Baixo Alentejo

BEJA PALCO DO CHAMPIONS LEAGUE 2017 DE HORSEBALL

O Município de Beja recebeu um convite da Federação Internacional de HorseBall (FIHB) para a organização da FIHB WHR Champions League em 2017, entre 28 e 30 de setembro.

A prova vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições e conta com a participação de cerca de 140 jogadores, de diferentes países.

Nascido na França na década de 70, o Horseball é uma modalidade equestre reconhecida pela FEI que mistura rugby, basquete e equitação num só desporto.

PEDRO DO CARMO DEFENDE LIGAÇÃO DO ALQUEVA A OURIQUE

Pedro do Carmo, deputado eleito pelo PS por Beja apresentou esta semana um projecto de resolução na Assembleia da República onde defende a ligação da Barragem do Alqueva à barragem do Monte da Rocha em Ourique, através da Barragem do Roxo em Aljustrel.

A iniciativa do deputado surge depois da abertura do Primeiro-Ministro demonstrada recentemente numa visita ao Baixo Alentejo e do trabalho que tem estado a desenvolver com diversos ministérios.

RESTRIÇÕES NO USO DE ÁGUA IMPOSTAS NO ALENTEJO

Ao todo são quinze os concelhos alentejanos onde foram decretadas restrições no uso de água como redução da rega de jardins e hortas, proibição de lavagem de carros e encher piscinas e encerramento de todas as fontes decorativas. Falamos  Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, no litoral alentejano, Ferreira do Alentejo, Almodôvar, Alvito, Castro Verde e Aljustrel, no Baixo Alentejo, Arronches no Alto Alentejo e Viana do Alentejo,   Redondo, Alandroal, Arraiolos, e Borba, no Alentejo Central. 

O BELO É BOM, AQUI E EM TODO O MUNDO

Carla Santana e Telémaco conheceram-se em Mértola e do seu amor acabou por nascer também a marca Santanajewelry, uma marca de acessórios de vestuário bordados artesanalmente que está localizada no Centro de Ideias e Negócios In Castro, em Castro Verde. Fomos apresentados no inverno de 2016 e na altura percebemos o entusiasmo com que os dois se lançavam na aventura do empreendedorismo. Tanto que Carla, por exemplo, abandonou a docência para se dedicar à ideia.

OURIQUE CELEBRA 878 ANOS DA VITÓRIA CONTRA OS ÁRABES

Passam este ano 878 anos da Batalha de Ourique, que opôs os exércitos de D. Afonso Henriques a um exército islâmico liderado por Esmar que, segundo a tradição, seria muito maior mas que ainda assim foi derrotado, resultando no chamado "Milagre de Ourique". Histórias à parte, a vitória de Afonso Henriques nesta batalha associa-se à própria aclamação deste como Rei pela nobreza guerreira, o que, como se sabe, fez de nós aquilo que somos hoje enquanto país.

MÉRTOLA: GASPACHO SOLIDÁRIO PARA AJUDAR COMERCIANTES QUE PERDERAM LOJAS

Um incêndio destruiu a 7 de julho um supermercado e uma loja de eletrodomésticos no Centro Histórico em Mértola, colocando em risco alguns postos de trabalho e os dois negócios afetados. Agora empresários e amigos juntaram-se numa acção de solidariedade e estão a organizar um "Gaspacho Solidário", para ajudar na recuperação daquelas lojas e refazer a vida dos comerciantes afetados.

BEJA INVESTE 830 MIL EUROS EM REQUALIFICAÇÃO DE COMPLEXO DESPORTIVO

O Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, está a sofrer obras de remodelação e de requalificação, num investimento de 830 mil euros, segundo avança o município.

A intervenção inclui a substituição de relva sintética do campo nº1, a requalificação do campo relvado natural, intervenção na pista de atletismo, criação de novos balneários e bancada coberta, bem como de um novo campo de futebol de apoio.

 

CONVENTO DE MOURA VAI “REVIVER”

O Convento do Carmo, em Moura, vai finalmente integrar o programa “Revive”.

O memorando de entendimento entre a Câmara Municipal de Moura, a Direção Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Geral do Património Cultural, a Direção Regional da Cultura do Alentejo e o Turismo de Portugal já foi assinado e vai permitir ao convento alentejano integrar o pacote de incentivos ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos que envolvam a recuperação de património histórico.

HÁ ANJOS EM MOURA

À meia noite, de 15 para 16 de julho, vai haver Anjos em Moura.

Integrado nas Festas Em Honra de Nossa Senhora do Carmo, os Anjos, os irmãos Nelson e Sérgio Rosado, vão atuar e trazer ao palco os maiores sucessos de quase 20 anos de carreira.

Com catorze álbuns editados, sucessos como “Ficarei”, não faltarão para animar a noite alentejana que lançará este ano um novo disco de originais.

ABUTRE-PRETO VOLTA AO ALENTEJO MAIS DE 4 DÉCADAS DEPOIS

O Projeto LIFE “Habitat Lince Abutre” na Herdade da Contenda, concelho de Moura, no Baixo Alentejo, está a conseguir resultados positivos, e que se demonstram com a nidificação de alguns casais de abutre-preto, nos ninhos artificiais instalados neste âmbito pela Liga Para a Protecção da Natureza (LPN).

Páginas