsaraz, João Félix, Margarida Carreiro e Matilde Margalha estiveram em destaque.

João Félix venceu a competição em DMT e TRI; Margarida Carreiro obteve um 3º lugar em DMT e 9º em TRI, e Matilde Margalha foi 10ª em DMT e 13ª em TRI.

 

TINTO ALENTEJANO SOMA E SEGUE

O vinho alentejano soma e segue. São às centenas as distinções e medalhas que vão recheando as marcas de vinho alentejanas.

Desta vez foi nos “Decanter World Wine Awards” - uma das maiores e mais importantes competições mundiais de vinho - onde mais de 200 especialistas decidiram atribuir ao “BLOG by Tiago Cabaço bivarietal ’13” a distinção de “Best in Show – Best Red Blend” (melhor no concurso na categoria de vinhos tintos de lote/blend), algo que acontece pela primeira vez a um vinho alentejano vinho alentejano neste concurso.

BEJA NO ROTEIRO DO AMOR

A cidade de Beja está apaixonada!

A capital sul alentejana vai passar a integrar a “Europe in love” – a Rede Europeia das Cidades com Histórias de Amor, em grande parte devido aos amores de Mariana Alcoforado e do marquês de Chamilly.

Com Beja nesta rede europeia estão cidades de mais dez países como, por exemplo, Verona, em Itália, casa dos famosos “Romeu e Julieta”.

A iniciativa pertence à Fundação Bodas de Isabel, de Teruel, Espanha.

 

Imagem de wallpaper-boom.com

NO CRATO O MUNDO VAI CHAMAR-NOS LOUCOS

Após as confirmações de David Fonseca e Bezegol na semana passada, surgem mais 3 nomes para a edição 2018 do Festival do Crato.

Agora são os nomes de Matias Damásio, Mundo Segundo & Sam The Kid os nomes que vão dar as boas-vindas aos campistas no festival que decorrerá de 23 a 26 de agosto.

 

Imagem de guiadacidade.pt

MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO ANIMA O LITORAL ALENTEJANO

Vão ser 15 os espetáculos da 18ª MITSA - Mostra Internacional de Teatro de Santo André.

Esta edição 2017 começa hoje, sábado 27 de maio e vai estender-se até 28 de junho.

Serão 15 espetáculos, 36 sessões, em 14 localidades do litoral alentejano, em Setúbal e em Lisboa.

A VIDA ERRANTE DE AL BERTO CHEGA A PORTALEGRE

O documentário de Pedro Caldas “Al Berto, a vida errante” chega esta semana a Portalegre.

Depois da exibição em Évora, será Portalegre a receber o documentário sobre o poeta alentejano no ano do 20.º aniversário da sua morte, a 31 de maio, no CAEP - Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, pelas 21:30h.

A produção surge pela mão da Chiaroscuro e conta com o apoio do Cinema- Fora - dos  Leões/Universidade de Évora, e do CAE Portalegre/Câmara Municipal de Portalegre e com o financiamento do ICA, além do patrocínio das Câmaras Municipais de Lisboa e Sines.

MORA ORGANIZA PIQUENIQUE PARA MAIS DE 4 MIL PESSOAS

São mais de 4.000 as pessoas esperadas este domingo, 28 de Maio, na Mata Nacional de Cabeção, em Mora, no Alentejo Central, para participar no 22º Piquenicão Nacional, um evento que é promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) e que tem o apoio do município local.

PARAQUEDISTAS COM SALTOS A 3500 E 4000 PÉS EM ELVAS

A Taça de Portugal e o XI Torneio de Paraquedismo de Elvas decorrem em Elvas nos próximos dias 10 e 11 de junho. O evento “Cidade de Elvas - Património da Humanidade” acontece no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas e está inserido no calendário de provas da Federação Portuguesa de Paraquedismo (FPPq).

Esta é a quinta prova do ano a contar para a Taça de Portugal destinada a equipas e atletas individuais nacionais. Paralelamente decorre o XI Torneio de Paraquedismo de Elvas igualmente direcionado para equipas e atletas individuais.

Páginas