Está aqui

Teatro

VIANA DO ALENTEJO INAUGUROU NOVA BIBLIOTECA COM O HUMORISTA ALENTEJANO JORGE SERAFIM

O Município de Viana do Alentejo inaugurou no passado dia 15 de setembro, em Viana do Alentejo, a nova Biblioteca Municipal, no antigo edifício da antiga Escola de S. João.

Na cerimónia de inauguração estiveram o presidente do Município, Bengalinha Pinto, o Diretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, e a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre populares.

DESAPARECEU A EBORENSE FERNANDA BORSATTI

A atriz portuguesa Fernanda Borsatti morreu ontem aos 86 anos no Hospital da CUF, em Lisboa, vítima de doença prolongada, conforme anunciou a Casa do Artista.

Nasceu em Évora a 1 de setembro de 1931 e interpretou os mais diversos géneros teatrais, desde revista a comédia e o drama.

POVOS DE MAR, POVOS DE RUA, EM SINES

Reúne 15 projetos culturais de Portugal, Espanha, França e Inglaterra e pretende levar às ruas de Sines, entre 21 e 23 de setembro, a dança, o teatro, o circo, a performance, a música, a escultura, marionetas e atividades para crianças e famílias.

VIANA EM FESTA, O OUTRO LADO DA CENTENÁRIA FEIRA D'AIRES

Setembro é mês de festa no Concelho de Viana do Alentejo, no Alentejo Central. A par da centenária Feira D’Aires realiza-se de 3 a 21 de setembro, um evento que anima com música. teatro desporto e poesia, os espaços públicos daquela Vila Alentejana, o Viana em Festa.

Dia 3, domingo, pelas 18h30, a Praça da República é palco de um Encontro de Acordeonistas do Concelho de Viana do Alentejo. Na quinta-feira, dia 14, às 21h00, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Alentejo promove uma caminhada noturna, com partida agendada para a Praça da República.

ARTE E MÚSICA MEDITERRÂNICA NO SETE SÓIS, SETE LUAS EM ODEMIRA

Odemira recebe a 25ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, com a arte e a música do Mediterrâneo e do mundo lusófono. O programa integra espetáculos musicais, uma grande performance de rua e uma exposição de pintura, nos dias 16, 17, e 30 de setembro, respetivamente.

MARIONETAS VOLTAM À FEIRA DA LUZ EM MONTEMOR-O-NOVO

Trata-se da 5.ª edição do Encontro de Marionetas Tradicionais inserida na programação da Feira da Luz de Montemor-o-Novo que decorre entre os próximos dias 31 de agosto e 3 de setembro.

O encontro da arte da marioneta conta este ano com 5 companhias nacionais que exploram várias vertentes do teatro de marionetas, incluindo a técnica ancestral do teatro D. Roberto,  que utiliza fantoches, ou marionetas de luva manipulados por um marionetista numa guarita, onde o marionetista se encontra oculto, utilizando a palheta como apoio no discurso da marioneta.

PAIS EM REDE PROMOVEM PROGRAMAS DE VERÃO EM GRÂNDOLA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

PAIS EM REDE é um movimento cívico, de âmbito nacional, composto por “famílias especiais” e por cidadãos solidários, cuja função é constituir-se em parceiro social, capaz de unir vozes para comunicar, discutir, organizar e propor soluções, e, em consequência, mudar as mentalidades, na mira de uma progressiva qualidade de vida das pessoas com incapacidades e das suas famílias. Uma das dificuldades dos pais com crianças especiais é encontrar programas de verão capazes de responder aos desafios que levantam estas crianças.

A PARADA DOS PASSARULHOS EM ÉVORA

Todos os domingos de Agosto, os finais de tarde, entre as 17h00 e as 19h00, do Parque Infantil do Jardim Público de Évora são animados pela parada de Passarulhos, marionetas gigantes aviformes e ruidosas, conduzidas por um pastor de pássaros que as levará, e ao público presente, ao grande objectivo: o ninho. Esta animação é inspirada na mais recente criação da companhia PIMTeatro e inclui uma Oficina com Asas, que antecede a parada e é aberta à participação das crianças e pais presentes.

TRADIÇÃO, BESTAS, CARROÇAS E O BANHO DE SÃO ROMÃO EM SANTO ANDRÉ

A recriação do Banho de São Romão, uma tradição nascida num tempo que ninguém sabe precisar, volta a ser o ponto alto das festas tradicionais da Costa de Santo André, em Grândola, onde "os homens arregaçavam as calças e as mulheres as saias" e iam ao banho, numa praia cheia de gente vinda de toda a região, em carroças puxadas por bestas, onde se partilha o alimento, se dança no areal e se desfila num cortejo etnográfico magnífico.

OURIQUE CELEBRA 878 ANOS DA VITÓRIA CONTRA OS ÁRABES

Passam este ano 878 anos da Batalha de Ourique, que opôs os exércitos de D. Afonso Henriques a um exército islâmico liderado por Esmar que, segundo a tradição, seria muito maior mas que ainda assim foi derrotado, resultando no chamado "Milagre de Ourique". Histórias à parte, a vitória de Afonso Henriques nesta batalha associa-se à própria aclamação deste como Rei pela nobreza guerreira, o que, como se sabe, fez de nós aquilo que somos hoje enquanto país.

Páginas