Baixo Alentejo

FALECEU MIGUEL URBANO RODRIGUES

O jornalista e escritor, de 92 anos, Miguel Urbano Rodrigues, faleceu ontem num hospital de Vila Nova de Gaia.

Nascido em Moura, em 1925, numa família de agricultores de tradição republicana, era filho de pai jornalista e escritor.

Miguel Urbano Rodrigues cursou a Faculdade de Letras de Lisboa e foi redator do Diário de Notícias e chefe de redação do Diário Ilustrado.

DEPUTADO ALENTEJANO CONTRA A BUSCA DE PETRÓLEO

Foi debatido esta semana, na Assembleia da República, o Projeto de Resolução sobre a suspensão dos contractos para prospeção de hidrocarbonetos no Algarve e na Costa Alentejana e o deputado socialista eleito por Beja, Pedro do Carmo, votou a favor da suspensão da prospeção, indo contra o próprio partido que representa, que se absteve.

BEJA NO ROTEIRO DO AMOR

A cidade de Beja está apaixonada!

A capital sul alentejana vai passar a integrar a “Europe in love” – a Rede Europeia das Cidades com Histórias de Amor, em grande parte devido aos amores de Mariana Alcoforado e do marquês de Chamilly.

Com Beja nesta rede europeia estão cidades de mais dez países como, por exemplo, Verona, em Itália, casa dos famosos “Romeu e Julieta”.

A iniciativa pertence à Fundação Bodas de Isabel, de Teruel, Espanha.

 

Imagem de wallpaper-boom.com

MORA ORGANIZA PIQUENIQUE PARA MAIS DE 4 MIL PESSOAS

São mais de 4.000 as pessoas esperadas este domingo, 28 de Maio, na Mata Nacional de Cabeção, em Mora, no Alentejo Central, para participar no 22º Piquenicão Nacional, um evento que é promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) e que tem o apoio do município local.

NOVO LINCE LIBERTADO EM MÉRTOLA

A Herdade das Romeiras, em Mértola, recebeu um novo lince-ibérico, vindo de Espanha para repovoar o Alentejo. Trata-se de uma fêmea que foi libertada no início desta semana e chama-se Nara.

Segundo o  Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), o núcleo populacional de linces nesta região já está consolidado, contando com oito fêmeas reprodutoras e nascimentos no meio pelo segundo ano, num total de 34 linces no Parque Natural do Vale do Guadiana.

KÁTIA GUERREIRO NO ALMARTE, EM ALMODÔVAR

Kátia Guerreiro é cabeça de cartaz no próximo domingo, 28 de maio, no Festival Internacional de Artes de Rua - Almarte, em Almodôvar, no Baixo Alentejo. A fadista vai acompanhada pelos músicos Pedro Castro e Luís Guerreiro, na guitarra portuguesa, João Veiga, na viola, e Francisco Gaspar, na viola baixo, para apresentarem o seu mais recente álbum, "Até ao Fim" e irão cruzar-se com os alentejanos Monda, com quem partilham o palco nesse dia.

EMBRAER VAI LANÇAR CLUBE DE FORNECEDORES

O gigante brasileiro da aeronáutica, detentor de parte da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, SA e com duas fábricas em Évora, prepara-se para criar um Clube de Fornecedores de forma a apoiar PME's do ramo.

NASCEU NOVO CENTRO CRISTÓVÃO COLON EM CUBA

A autarquia de Cuba inaugurou este fim-de-semana um novo Posto de Turismo e o novo Centro Cristóvão Colon. Localizado bem no centro da vila, o antigo edifício do BPI passou desde sábado, dia 20, a albergar estes dois equipamentos municipais, numa intenção da autarquia em localizar estes serviços numa zona com maior afluência de pessoas, podendo assim servir melhor a oferta turística do concelho e os seus visitantes.

ARTES VOLTAM ÀS RUAS DE ALMODÔVAR

Almodôvar recebe no próximo fim-de-semana mais um Festival Internacional de Artes na Rua, o ALMARTE. A iniciativa promove as Artes de Rua como artes circenses, magia, teatro de rua, marionetas, stand-up commedy, homens estátua, danças e arruadas, bem como uma mostra de artesanato e gastronomia local.

Aquela vila do Baixo Alentejo vai experimentar três dias de animação, com entrada livre. O Festival arranca na próxima sexta-feira e dura até domingo, 29 de maio.

 

GUADIANA MAIS NAVEGÁVEL EM 2018

O rio Guadiana vai ser mais navegável a partir de 2018, ano em que será lançado o concurso para a realização de uma obra que vai permitir a navegabilidade do rio no troço entre o antigo porto mineiro do Pomarão, em Mértola, e a vila algarvia de Alcoutim.

Estas novidades foram o resultado de reunião realizada em Mértola, e que juntou que diversas entidades ligadas a este projeto, e de onde surgiu uma programação futura sobre ao processo de navegabilidade do rio.

Páginas