Alentejo Central

ILUSTRAÇÃO INFANTIL DINAMIZA CASTELOS ALENTEJANOS

A exposição de ilustração infantil patente desde o dia 24 de março no Castelo de Viana do Alentejo, no Alentejo Central, resulta de um projeto educativo iniciado em 2009 destinado a crianças do 1º ciclo. Baseado em duas histórias infantis de Teresa Varatojo, criadas, especialmente, para integrar propostas de dinamização de dois monumentos históricos, os Castelos de Viana do Alentejo e de Evoramonte, este projeto serviu de base para o trabalho de Sandro Parreira, formado em pintura pela Universidade de Évora.

MARCELO REBELO DE SOUSA EM ÉVORA

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai estar em Évora no próximo dia 30 de março para receber com Honras de Estado, Michelle Bachelet, Presidente do Chile. O encontro entre os dois Chefes de Estado acontece no dia 30, na Praça do Giraldo. Marcelo Rebelo de Sousa participará ainda na entrega do Doutoramento Honoris Causa à Presidente do Chile, atribuído pela Universidade de Évora.

Imagem de capa da portalsplishsplash.com

ÉVORA ATRIBUI DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA A PRESIDENTE DO CHILE

A Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, que vai estar em visita de Estado ao nosso país a 30 e 31 de março, vai receber o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora, por considerar que Michelle Bachelet é "detentora de um percurso político excecional, de uma carreira profissional de medicina da maior relevância social e de uma notável dedicação ao bem-estar do povo chileno", acrescentando ainda que a vida de Michelle Bachelet, tem sido "pautada pela luta pela Liberdade e pela Democracia e, em particular, pelos Direitos Humanos, com o foco especialmente direcionado

142 MIL EUROS EM NOVO CENTRO DE ACOLHIMENTO TURÍSTICO EM MONSARAZ

A vila medieval de Monsaraz, no Alentejo Central, vai ter um centro de acolhimento turístico no edifício da Casa da Universidade de Évora e uma extensão desse centro na Casa da Roda/Casa do Berço, que recolheu durante séculos as crianças abandonadas da vila e que transmitirá aos visitantes essas memórias.

A Casa da Universidade de Évora vai receber obras de adaptação e beneficiação geral do edifício e do jardim com vista para o Grande Lago Alqueva, que será transformado em espaço de artes, num investimento de cerca de 142 mil euros.

PERSEVERANÇA E CRIATIVIDADE

Estavamos no final do verão de 2015 quando entrevistámos pela primeira vez as promotoras de uma ideia que revolucionou a abordagem ao capote alentejano tradicional. Mulheres, dinâmicas e criativas que reinventaram o conceito tradicional de capote alentejano como peça de vestuário feminino e que se tem afirmado em grande parte devido ao seu design atrativo.

APOIOS AO EMPREENDEDORISMO SOCIAL APRESENTADOS EM ÉVORA

Os instrumentos de financiamento para iniciativas de inovação e empreendedorismo social são apresentados no próximo dia 19 de abril, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora. A iniciativa decorre de um protocolo entre esta Fundação eo Governo, para a dinamização do Empreendedorismo, Inovação e Investimento Social no Alentejo.

VIANA DO ALENTEJO ESTÁ A FORMAR FUTUROS OLEIROS

São 16 pessoas, 9 mulheres e 7 homens das três freguesias do concelho de Viana do Alentejo que vão formar-se a partir de abril em olaria tradicional, aliando a tradição à modernidade, com a responsabilidade de valorizar e preservar a identidade cultural local.

VENDAS NOVAS VAI TER EQUIPA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE

O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, preside hoje, dia 23 de março, às 16h00, à Cerimónia de Assinatura do Protocolo da criação da Equipa de Intervenção Permanente (EIP) entre a Câmara Municipal de Vendas Novas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas. A cerimónia terá lugar nos Paços do Concelho, em Vendas Novas.

ZORRINHO VENCE MEP AWARD 2017

Carlos Zorrinho foi eleito melhor deputado do Parlamento Europeu na categoria mercado único digital.

Após ter sido nomeado pelos "stakeholderes" para a "short list" dos três melhores deputados do Parlamento Europeu no domínio do Mercado Único Digital, numa iniciativa da publicação "The Parliament Magazine", Carlos Zorrinho foi designado o melhor deputado europeu nesse domínio por um painel de especialistas, tendo recebido o MEP AWARD 2017 em gala pública realizada ontem. 

MONSARAZ NATUR TRAIL DISPUTADO POR 1300 ATLETAS

A corrida pedestre Monsaraz Natur Trail que decorre no concelho de Reguengos de Monsaraz a 26 de março conta com a participação de 1300 atletas, segundo comunicado da autarquia. Vindos de Espanha, Inglaterra, Brasil e um pouco de todo o país, os atletas vão competir em provas de 44, 22 e 10 quilómetros e numa caminhada de 8 quilómetros.

Páginas