Baixo Alentejo

A FESTA E OS FOLGUEDOS DO POVO NO ALENTEJO, NO CASAMENTO DE COLOMBO

O “Anúncio dos banhos e do noivado entre a filha do Capitão Donatário de Porto Santo, Filipa Moniz e Cristóvão Colombo”, “a festa e os folguedos do povo” e “as Bodas e o Esposamento de Cristóvão Colombo” são algumas das recriações que a Feira Medieval de Vila Ruiva, na Cuba, no Baixo Alentejo, encena nos dias 24, 25 e 26 de março.

Os visitantes vão encontrar uma “Vila Ruiva Medieval”, cheia de animação e convívio cujo objetivo é dar a conhecer ao público, residente e visitante, a vivência quotidiana na Idade Média.

CAPITAL DO PORCO ALENTEJANO COM A MAIOR MOSTRA DO MUNDO RURAL

A Vila de Ourique, no Baixo Alentejo, já entrou em contagem decrescente para a XI edição da Feira do Porco Alentejano, uma iniciativa da autarquia e da Associação de Criadores do Porco Alentejano. A iniciativa tem sido umas das âncoras do cluster do Porco Alentejano, que correu sério risco de extinção e levou os decisores locais a salvaguardar a sua cultura.

Não é por acaso que Ourique é a "capital" do porco alentejano. Desde então a a fileira desenvolveu-se e recuperou a importância daquela indústria para a economia regional.

SABORES DO GUADIANA EM FESTIVAL DO PEIXE DO RIO

A bela aldeia ribeirinha do Pomarão, Mértola, no Baixo Alentejo, celebra a riqueza e os sabores do rio com o seu XV Festival do Peixe do Rio, entre 1 e 2 de abril. O festival é composto por tasquinhas de artificies com séculos de conhecimento nos pratos de lampreia, muge, enguias e outras iguarias que a natureza oferece e o génio criativo do homem transformou.
 

MÉRTOLA CHEIA DA BOA CULTURA ISLÂMICA EM MAIO

Mértola volta a vestir-se da cor, cheiros e sabores que povoavam há séculos o seu quotidiano. A magia do 9.º Festival Islâmico regressa às ruas do Centro Histórico entre 18 e 21 de maio, onde a herança islâmica da Vila-Museu mistura-se com mercadores e artesãos vindos da bacia do Mediterrâneo, numa celebração cultural única.

A 9.ª Edição do Festival Islâmico volta a apostar no mercado de rua – souk, na música, nas exposições, nas conferências, no teatro e na gastronomia.

Imagem de capa da aputadacarraca.blogspot.pt

BEJA: NILZA DE SENA DEFENDE REPOSIÇÃO DOS ACESSOS LOCAIS NO IP2

A deputada eleita por Beja, Nilza de Sena (PSD) já apresentou na Assembleia da República um Projecto de Resolução para reposição dos Nós de Entradas, no concelho de Castro Verde, no Baixo Alentejo. O problema decorre do encerramento de vários acessos do IP2 e que estão a limitar o acesso a caminhos agrícolas e a afetar a atividade económica local.

REAL THAW DA NATO ANIMA BEJA

A 9.ª edição do exercício da Força Aérea  “Real Thaw”, um exercício da NATO e que mobiliza forças militares da Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Holanda, foi feita a partir da Base Aérea de Beja. O treino, que começou a 5 de março e termina hoje, envolveu cerca de 3 500 militares e fez descolar de Beja diariamente 33 aviões militares.

MONDA COM MODAS D'AZEITE EM FERREIRA DO ALENTEJO

Integrado na programação do evento Modas d' Azeite, promovido pela Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, os Monda apresentam no próximo sábado, a partir das 21h30, na Praça Comendador Infante Passanha, junto aos Paços do Concelho, o seu espectáculo integrado na sua tour para 2017.
 

FRANCISCO LOPES, RITA RATO E MIGUEL TIAGO NO BAIXO ALENTEJO

O Partido Comunista Português comemora este ano o seu 96º aniversário e os deputados Francisco Lopes, Miguel Tiago e Rita Rato juntam-se este fim de semana às celebrações no Baixo Alentejo. Miguel Tiago vai estar no próximo sábado , dia 18, em Vila Verde de Ficalho e Rita Rato, num almoço no domingo, em Pias, Serpa. Já Francisco Lopes participará num almoço-convívio na Cuba, também no domingo.

DESABAMENTO IMPEDE HÁ MAIS DE 3 MESES CIRCULAÇÃO ENTRE MÉRTOLA E HUELVA

Um desabamento de terras na estrada que liga Pomarão em Mértola a El Granado, em Huelva tornou desde o dia 5 de dezembro do ano passado intransitável a Ponte do Chança. As duas localidades, portuguesa e espanhola têm criticado fortemente a inércia das autoridades espanholas, já que o lado português limpou o desabamento poucos dias depois deste ter acontecido.

O caso já originou protestos no passado fim de semana por parte de populares e empresários portugueses e espanhóis que se queixam de grandes danos económicos e sociais causados pelo corte da estrada.

SECRETÁRIO DE ESTADO DA JUVENTUDE EM ROTEIRO PELO ALENTEJO

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, prepara-se para um roteiro de dois dias no Alentejo, que inclui um programa de visitas a uma dezena de associações juvenis de Beja, Évora e Portalegre. A iniciativa, feita em articulação com a FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis e a FRAJAL - Federação das Associações Juvenis do Alentejo, que decorre entre 16 e 17 de março, pretende, segundo a secretaria de estado "colocar em evidência a importância do Associativismo Juvenil de base local e regional".

Páginas