6 Maio 2024      10:03

Está aqui

10 anos de Cante Alentejano como Património da UNESCO celebrados na Ovibeja

No passado sábado (04), na Ovibeja, 1300 cantadores, pertencentes a 70 grupos diferentes, assinalaram e comemoraram os dez anos que passaram desde o reconhecimento do Cante Alentejano como Património Imaterial Cultural da UNESCO, destaca o Jornal de Notícias.

Segundo a mesma fonte, a distinção chegou a 27 de novembro de 2014, estando, por isso, previstas várias iniciativas de comemoração até novembro deste ano. 

Para esta comemoração, chegaram, da zona de Lisboa, 600 cantadores, de 30 grupos, aos quais se juntaram mais 700, de 40 grupos, oriundos da região alentejana, especialmente de Beja.

Depois de percorrerem a rua principal do certame a cantar, juntaram-se no Pavilhão Multiusos, local onde, ao som de Ana Moura, entoaram cinco modas que integram o cancioneiro tradicional. Um dos momentos mais marcantes, assinala o jornal, foi quando se cantou o tema “Alentejo, Alentejo”, que deixou ao rubro os cantadores e o público, constituído por milhares de pessoas.

Os grupos de Cante Alentejano passaram ainda pelos diversos pavilhões da Ovibeja, tendo sido ouvidas várias modas alentejanas um pouco por toda a parte. 

 

Fotografia de publico.pt