Está aqui

Alentejo

NOVAS ESCAVAÇÕES EM TRÓIA "SOB O SIGNO DA FORTUNA"

O complexo arqueológico de Tróia, em Grândola, onde está o maior complexo industrial de salga de peixe do Império Romano conhecido, prepara-se para novas escavações que pretendem esclarecer a evolução daquele complexo industrial.

Imagem de marca de um dos mais apreciados produtos do Império, o "garum", um género de paté de peixe, Tróia tem até ao momento bem identificadas 27 oficinas de salga, apesar de só poderem ser visitadas 2.

DELTA Q VENCE MAIS TRÊS PRÉMIOS

A Delta Q, do Grupo Nabeiro, voltou a ser premiada.

Após ter recebido o prémio produto do ano com o MyQoffee, produto que se destacou pela inovação, atractividade e satisfação, a marca Delta Q atinge o Índice de Excelência Reputacional, de acordo com o estudo Global Repscore Pulse, que avalia a reputação das marcas no mercado nacional num universo de mais de 300 marcas auditadas e junto de mais de 40 mil cidadãos.  

INDEPENDENTES QUEREM SER 3.ª FORÇA POLÍTICA NAS AUTÁRQUICAS

Numa reunião que juntou hoje em Portalegre mais de uma centena de independentes que se preparam para se candidatar nas eleições autárquicas deste ano, a AMAI, Grupos de Cidadãos Eleitores – Movimentos Autárquicos Independentes, definiu como objetivo ser a 3.ª força política nos órgãos autárquicos, nas eleições deste ano.

FALECEU MIGUEL URBANO RODRIGUES

O jornalista e escritor, de 92 anos, Miguel Urbano Rodrigues, faleceu ontem num hospital de Vila Nova de Gaia.

Nascido em Moura, em 1925, numa família de agricultores de tradição republicana, era filho de pai jornalista e escritor.

Miguel Urbano Rodrigues cursou a Faculdade de Letras de Lisboa e foi redator do Diário de Notícias e chefe de redação do Diário Ilustrado.

ÉVORA VAI TER NOVO PARQUE DE LEILÕES

Évora vai ter um novo Parque de leilões e corresponder assim às pretensões da AJASUL - Associação de Jovens Agricultores do Sul, promotora da iniciativa e que deseja iniciar, já no próximo ano a construção deste novo parque de leilões de gado.

Para já, está concluído o aluguer a 30 anos de um espaço no MARÉ - Mercado Abastecedor da Região de Évora e o projeto –  que se destina a receber leilões de gado de bovinos, ovinos e suínos - será realizado com recurso a fundos comunitários, prevendo-se a sua inauguração para 2019.

 

Imagem de comofazer.com.br

ALENTEJO RECEBE II CONGRESSO IBÉRICO DE CAÇA E CONSERVAÇÃO

Nos próximos dias 2 a 3 de junho, Évora vai receber o II Congresso Ibérico de Caça e Conservação e quer debater temas de elevada importância para os caçadores, tais como as políticas ambientais e impacto destas na caça menor, o controlo de predadores e a gestão de caça menor e maior.

Esta é uma organização da Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, e que conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, co-organizador do evento junto com o Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Federación Extremeña de Caza (Fedexcaza).

 

ESTREMOZ: 6 MILHÕES DE EUROS EM NOVA ZONA INDUSTRIAL

Situada nos Arcos – cerca de 1220 habitantes em 2011 - no concelho de Estremoz, a nova zona industrial inaugurada esta semana corresponde a um investimento total de 6 milhões de euros.

São 84 lotes de terreno, de várias dimensões, num investimento que pretende melhorar as condições de vida e permitir o estabelecimento de empresas no concelho, criando postos de emprego e fixando pessoas.

VAI HAVER ESPETÁCULO "LÁ FORA" OUTRA VEZ

“Lá Fora” está de volta. O espetáculo que envolve música, danças, artes preformativas e teatro já tem datas e vai realizar-se como habitual, nos espaços exteriores do Páteo de São Miguel e Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, de 15 a 17 de junho.

A programação da quarta edição deste festival, a cargo do conceituado Rui Horta, integra seis concertos que vão animar Évora, além de um espetáculo de dança, um outro de performance artística e um dedicado à família. Existirá ainda espaço para a conversa.

ALENTEJO INTEGRA "MOVIMENTO INSPIRADOR" DOS SÍTIOS DA PAZ

A semana difícil em que decorreu a cimeira Eurolat (em Florença), as visitas de Donald Trump a Roma e a Bruxelas e o terror do atentado em Manchester, que matou 22 pessoas, terminou esta sexta-feira, 26 de maio, com um encontro da Rede Europeia de Sítios da Paz (ENPP - European Network of Places of Peace), nas Alcáçovas, em Viana do Alentejo, no Alentejo Central.

TRAMPOLINS: JOVENS ALENTEJANOS EM DESTAQUE NA SUÉCIA

Jovens alentejanos estiveram em destaque na Frivolten Cup 2017, um torneio internacional de trampolins que decorreu na Suécia nos dias 25, 26 e 27 de maio.

Com atletas de vários países de vários continentes, os pupilos do treinador José Rondão, ginastas da Sociedade Artística Reguenguense, de Reguengos de Monsaraz, João Félix, Margarida Carreiro e Matilde Margalha estiveram em destaque.

João Félix venceu a competição em DMT e TRI; Margarida Carreiro obteve um 3º lugar em DMT e 9º em TRI, e Matilde Margalha foi 10ª em DMT e 13ª em TRI.

 

Páginas