Está aqui

Ambiente

ARRONCHES INAUGURA HOJE NOVO CANIL

Arronches, no Alto Alentejo, inaugura hoje um novo canil, resultado da parceria da autarquia com a associação Arronches Adopta, uma associação de protecção dos animais.

A nova estrutura pode receber até 40 animais e custou cerca de 80 000 euros.

Imagem de capa de Francisco Neto.

O CONTRABANDO DO CAFÉ REGRESSA AO ALENTEJO

O contrabando de café está de volta ao Alentejo e é promovido pela Câmara de Marvão.

Trata-se da iniciativa “Percurso do Contrabando do Café” que decorrerá a 6 de maio, pelas 8:30h, e são aproximadamente 10 kms que se pretendem sejam uma homenagem aos antigos contrabandistas da raia.

O contrabando foi outrora a forma de vida das populações raianas que percorriam trilhos e caminhos pelos campos e montanhas. São esses caminhos e percursos pedestres que se pretende se tornem agora uma oferta turística.

 

PORTEL VAI SUBSTITUIR ILUMINAÇÃO PÚBLICA POR LED

Após a assinatura do protocolo com a EDP Distribuição, o município de Portel, no Alentejo Central vai dar início da substituição da iluminação pública tradicional pela tecnologia LED, uma tecnologia com um grau de maturidade com mais de uma década e grandes vantagens ambientais, energéticas e económicas.

Esta progressiva substituição da iluminação pública resulta da revisão do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica com a Associação Nacional de Municípios.

BAIXO ALENTEJO E COSTA ALENTEJANA NA MIRA DA PROSPECÇÃO MINEIRA

Estão publicados em Diário da República dois pedidos feitos por uma empresa de exploração mineira a requerer direitos de prospecção e pesquisa de depósitos de ouro, prata e cobre, entre outros, na Costa Alentejana e no Baixo Alentejo.
 

POR ARROZAIS E SALINAS NA COSTA ALENTEJANA

A paisagem é motivo suficiente para sugerirmos o passeio em Van pela margem sul do Rio Sado, em plena reserva natural do Estuário, onde a grande riqueza da produção de sal de outrora deu lugar as extensos arrozais que fazem o local fervilhar de vida. A saída para o passeio começa bem cedo (9h00) no próximo dia 23 de abril e a concentração faz-se no Largo Luís de Camões, em Alcácer do Sal, na costa alentejana.

ALENTEJO: SECRETÁRIO DE ESTADO PROMOVE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

O Secretário Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e especialistas da área da mobilidade e ambiente do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa vão estar em Évora, no auditório da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo, a 11 de maio, pelas 14:30, para uma PinTalk sobre Mobilidade Sustentável.

A mobilidade sustentável é ainda um assunto que se encontra pouco desenvolvido em Portugal, quer nas práticas, quer nos incentivos.

CENTRAL SOLAR FOTOVOLTAICA DE ÉVORA É EXEMPLO

Propriedade da EDP Renováveis - um dos nomes fortes na área das energias renováveis a nível mundial – a Central de Évora funcionará como uma plataforma de testes para a tecnologia solar do Grupo EDP.

A central foi construída na modalidade “chave-na-mão” (EPC – Engenharia, Procurement e Construção), e o alto nível de eficácia comprovado pela Efacec nesta obra abriu portas a novas parcerias e colaborações, em todo o mundo, entre estas duas empresas bem reconhecidas na área energética.

MINAS DE CASTRO VERDE VÃO CRIAR MAIS DE 300 NOVOS POSTOS DE TRABALHO

A Somincor, empresa que explora as minas de zinco Neves-Corvo, em Castro Verde, no Baixo Alentejo, propriedade da canadiana Lundin Mining, vai investir 250 milhões de euros para duplicar a produção de zinco até 2019. Com este investimento a empresa garante a criação de entre 300 a 350 novos postos de trabalho.

Em declarações ao Diário de Notícias na sua edição de hoje, Paul Conibear, presidente executivo da mineira, adianta que já foi apresentado o projeto técnico e ambiental da extensão da exploração e que preve-se que a operação fique concluída em 2019.

SANTIAGO DO CACÉM COMBATE VANDALISMO PROMOVENDO GRAFFITI

O município de Santiago do Cacém, na Costa Alentejana, está a promover workshops de Graffiti, apoiados pelos No Art Limit,  um grupo que se tem notabilizado nos últimos anos com trabalhos neste domínio.

Os workshops desta arte urbana têm uma componente teórica e uma componente prática, com a pintura de mural. A mais recente iniciativa, no âmbito da semana da juventude no concelho, produziu um mural no Pavilhão Municipal dos Desportos que, segundo a organização, revela a "beleza que a arte urbana pode trazer ao território".

INCIDENTE DE HOJE DEVIA LEVAR ESPANHÓIS A PLANEAR ENCERRAR CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ

 A central nuclear de Almaraz, em Espanha, sofreu hoje, segundo o Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) e a Associação Ecologistas em Ação, uma paragem não programada que interrompeu a alimentação elétrica do reator.

Segundo os ambientalistas em comunicado não é a primeira vez que esta "barra de alimentação elétrica dá problemas" e que no passado sábado se deu outro incidente com o sistema elétrico.

Páginas