Baixo Alentejo

ALENTEJO: ANTÓNIO COSTA EM CAMPANHA

Amanhã, domingo, dia 24, o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, junta-se à campanha socialista no Alentejo com vista às eleições autárquicas do próximo fim de semana. Assim, estará em Beja para participar num almoço da candidatura PS/SomosBeja, pelas 12.30 horas, nas instalações do NERBE/AEBAL.

Após o almoço, António Costa seguirá para Évora onde realizará um comício com os socialistas locais, pelas 15:30h, no Jardim Público.

 

Imagem de noticiasaominuto.com

FRANCESES INVESTEM NA MESSEJANA

Não tem praia, mas isso também nunca foi um requisito para que a empresa francesa Moustikit – produtora de redes mosquiteiras – avançasse com um investimento que garantirá cerca de 40 postos de trabalho nesta localidade do concelho de Aljustrel, com cerca de 900 habitantes.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas existe uma sinergia entre responsáveis da empresa francesa, autarquia e entidades públicas de modo a que esta fábrica seja em breve uma realidade e possa ter o impacto desejado na economia local.

 

A Praia da Messejana

CAPOULAS SANTOS ATRIBUI MEDALHA DE HONRA À ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DO PORCO ALENTEJANO

O Governo atribuiu ontem a Medalha de Honra do Ministério da Agricultura à Associação dos Criadores do Porco Alentejano (ACPA), por distinguir o “valioso e excecional contributo para o desenvolvimento e a valorização da agricultura e do mundo rural".

Capoulas Santos, ministro da  no despacho que atribui a medalha à ACPA defende que a associação tem “procurado conservar e melhorar” o porco de raça alentejana, através do fomento da produção dos animais na sua região natural, preferencialmente nas áreas de montado de sobro e azinho.

AERONEO VAI MESMO PARA BEJA. PROCESSO FOI DESBLOQUEADO

A Câmara Municipal de Beja avança em comunicado que se congratula com a publicação do despacho que "desbloqueia o processo de instalação das infraestruturas aeronáuticas da empresa Aeroneo em Beja", em Diário da República.

O município de Beja tem denunciado aquilo a que chama de sucessivos atrasos "no processo de instalação da unidade industrial da AeroNeo no Aeroporto de Beja", responsabilizando o Governo" e de estruturas dele dependentes" pela" falta de resolução" neste processo.

FERREIRA DO ALENTEJO LANÇA INVESTIMENTOS DE 2 MILHÕES DE EUROS

O município de Ferreira do Alentejo, no Baixo Alentejo aprovou esta semana investimentos e aquisições na ordem dos 2 milhões de euros. Segundo Aníbal Reis Costa, presidente daquele município, os investimentos aprovados visam a melhoria das condições de vida das populações e a requalificação de espaços públicos, feitos em final de mandato por motivos "de ordem burocrática".

VIDIGUEIRA SUBSTITUI ILUMINAÇÃO PÚBLICA POR TECNOLOGIA LED

A Câmara de Vidigueira, no Baixo Alentejo, está a remodelar parte da sua iluminação pública.

No total serão cerca de 500 luminárias convencionais que serão substituídas por tecnologia LED, mais económica para o município. 

Para reduzir os custos de energia nas contas públicas, desde 2008 sensivelmente a esta parte, que as autoridades locais começaram a desligar total ou parcialmente a iluminação pública determinadas estradas e locais públicos, o que tem levantado questões em matéria de segurança pública e rodoviária.

MINEIROS DE ALJUSTREL ENTRAM EM GREVE

Os mineiros da Somincor, do grupo multinacional canadiano Lundin Mining, em Aljustrel, avançaram com aviso de greve entre 3 e 7 de outubro. Os trabalhadores avançam para a greve por defenderem o fim do regime de laboração contínua no fundo da mina e pela progressão na carreira, como avançou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira.

MOURA E BARRANCOS LANÇAM AZEITE ALENTEJANO COM AROMA A MAÇÃ

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos juntou a um dos seus melhores azeites, o Azeite Virgem Extra Premium CAMB, um aroma de erva e maçã verde. De textura fina, o azeite revela um ligeiro sabor amendoado, em contraste com um amargo moderado e um fim picante.

O Azeite Virgem Extra Premium CAMB leva uma já longa lista de distinções onde destacamaos a medalha de ouro em 2016 em Los Angeles, nos Estados Unidos, duas estrelas de ouro ITQI Bruxelas, uma medaha de ouro do International Olive Oil Council) e uma medalha de ouro em Nova Iorque em 2017.

EM ALVITO A FRUTA É GRATUITA PARA AS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR E DO 1.º CICLO

O município de Alvito, no Baixo Alentejo, que já distribuia fruta de forma gratuita aos alunos do 1.º ciclo, resolveu estender a medida às crianças do pré-escolar. O "Regime de Fruta Escolar", para além de distribuir fruta pelas crianças está neste momento a acompanhar pedagogicamente as crianças e as suas famílias, promovendo hábitos de consumo equilibrados e benéficos para a saúde, procurando combater assum a obesidade infantil.

AVÓS DE FERREIRA DO ALENTEJO ESTUDAM NOVAS TECNOLOGIAS

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo volta a promover este ano o projeto “Avós na Net”, um programa dirigido a pessoas com mais de 55 anos e que queiram aprender a utilizar as novas tecnologias. O programa, que combate a infoexclusão e promove a confraternização entre os mais idosos, permite aos mais velhos ambientarem-se na navegação na internet, utilizando os motores de busca, explica como se fazem pesquisas eficazes e ajuda a gerir as redes sociais.

Os interessados devem inscrever-se no Arquivo Municipal de Ferreira do Alentejo. 

 

Páginas