Está aqui

Teatro

VELHO SALÃO CENTRAL EM ÉVORA VAI SER DEDICADO ÀS ARTES

O velho e degradado Salão Central em Évora conta com 2,5 milhões de euros para recuperar a glória de outrora ao ser transformado num espaço polivalente, dedicado às artes, com sala de ensaios e sala de espectáculos.

O projecto de reabilitação vai ser levado à próxima reunião de Câmara, a candidatura a fundos comunitários é apresentada em maio e integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Évora, já assinado com o programa operacional Alentejo 2020.

Segundo a autarquia o projeto conta com um miradouro e cafetaria no terraço e vai ter elevador.

CASTRO VERDE TEM UMA PRIMAVERA QUE DÁ ARTE

A Primavera em Castro Verde começou no dia 21 de…. abril. Foi esse o dia em que iniciou a "Primavera no Campo Branco 2017" e que ficou marcada com o concerto que juntou no palco do cine-teatro municipal o Coro Polifónico de Castro Verde, alunos do Conservatório, o Grupo Coral "Os Cardadores" da Sete, o acordeonista Tiago Rodrigues, o tocador de viola campaniça David Pereira e a dupla Rui Santana & Filipe Pilar.

Haverá sempre animação, cultura e arte em Castro Verde, durante todos os fins de semana, até 21 de maio.

BEJA IMPONENTE, SEDUTORA E EXÓTICA

Imponente, sedutora e exótica. Poderíamos descrever assim a Beja recriada por três dias em junho.

Beja volta a celebrar os tempos de grandeza e imponência da antiga Pax Julia, quando Roma e o Império Romano dominavam o "mundo Conhecido". São três dias, entre 2 e 4 de junho, de recriação da vida da cidade nesse tempo, que ocupa sobretudo o Centro Histórico da cidade alentejana.

BATALHA DOS ATOLEIROS RECRIADA EM FRONTEIRA

Há 633 anos, 6 de abril de 1384, entre Fronteira e Sousel, no sitio pantanoso de Atoleiros, deu-se uma batalha que viria a ser conhecida com o nome do local: a Batalha dos Atoleiros.

O Condestável Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar de esta ser em maior número, utilizando, pela primeira vez, a tática do quadrado e que viria a repetir em Aljubarrota, cerca de um ano depois, e que permitiu vencer ambas as batalhas contra as tropas castelhanas.

BONECOS DE SANTO ALEIXO CELEBRAM TEATRO COM PORTA ABERTA

As tradicionais marionetas alentejanas, “Os Bonecos de Santo Aleixo” querem celebrar Dia Mundial do Teatro, amanhã e querem fazê-lo consigo.

Para tal, o Teatro Garcia de Resende, em Évora, receberá o espetáculo o 'Auto da Criação do Mundo”, pelas 21:30h, e que terá entrada gratuita, numa iniciativa do Cendrev - Centro Dramático de Évora.

 

Imagem de lifestyle.sapo.pt

A FESTA E OS FOLGUEDOS DO POVO NO ALENTEJO, NO CASAMENTO DE COLOMBO

O “Anúncio dos banhos e do noivado entre a filha do Capitão Donatário de Porto Santo, Filipa Moniz e Cristóvão Colombo”, “a festa e os folguedos do povo” e “as Bodas e o Esposamento de Cristóvão Colombo” são algumas das recriações que a Feira Medieval de Vila Ruiva, na Cuba, no Baixo Alentejo, encena nos dias 24, 25 e 26 de março.

Os visitantes vão encontrar uma “Vila Ruiva Medieval”, cheia de animação e convívio cujo objetivo é dar a conhecer ao público, residente e visitante, a vivência quotidiana na Idade Média.

MÉRTOLA CHEIA DA BOA CULTURA ISLÂMICA EM MAIO

Mértola volta a vestir-se da cor, cheiros e sabores que povoavam há séculos o seu quotidiano. A magia do 9.º Festival Islâmico regressa às ruas do Centro Histórico entre 18 e 21 de maio, onde a herança islâmica da Vila-Museu mistura-se com mercadores e artesãos vindos da bacia do Mediterrâneo, numa celebração cultural única.

A 9.ª Edição do Festival Islâmico volta a apostar no mercado de rua – souk, na música, nas exposições, nas conferências, no teatro e na gastronomia.

Imagem de capa da aputadacarraca.blogspot.pt

TARTUFO DE MOLIÉRE EM VIANA DO ALENTEJO

A Companhia de teatro A Barraca apresenta no próximo dia 18 de março o “Tartufo” no Cineteatro Vianense, às 21h30, em Viana do Alentejo. A iniciativa enquadra-se no projeto municipal "Alentejo em Cena", dedicada à arte cénica no concelho e leva ao palco a peça encenada por Hélder Costa, “Tartufo”, uma das mais célebres comédias de Moliére.

"Tartufo" conta com as interpretações  de Maria do Céu Guerra, também responsável pela cenografia e figurinos, João Maria Pinto, Sónia Barradas e Carolina Parreira, entre outros.

ALENTEJO INVADIDO PELO FITA

De 10 a 25 de março, o FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo, vai estar em sete cidades alentejanas. Beja, Portalegre, Grândola, Santiago do Cacém, Elvas, Serpa e Campo Maior integram este ano este festival maior e que conta com 16 companhias teatrais.

CANTE ALENTEJANO TEM GRUPO EM PARIS

A distinção do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, em 2014, trouxe um relevância e popularidade crescente.

Evidência disso foi o surgimento na capital francesa, Paris, de um grupo de Cante Alentejano, com pessoas de várias nacionalidades, os "Cantadores de Paris" fruto de uma criação para uma peça de teatro.

Páginas