Alentejo Litoral

SOPA DE ARTISTAS COM EXPOSIÇÃO COLECTIVA EM ODEMIRA

A Sopa de Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos, com o apoio do Município de Odemira, vai celebrar o 25 de Abril com uma Exposição Coletiva de Artes Plásticas, patente ao público na Igreja da Misericórdia, em Odemira, até 6 de maio.

ASSOCIAÇÃO DE ESCRITORES DO ALENTEJO LANÇA NOVO PRÉMIO LITERÁRIO

O novo prémio literário que homenageia o romancista e contista alentejano já desaparecido Joaquim Mestre, daí ter recebido o seu nome, é lançado nas comemorações do Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, e visa promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa e a Identidade e Diversidade cultural da Região Alentejo, as suas tradições, incentivar a Criação Literária nas modalidades de conto e romance e o gosto pela Leitura e pela Escrita.

SINES INVENTOU O VINHO DO MAR ALENTEJANO

Foi uma experiência com resultados acima dos previstos segundo os promotores. Após terem estado submersas durante sete meses no fundo das águas do Porto de Sines, as 700 garrafas de vinho de várias castas dos sete produtores de vinho da Costa Alentejana foram ontem retiradas do mar e vão agora receber o rótulo Vinho do Mar para serem oferecidas aos comandantes dos Grandes Veleiros que participam na Regata Tall Ships Race e que atracam em Sines a 28 de abril.

GRANDES VELEIROS SÃO OPORTUNIDADE HISTÓRICA PARA SINES

É considerada uma “oportunidade histórica” para a Costa Alentejana a recepção de navios tão extraordinária beleza e tão carregados de histórias e aventuras. A expectativa é tão elevada que a organização estima que Sines irá receber cerca de 300 000 visitantes para o "Tall Ships 2017", a regata de grandes veleiros comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá que partiu do Reino Unido e passará por Sines (Portugal), Bermuda e Estados Unidos, até chegar ao Canadá.

GRÂNDOLA VILA MORENA VAI SER CANTADA POR MAIS DE 300 CANTADORES

O tema célebre de José Afonso vai ser cantado por mais de 300 cantadores que compõem 20 grupos de Cante Alentejano e que desfilarão pela vila. O evento celebra a revolução de 25 de Abril e decorre no próximo dia 22 de abril em Vila Nova de Santo André, no Litoral Alentejano.
 

SANTIAGO DO CACÉM LANÇA 14 LOCAIS PÚBLICOS COM WI-FI GRATUITA

Diz estar apostada na democratização do acesso à comunicação e à informação e para o efeito lança hoje, 19 de abril, a rede "Município de Santiago Free Wi-Fi", que abrange catorze locais públicos entre equipamentos municipais e locais abertos.

BAIXO ALENTEJO E COSTA ALENTEJANA NA MIRA DA PROSPECÇÃO MINEIRA

Estão publicados em Diário da República dois pedidos feitos por uma empresa de exploração mineira a requerer direitos de prospecção e pesquisa de depósitos de ouro, prata e cobre, entre outros, na Costa Alentejana e no Baixo Alentejo.
 

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS CELEBRADO NO ALENTEJO

Hoje é Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS). Se for um dos privilegiados com tempo livre não faltam oportunidades e entradas gratuitas em museus e monumentos nacionais. A Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional do DIMS 2017, em colaboração com o ICOMOS Portugal, desafia todos a associarem-se a esta comemoração através da participação nas iniciativas que decorrem em todo o país.

POR ARROZAIS E SALINAS NA COSTA ALENTEJANA

A paisagem é motivo suficiente para sugerirmos o passeio em Van pela margem sul do Rio Sado, em plena reserva natural do Estuário, onde a grande riqueza da produção de sal de outrora deu lugar as extensos arrozais que fazem o local fervilhar de vida. A saída para o passeio começa bem cedo (9h00) no próximo dia 23 de abril e a concentração faz-se no Largo Luís de Camões, em Alcácer do Sal, na costa alentejana.

PÁSCOA ENCHE HOTÉIS DO ALENTEJO

Segundo a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo o fim de semana da Páscoa praticamente ocupou a totalidade dos hotéis da região.

Famílias com criança, que estão de férias escolares e turistas espanhóis são o perfil maioritário dos turistas que por esta altura procuram o Alentejo para descansar. Os hotéis do Alentejo Central tiveram taxas de ocupação superiores a 90%. As unidades do Baixo Alentejo tiveram taxas de ocupação superiores a 80%, um pouco menos que no Alentejo Litoral. Já o Alto Alentejo também registou taxas de ocupação superiores a 80%.

 

Páginas