Alentejo Litoral

MEDRONHO, VIOLA CAMPANIÇA E DANÇA EM VILA NOVA DE MILFONTES

As Jornadas Escolares 2017 do município de Odemira, feitas em parceria com a ACAL - Associação para a Ciência do Alentejo Litoral e a Universidade de Évora levam amanhã, 28 de março, às 21h00, ao Salão da Capela do Colégio de Nossa Senhora da Graça, Vila Nova de Milfontes uma animada tertúlia científica, aberta a toda a comunidade, e que abordarão temas como o medronho, a viola campaniça e a dança.

O DIA EM QUE AS LAGOAS SE ABREM AO MAR NA COSTA ALENTEJANA

O processo denomina-se "rompimento da barra arenosa que separa do mar o corpo lagunar" das Lagoas de Melides em Grândola e de Santo André em Santiago do Cacém e acontece no próximo dia 27 de março. A primeira às 16h00 e a segunda às 17h00.

MOVIMENTO DE CONTENTORES EM SINES CRESCE 56%

Os números são avançados pelo transportesenegocios.pt e que apontam para um crescimento de 56% do movimento de contentores no Porto de Sines, nos dois primeiros meses do ano, quando comparado com o período homólogo de 2016, atingindo um total de 310 359 TEU.

AVANÇAM OBRAS URGENTES NO IC1 ENTRE ALCÁCER E GRÂNDOLA

A Infraestruturas de Portugal (IP) faz saber em comunicado que vai avançar com obras urgentes no IC1 entre Alcácer e Grândola. "Face ao atual estado de conservação deficitário do lanço do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola Norte, a Infraestruturas de Portugal irá executar uma intervenção com carácter de urgência, no sentido de eliminar ou mitigar boa parte dos atuais problemas da via. Esta obra de reabilitação funcional da estrada compreenderá a correção pontual do pavimento, assim como o nivelamento e regularização da plataforma rodoviária e das bermas." pode ler-se no comunicado.

ODEMIRA TENTA TRAVAR EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA COSTA ALENTEJANA

A Câmara Municipal de Odemira vai avançar com uma Providência Cautelar para travar a exploração de hidrocarbonetos na Costa Sudoeste. Em comunicado os autarcas odemirenses exigem o cumprimento da Lei e Diretivas Comunitárias em vigor, face à resposta do Governo de Portugal sobre o furo pretendido e licenciado ao Consórcio ENI/ GALP, designadamente pela obrigação de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e demais obrigações de salvaguarda dos direitos de informação e de participação pública.

TIAGO BETTENCOURT E RAQUEL TAVARES NO 25 DE ABRIL EM GRÂNDOLA

Estão confirmadas as participações de Tiago Bettencourt e Raquel Tavares nas celebrações do 25 de Abril em Grândola. O espetáculo está agendado para depois das 22h00 do dia 24 de Abril, antes de se ouvir, é claro, o Grândola, Vila Morena, do Zeca Afonso. A entrada é livre.

Imagem de capa de suasletras.com e sicblogue.blogs.sapo.pt


 

GRANDES VELEIROS VÃO LEVAR 300 MIL PESSOAS A SINES

Situada na frente atlântica, Sines tem uma relação profunda e antiga com o mar. Não é por acaso que recebe em abril a regata de grandes veleiros "Tall Ships", comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, que partirá do Reino Unido e passará por Sines (Portugal), Bermuda e Estados Unidos, até chegar ao Canadá.

ALCÁCER DO SAL INVESTE CERCA DE 100 MIL EUROS EM CORREDOR CICLÁVEL

Alcácer do Sal acaba de inaugurar um corredor ciclável que liga a sua margem sul até ao Bairro da Quintinha, com um pavimento de cerca de 1000 m2 e uma extensão de cerca de um quilómetro. Esta via permite a ligação entre pólos urbanos, numa obra comparticipada com fundos comunitários com um investimento total de 98.432,87€, apoiado pelo FEDER com 83.667,94€. 

NO DIA EM QUE A LAGOA DE SANTO ANDRÉ É ABERTA AO MAR

Todos os anos, sempre próximo do equinócio da primavera, dá-se um momento extraordinário na Lagoa de Santo André, no Litoral Alentejano. Falamos do dia em que a Lagoa é aberta ao mar, para a renovação da água da lagoa, a limpeza e lavagem do seu fundo e a entrada de algumas espécies piscícolas, com destaque para os alvins e as enguias. Este ano a abertura da lagoa está prevista para o dia 27 de março, às 17h00, e é feita pela Agência Portuguesa do Ambiente.

LURA NO FESTIVAL DE MÚSICAS DO MUNDO DE SINES

A cabo-verdiana Lura é um dos primeiros nomes confirmados para o Festival de Músicas do Mundo de Sines. Para além dos ritmos tradicionais cabo-verdianos, estão também já confirmadas as participações de Tulipa Ruiz (Brasil), Cristina Branco (Portugal), Fatoumata Diawara & Hindi Zahra (Mali / Marrocos), Gaye Su Akyol (Turquia), Leyla McCalla (EUA / Haiti), Mercedes Peón (Galiza – Espanha), Oumou Sangaré (Mali) e Savina Yannatou & Primavera en Salonico (Grécia).

Páginas