Está aqui

Curiosidades

ELVAS: “A HERANÇA NAZI” NO FORTE DA GRAÇA

“A Herança Nazi” é este o nome do segundo livro de Pedro Inocêncio e que será apresentado, amanhã, domingo, 24 de setembro, pelas 15.00 horas, no Forte da Graça, em Elvas.

“A Herança Nazi” é um romance histórico peculiar e promete ser um thriller perturbador e desconcertante, romântico e ousado, misturando ficção e realidade.

MAIS UM VINHO ALENTEJANO EM DESTAQUE MUNDIAL

Depois do “Conde D’Ervideira branco 2016” ter sido considerado um dos melhores brancos do mundo, agora foi o “Monte da Ravasqueira Syrah Viognier 2013” que conquistou uma medalha de ouro no Syrah Masters 2017, numa edição que decorreu em Bumpkin, na Inglaterra.

O certame é promovido pela prestigiada publicação europeia “The Drink Business” e junta em competição dezenas de vinhos desta casta ancestral e que chegaram dos mais variados cantos do mundo.

FRANCESES INVESTEM NA MESSEJANA

Não tem praia, mas isso também nunca foi um requisito para que a empresa francesa Moustikit – produtora de redes mosquiteiras – avançasse com um investimento que garantirá cerca de 40 postos de trabalho nesta localidade do concelho de Aljustrel, com cerca de 900 habitantes.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas existe uma sinergia entre responsáveis da empresa francesa, autarquia e entidades públicas de modo a que esta fábrica seja em breve uma realidade e possa ter o impacto desejado na economia local.

 

A Praia da Messejana

HÁ UMA PROCISSÃO ALENTEJANA QUE CHEGA A TER 4 QUILÓMETROS DE EXTENSÃO

Embora a organização não tenha números objetivos acerca do número de fiéis que participaram na quarta-feira na Procissão dos Pendões, em Elvas, garante que em extensão da procissão contabilizou 4 quilómetros. 

A Procissão dos Pendões é considerada o ponto alto das tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus que decorrem até dia 1 de outubro, na cidade de Elvas e, por isso é considerada como uma das maiores manifestações religiosas do país.

COMÉRCIO TRADICIONAL ABERTO ATÉ À MEIA-NOITE EM PORTALEGRE

O objectivo é revitalizar o comércio tradicional no centro de Portalegre e mobiliza a Associação de Comerciantes da Rua Direita e os seus associados, numa iniciativa a que deram o nome de "O Alentejo na nossa rua" e que decorre na próxima sexta-feira e sábado.

O evento vai ter animação de rua, insufláveis, ruas decoradas, música e boleima distribuída gratuitamente aos visitantes, durate os dois dias em que decorre e que vai manter abertas até à meia-noite mais de setenta lojas.

Imagem de capa de Mónica Carvalho.

VEM AÍ UM MERCADO… CRIATIVO

Durante dois dias - 22 e 23 de setembro – Évora vai ter um mercado diferente que vai misturar o comércio com a arte, a gastronomia e a cultura.

Será o “Évora Creative Market”, no Páteo de São Miguel, e onde vai poder comprar quase tudo, desde roupa, a acessórios, calçado, entre outros, em segunda mão. Ao vivo estarão artesãos a trabalhar e se a fome apertar pode comer numa das barraquinhas presentes.

Não faltará animação com o jazz de “O Quarteto”, na sexta ou o fado de Paulo Bragança, no sábado.

A PARTÍCULA DE DEUS ESTEVE EM ÉVORA

Fora da comunidade científica, é chamada a partícula de Deus por ser esta a partícula que permite que as demais possuam diferentes massas. Terá surgido com o Big-Bang e o nome científico é bosão de Higgs. Em padrão científico, o bosão de Higgs é uma partícula elementar bosónica e que representa a chave para explicar a origem da massa de todas as outras partículas elementares, ou seja, sem ela, nenhuma das partículas elementares teria massa, e o mundo não poderia ser como é.

O que que é isto tem a ver com Évora e o Alentejo?

OS NOVOS EMBAIXADORES DO ALENTEJO

Este fim de semana marca a nomeação de mais seis figuras públicas como “embaixadores” do Alentejo. São elas os atores Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho e Sara Matos, as cantoras Raquel Tavares e Áurea e a apresentadora Ana Sofia Cardoso.
 

CNN DIZ QUE MONSARAZ TEM UMA DAS MAIS BELAS COLINAS DA EUROPA

A estação de televisão norte-americana elegeu Monsaraz, no Alentejo, como tendo uma das mais belas colinas da europa.

BEACONS VÃO AJUDAR TURISTAS EM FERREIRA DO ALENTEJO

A plataforma SMIITY, desenvolvida pela portuguesa mobinteg, já está disponível em Ferreira do Alentejo, no Baixo Alentejo. Esta tecnologia, através de pequenos dispositivos emissores com tecnologia Bluetooth, os beacons,  servem de guia a turistas e residentes, através do envio automático de informação relevante e contextual para todos os smartphones que tenham instalada a aplicação do serviço SMIITY.

Páginas