Baixo Alentejo

JERÓNIMO DE SOUSA EM MOURA

O secretário-geral do PCP vai estar em Moura, no Baixo Alentejo, para um comício após o Almoço Regional do Alentejo, que celebra os 96 anos do Partido Comunista Português. A iniciativa decorre a 5 de março, no Parque de Feiras e Exposições de Moura e Jerónimo de Sousa discursa a partir das 15h00.

Imagem de capa de pcp.pt

ENTRE HOJE E DOMINGO QUEIJO É NO ALENTEJO

Serpa, Terra Forte do Baixo Alentejo, é berço de um dos mais apreciados queijos portugueses, que tem Denominação de Origem Protegida (DOP) desde 1996 que é descrito pelos especialistas como um queijo de aroma intenso e picante e um sabor inconfundível. Serpa também é palco da maior feira de queijo nacional, a Feira do Queijo do Alentejo e que vai para a sua 16.ª edição.

PORTEL É CONVIDADO DE OURIQUE NA FEIRA DO PORCO ALENTEJANO

Já decorrem os trabalhos de preparação da XI edição da Feira do Porco Alentejano, em Ourique, no Baixo Alentejo, entre os dias 23 e 26 de março e Portel, do Alentejo Central, é o município convidado do certame.

A organização justifica este convite com base no facto de ambos partilharem de uma base de economia comum, suportada no montado como "sistema fundamental para a afirmação do Mundo Rural e das Economias Locais".

BEJA INVESTE 1,8 MILHÕES EM ZONA INDUSTRIAL

O município de Beja lançou este mês um concurso para empreitada no valor de 1,8 milhões de euros, com vista a melhorar e expandir os acessos na Zona de Atividades Económicas da cidade. O projecto inclui a remodelação dos arruamentos e das infraestruturas atualmente existentes na Zona Industrial do Bairro de São Miguel e expansão da área empresarial para norte.

Imagem de capa da geoalentejo.com

OURIQUE VAI TER NOVO CENTRO DE SAÚDE

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo acaba de informar o município de Ourique, no Baixo Alentejo, que a construção do Novo Centro de Saúde de Ourique vai avançar e que dispõe de 1 milhão de euros para o efeito.

Este novo Centro de Saúde terá uma área útil de 900 metros quadrados e integrará  uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, uma Unidade de Cuidados na Comunidade, uma Unidade Operativa de Saúde Pública e Apoio Administrativo.

A nova estrutura de saúde conta com o apoio dos fundos comunitários.

CARTA ABERTA AO PRIMEIRO-MINISTRO EXIGE INVESTIMENTO NO AEROPORTO DE BEJA

Nelson Brito, presidente do município de Aljustrel (PS), no Baixo Alentejo, escreveu hoje uma carta aberta ao Primeiro-Ministro, reclamando pelo aproveitamento do aeroporto de Beja, em alternativa ao aeroporto complementar no Montijo. Para o autarca, o aeroporto de Beja tem a infraestruturação concluída e tendo um "perfil idêntico ao projeto do Montijo" admite que a escolha deste último levanta-lhe "sérias reservas".

MOURA CRIA SERVIÇOS DE APOIO AO EMIGRANTE

A ideia é criar uma estrutura simples dentro dos serviços do município, dedicados a apoiar os emigrantes do concelho de Moura (Baixo Alentejo), seja nas áreas da informação ou na resolução de questões que se prendam com os serviços camarários. A medida surge, segundo o município, na sequência de uma deslocação à Suiça de uma comitiva municipal que se inteirou durante 3 dias da realidade dos emigrantes mourenses em Lausanne e pretende facilitar a vida de quem vive tão longe de casa.

Imagem de capa Sam Robinson/Photodisc/Getty Images)

EXPERIÊNCIA AGRÍCOLA ALENTEJANA VAI AJUDAR ANGOLA

Marcos Nhunga, Ministro da Agricultura do governo angolano esteve esta semana numa vista ao Alqueva e inteirou-se da transformação que aquela superestrutura operou na região. O governante angolano veio a Portugal a convite de Capoulas Santos, seu homólogo, e num périplo pelo Alentejo, visitou a Adega Ribafreixo, o Vale da Rosa e a empresa Sovena, esta última líder mundial na produção de azeite e há várias décadas a operar em Angola.

ALVITO: GASTRONOMIA À BASE DE ERVAS TÍPICAS ALENTEJANAS EM DESTAQUE

"As Ervas da Baronia" é o nome dado ao ciclo gastronómico em Alvito, no Baixo Alentejo, e que pretende promover a gastronomia alentejana à base de ervas autóctones. A iniciativa envolve o poder local e a restauração, que oferece maravilhas para degustar como o bacalhau gratinado com carrasquinhas, açorda de catacuzes, fritos de carnaval, o cozido de grãos ou as migas de espargos, entre outras. Trata-se do primeiro de três eventos, já que em junho será tempo das beldroegas e outubro, dos poejos e dos coentros.

MOURA VAI PREMIAR EMPRESÁRIOS COM 2500 EUROS

Moura (Beja) abriu concurso para os Prémios Municipais “Jovem Empresário” e “Empresário” daquele concelho. O prémio, de 2500 euros, pretende distinguir o “Jovem Empresário” e o “Empresário” com atividade no concelho que, ao longo dos dois últimos anos, tenham contribuído para o emprego, o investimento, a inovação, a projeção e a preservação do ambiente, reconhecendo o seu trabalho no âmbito empresarial no concelho. 

Páginas