Está aqui

Lazer

COMEÇA A FESTA DO CANTE ALENTEJANO

Começa hoje, 22, na vila medieval de Monsaraz, a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago.

A decorrer também nos próximos dias 28 e 29 de julho, a festa pretende homenagear o Cante Alentejano Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Parte desta festa são os espetáculos “O Cante e a Atualidade”, “Alentejo Coral Jovem” e a “Gala do Cante”.

MADONNA INSPIRA-SE NO ALENTEJO

Já é conhecido o fascínio da famosa cantora norte-americana por Portugal e Madonna está novamente em terras lusas.

Depois da inevitável Lisboa, Madonna foi encontrar inspiração e calma no Alentejo, mais concretamente na Comporta, como revelou nas redes sociais.

BEJA PALCO DO CHAMPIONS LEAGUE 2017 DE HORSEBALL

O Município de Beja recebeu um convite da Federação Internacional de HorseBall (FIHB) para a organização da FIHB WHR Champions League em 2017, entre 28 e 30 de setembro.

A prova vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições e conta com a participação de cerca de 140 jogadores, de diferentes países.

Nascido na França na década de 70, o Horseball é uma modalidade equestre reconhecida pela FEI que mistura rugby, basquete e equitação num só desporto.

DELTA QANELA, A NOVA CRIAÇÃO DA DELTA

A Delta Cafés, do Grupo Nabeiro, de Campo Maior, no Alto Alentejo, considera-a "a união perfeita entre o café e a canela, num expresso surpreendente combinado com notas de avelã e nozes torradas". Falamos do Delta Q Qanela, o mais recente café Q da Delta, que juntou ao seu café uma das especiarias mais antigas do mundo, a canela.

Com o lançamento do novo "blend", a marca portuguesa de café em cápsulas continua a alargar a sua gama de especialidades, que pode ser encontrado em hipers e supers, a 3.99€ embalagem de 10 cápsulas.

CATARINA MARCELINO INAUGURA FEIRA DO CHOCALHO EM VIANA DO ALENTEJO

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, inaugura, no próximo dia 21 de julho, a Feira do Chocalho, em Alcáçovas, Viana do Alentejo.

Na cerimónia de inauguração, marcada para as 19h30, vão estar ainda o presidente do Município de Viana de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, e a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote.

ÉVORA: CUBAS DO SUL E O DUALISMO DA MALAGUEIRA EM DUAS EXPOSIÇÕES

Lugares Sagrados: as Cubas do Sul de Portugal e O Dualismo da Malagueira, são duas exposições de fotografia que se inauguram amanha, 20 de julho em Évora. A primeira, de Luís Ferro, vai estar patente na Igreja do Salvador até 29 de setembro e revisita as pequenas construções de cúpula hemisférica ou cónica que pontuam a paisagem do sul de Portugal.

MÚSICAS DO MUNDO ABRE ESTA SEXTA-FEIRA EM SINES

O festival mais internacional do país e que foi distinguido este ano nos Iberian Festival Awards 2017, arranca na próxima sexta-feira, 21 de julho, em Sines e conta este ano com artistas de 36 países, dos 5 continentes, num total de 56 concertos musicais.

PORTEL VAI AVANÇAR COM DUAS NOVAS PRAIAS FLUVIAIS NO ALQUEVA

Concluídas que estão as duas novas ETAR em Portel, no Alentejo Central, o município prepara-se agora para construir duas novas praias fluviais em Alqueva e Amieira, que se vão juntar às duas praias já inauguradas em Reguengos de Monsaraz e Mourão.

Segundo a autarquia, as praias estão em fase de projeto e prevê-se que as obras arranquem ainda este ano mas para utilização no verão de 2018.

Imagem de capa do portalalentejano.com

.

Chino & the Big Bet,  Budda Power Blues & Maria João – The Blues Experience, Fast Eddie Nelson, Shirley King Blues Band preenchem os dois dias de um novo festival em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central, dedicado aos Blues. Falamos do Reguengos Wine & Blues Fest, um evento que estreia nos próximos dias 11 e 12 de agosto, na capital portuguesa do vinho.

OURIQUE CELEBRA 878 ANOS DA VITÓRIA CONTRA OS ÁRABES

Passam este ano 878 anos da Batalha de Ourique, que opôs os exércitos de D. Afonso Henriques a um exército islâmico liderado por Esmar que, segundo a tradição, seria muito maior mas que ainda assim foi derrotado, resultando no chamado "Milagre de Ourique". Histórias à parte, a vitória de Afonso Henriques nesta batalha associa-se à própria aclamação deste como Rei pela nobreza guerreira, o que, como se sabe, fez de nós aquilo que somos hoje enquanto país.

Páginas