6 Maio 2024      09:52

Está aqui

Ljubomir Stanisic lança marca com vinhos alentejanos

O famoso chef Ljubomir Stanisic acaba de lançar uma marca de vinhos, chamada Mestiço, que conta com 10 referências de várias regiões, entre as quais se encontra o Alentejo, revela o jornal Expresso.

Segundo a mesma fonte, os vinhos da marca, criados por Ljubomir, resultam de parcerias estabelecidas com diversos enólogos e produtores: Luís Louro e Inês Capão, da Adega Monte Branco, Mateus Nicolau de Almeida e Teresa Ameztoi, da Mateus Nicolau de Almeida, e Luís Pedro Cândido, Dirk e Daniel Niepoort, da Niepoort.

Os nomes escolhidos para os vinhos foram Mestiço Bravo, Viçoso, Bruto, Sólido, Curioso, Atrevido, Perigoso, Amoroso e Raro.

No Alentejo, na Adega Monte Branco, foram criados cinco vinhos: os brancos Curioso e Atrevido e os tintos Perigoso, Amoroso e Raro. No Douro, Ljubomir criou, em conjunto com a família Niepoort, os brancos Mestiço Bravo e Viçoso e o tinto Maduro. Já no Côa, nasceram da parceria com Mateus Nicolau de Almeida o branco Bruto e o tinto Sólido. 

“Uns são mais simples, outros mais complexos, uns clássicos, outros punk”, afirma Ljubomir Stanisic, citado pelo jornal, revelando, durante a primeira prova de alguns destes vinhos, que são “todos fora da caixa, alguns malucos, como eu”.

Para o conhecido chef, “Mestiço é vinho e é gente. Que ama e odeia, que ri e que chora. Que dança e se espanta. Mestiço é vida certamente. E o que é a vida sem gente? Sem partilha, sem mistura? É triste figura. Sejamos Mestiço. Sempre, a todas as horas do dia – e sem moderação”, pode ler-se em comunicado, também citado pelo Expresso. 

E já não falta muito tempo para que os copos se encham: no próximo dia 10 de maio (sexta-feira), entre as 17:00 e as 23:00, vão estar n’A Praça do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, os vinhos Mestiço e a música do DJ e produtor henriq (Zen Baboon).

O lançamento dos vinhos Mestiço surge integrado na quarta edição do Volume, uma “festa que celebra o vinho, o elege como a bebida perfeita para dançar, numa experiência que liga a enologia à música, unindo produtores e músicos portugueses, juntos em nome da celebração e da criatividade”, revela o mesmo documento. Todos os produtores que fazem parte do projeto estão também convidados para uma conversa, que conta com a moderação da jornalista e realizadora Mónica Franco.

O chef Ljubomir, que lidera os restaurantes lisboetas 100 Maneiras (que conta com uma estrela Michelin), Bistro 100 Maneiras e Carnal, prepara-se também para voltar ao pequeno ecrã e à antena da SIC, com um novo programa, intitulado Hotel Hell, um formato destinado a ajudar proprietários de hotéis, residenciais, pousadas ou alojamentos locais. Este programa é baseado num formato com o mesmo nome, que foi criado, apresentado e narrado pelo chef Gordon Ramsay e que foi para o ar pela primeira vez em 2012, nos Estados Unidos da América.

A data de estreia do novo programa de Ljubomir Stanisic ainda não é conhecida, embora seja expectável que integre a grelha de programação da SIC a partir do mês de setembro. 

 

Fotografia de nit.pt