Alentejo Litoral

Capicua dá concerto em Grândola

O município de Grândola, no âmbito das atividades do programa associado aos 50 Anos do 25 de Abril, recebe um concerto com Capicua, no dia 26 de abril, às 21:20, no Cine Granadeiro. A entrada é gratuita.

Paulo de Carvalho e Agir atuam hoje em Grândola

O município de Grândola recebe, hoje à noite, quarta-feira, Paulo de Carvalho e a canção “E depois do Adeus”, que marcou o início da Revolução dos Cravos.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola refere que o concerto tem início marcado para as 22:30, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Concurso de BD homenageia 100 anos da travessia Portugal-Macau

A Câmara Municipal de Odemira, em parceria com o PNA – Plano Nacional das Artes, irá promover um concurso de banda desenhada para assinalar o centenário da primeira travessia aérea Portugal – Macau.

Em comunicado, o município explica que o concurso é dirigido a alunos do ensino superior, ensino secundário e ensino básico (1.º, 2º e 3º ciclos), e irá decorrer entre abril e junho.

Dezenas de viaturas protestaram pela reparação da EN261 em Melides

Algumas dezenas de viaturas participaram ontem numa marcha lenta pela reparação da Estrada Nacional 261 (EN261), em Melides, no concelho de Grândola, num protesto que obrigou à circulação alternada do trânsito.

O protesto, convocado pelo Movimento Basta 261, com uma concentração junto à EN261, seguida de uma marcha lenta, obrigou, temporariamente, à circulação alternada do trânsito naquela via de acesso ao concelho vizinho de Santiago do Cacém.

Comissão Vitivinícola Alentejana garante que não há vinhas a mais

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) considerou que o país não possui vinhas em excesso, após o ministro da Agricultura ter declarado ao jornal Público que pretende colocar “um travão” nos apoios à plantação de vinhas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CVRA, Francisco Mateus, recordou que as vinhas são plantadas por iniciativa dos empresários e dos produtores, que “certamente farão as contas necessárias” para chegarem à conclusão se devem ou não plantar mais nos terrenos.

União Ciclismo do Alentejo com 5 novos Campeões Regionais

A UCA/ Terralem Lda / Pracer Perfiles (União Ciclismo do Alentejo), através da sua equipa de ciclismo master, alcançou, no domingo, cinco títulos de Campeões Regionais, nas categorias de Sub 23, Elites, Master 35, Master 40 e Master 50, no 3.º Prémio de Ciclismo Virgolino de Almeida, na localidade de Praias do Sado.

Em comunicado, a UCA explica que se fez representar com 17 atletas à partida, num circuito de 80 quilómetros.

Regantes de Campilhas reforçam abastecimento de água

A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS) assinou, na passada sexta-feira, contratos para a elaboração de dois projetos, num investimento de 836 mil euros, que visam o reforço de água à barragem de Campilhas e a modernização do bloco de rega de Alvalade.

Em declarações à agência Lusa, Rui Batista, presidente da ARBCAS, explicou que o primeiro projeto “prevê, em princípio, a ligação da água de Alqueva até à barragem de Campilhas”.

Odemira recebe Festival de Estátuas Vivas

Mais de uma dezena de artistas portugueses vão marcar presença na primeira edição do Festival de Estátuas Vivas de Odemira, que vai promover esta arte no centro daquela vila do distrito de Beja no hoje amanhã.

O evento, organizado pela Associação Arco do Tempo, integra a programação do Abril em Odemira – Festival da Justiça e da Liberdade, da câmara municipal, e juntará nove artistas profissionais, três amadores e mais um músico, todos portugueses, com performances alusivas aos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Casa do Alentejo promove concurso de décimas alusivas aos 50 anos da Revolução de Abril no Alentejo

Nas comemorações do seu 101º aniversário, no dia 10 de junho de 2024, a Casa do Alentejo promove um concurso de décimas dedicadas aos 50 anos da Revolução de Abril no Alentejo.

A Casa do Alentejo, abre, a todos os sócios, até 27 de maio de 2024 a recepção de décimas dedicadas aos 50 anos da Revolução de Abril no Alentejo à liberdade e à democracia.

As obras serão avaliadas tendo em conta o tema proposto, a sua criatividade e a sua qualidade linguística.

Ermidas-Sado: Cineteatro Vitória reabre após obras de 1,4 ME

É amanhã, sábado (20), que o Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, concelho de Santiago de Cacém, volta a abrir ao público, após a conclusão de obras de requalificação que representaram um investimento de 1,4 milhões de euros, divulgou a câmara municipal.

De acordo com a agência Lusa, as obras de requalificação deste equipamento cultural, que encerrou nos anos 80 do século XX, resultaram de um acordo firmado, no ano de 2019, entre o município de Santiago do Cacém e o Grémio Ermidense 1.º de Agosto, com o objetivo de recuperar este edifício icónico da freguesia.

Páginas