Está aqui

Saúde

Viana do Alentejo promove primeira Feira da Saúde

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo vai promover, de 4 a 7 de abril, pela primeira vez, a Feira da Saúde, na Quinta da Joana, em Viana do Alentejo.

De acordo com o município, a primeira edição do certame pretende “esclarecer para questões da promoção da saúde e do bem-estar físico e mental da população, bem como alertar para aquisição de estilos de vida saudável”.

Beja deixa de ser única região sem ressonância magnética

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, inaugurou, esta quarta-feira, um novo equipamento de ressonância magnética no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, após um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

De acordo com a agência Lusa, o governante disse que “a região de Beja era a única do país que ainda não tinha este serviço disponível para a população e, portanto, desde logo, vem colmatar uma necessidade que existia neste distrito, que agora fica coberto com esta valência”.

Descubra Como Tornar As Suas Massagens Muito Mais Relaxantes Com CBD

As massagens são uma das melhores formas de diminuir o stress do dia a dia e também de recuperar de pequenas mazelas musculares que se podem ter a fazer exercício físico. Desde há séculos vistas como uma forma de relaxamento, a verdade é que, hoje em dia, há todo um mundo por descobrir de novos tipos de massagens e de tratamentos de relaxamento.

Litoral alentejano realiza cirurgia inovadora da coluna

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) realizou a primeira cirurgia endoscópica da coluna, um tratamento inovador das patologias da coluna, a um paciente do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, citada pela agência Lusa, “no passado dia 17 de fevereiro, o Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Ortopedia da ULSLA realizou a primeira cirurgia endoscópica da coluna num doente do Hospital Litoral Alentejano com grande sucesso clínico”.

Taça Concelhia de BTT regressa aos trilhos de Odemira na 9ª edição

Entre os meses de março e outubro de 2024, a Taça Concelhia de BTT está de regresso aos trilhos do concelho de Odemira, numa organização conjunta entre o Município de Odemira, clubes e associações locais. A 9ª edição da iniciativa inclui um total de cinco provas e tem por objetivo afirmar Odemira como território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição.

Politécnico de Portalegre abre licenciaturas em Engenharia Civil e Fisioterapia

O Instituto Politécnico de Portalegre anunciou a abertura de duas novas licenciaturas em Engenharia Civil e Fisioterapia. A criação da licenciatura em Engenharia Civil visa suprir uma lacuna identificada na região do Alentejo, onde a escassez de engenheiros civis contrastava com a ausência de cursos nessa área.

Universidade de Évora usa realidade aumentada para treinar enfermeiros

O projeto internacional “XR2ESILIENCE”, coordenado em Portugal pela Universidade de Évora e com financiamento de cinco milhões de euros, quer treinar a resiliência dos enfermeiros com recurso a uma tecnologia virtual pioneira que usa realidade aumentada.

De acordo com a academia, citada pela agência Lusa, o projeto quer promover a resiliência e a saúde mental das equipas de enfermagem em Portugal e em outros cinco países europeus (Áustria, Alemanha, Croácia, Espanha e Reino Unido).

Santiago do Cacém reconhecido por cuidar dos cuidadores informais

O município de Santiago do Cacém foi uma das 59 autarquias, de norte a sul do país, a receber o selo de mérito que reconhece os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e medidas de apoio em benefício das necessidades dos cuidadores informais.

Odemira distinguida como autarquia que cuida dos Cuidadores Informais

O município de Odemira foi distinguido, pelo terceiro ano, pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), por adotar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Em comunicado, a autarquia explica que esta distinção resulta do” reconhecimento do projeto Cui(Dar)+, materializando-se na atribuição do selo de mérito que certifica a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido”.

Universidade de Évora prepara acreditação de curso de Medicina

A Universidade de Évora (UÉ) está a preparar um plano de estudos e uma proposta de acreditação para um curso de Medicina na instituição, que, a concretizar-se, nunca será antes do ano letivo 2025/2026.

Em declarações à agência Lusa, a reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar, revelou que o trabalho com vista à criação do curso de Medicina está a cargo de um grupo de trabalho, coordenado pelo médico e investigador Lino Patrício.

Páginas