Alentejo Central

R4 EM TERRAS DE MACHEDE

TERTÚLIA R4 - ENCONTRO INFORM4L EM TERRAS DE MACHEDE

São Miguel de Machede, 22 de Janeiro, 10:30 – assim começava a temporada de 2017 dos "Eat-inerários Slow no Alentejo, em R4", com um calmo encontro informal que juntou cerca de uma dezena de R4 em São Miguel de Machede, pequena vila que tão bem recebera a caravana em Outubro passado.

ÉVORA: ESTE ENCONTRO EMPRESARIAL DISPENSA FATOS E GRAVATAS

A cidade de Évora recebeu ontem o seu primeiro Afterwork Meeting. Trata-se de um encontro de empresários, empreendedores e estudantes, depois de um dia de trabalho, para "beber um copo", trocar experiências e contatos, fazer novas amizades e rede.

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE 9 UNIVERSIDADES ASSINADO EM ÉVORA

Nove Universidades portuguesas assinaram ontem, na Universidade de Évora, um Acordo de Cooperação para criação da Rede Nacional de Escolas Doutorais (RnED) e que envolve as universidades de Aveiro, Beira Interior, Évora, Madeira, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Universitário de Lisboa.

MONSARAZ RECEBE FORMULA WINDSURFING SERIES 2017

O Centro Náutico de Monsaraz, nas águas do Alqueva, recebe entre 25 e 28 de fevereiro, entre as 12h e as 18h, a primeira prova do campeonato nacional Formula Windsurfing Series 2017.

Trata-se da CARMIM Monsaraz/Lago Alqueva 2017, a primeira prova do campeonato nacional Formula Windsurfing Series 2017. Nesta competição, que integra também o Ranking Ibérico de Águas Interiores, vão participar 32 velejadores da Península Ibérica, entre os quais os atuais campeões de Portugal e de Espanha, nomeadamente Miguel Martinho e Fernando Martínez.

PORTEL É CONVIDADO DE OURIQUE NA FEIRA DO PORCO ALENTEJANO

Já decorrem os trabalhos de preparação da XI edição da Feira do Porco Alentejano, em Ourique, no Baixo Alentejo, entre os dias 23 e 26 de março e Portel, do Alentejo Central, é o município convidado do certame.

A organização justifica este convite com base no facto de ambos partilharem de uma base de economia comum, suportada no montado como "sistema fundamental para a afirmação do Mundo Rural e das Economias Locais".

BOMBEIROS LEVAM CRIANÇAS DE MOURÃO A VER NEVE PELA PRIMEIRA VEZ

Fica provado que os bombeiros, que têm a missão extraordinária de salvar vidas e bens, conseguem ir sempre um pouco mais além com o seu espírito altruísta e fazer sorrir por exemplo, crianças que nunca tinham visto neve. A história conta-se com poucas palavras. A maioria das crianças de Mourão, do Distrito de Évora, que frequentam a escolinha de infantes e cadetes dos bombeiros voluntários, nunca haviam visto neve.

REGUENGOS E BÉNI MELLAL (MARROCOS) COM ACORDO BILATERAL

O Município de Reguengos de Monsaraz (Évora) e a região de Béni Mellal – Khénifra, em Marrocos, vão assinar um acordo de cooperação nas áreas do turismo, agricultura, conservação do património, recursos hídricos, ação social, proteção ambiental e formação profissional. A parceria definirá um programa anual para execução, vai envolver sector privado e sector público das duas regiões e terá uma duração de 5 anos.

VILA VIÇOSA: PATRIMÓNIO ESQUECIDO PRECISA DA NOSSA AJUDA

Chama-se Tiago Salgueiro, nasceu em Évora em 1975, é licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Museologia pela Universidade de Évora, é Técnico Superior no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança desde 2006, autor de inúmeras obras históricas e quer salvar a história da Torre do Cabedal e de Pomar D'El Rei, desde o período romano, até aos nossos dias.

CATARINA MARTINS EM ESTREMOZ

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, vai estar no próximo sábado, 25, em Estremoz para uma iniciativa em torno da deficiência. A líder do BE estará acompanhada pelo deputado Jorge Falcato e na agenda conta com uma arruada no Mercado de Estremoz (11h00) e uma sessão pública para debater "Deficiência e Vida Independente"(16h00) com Hernâni Matos e Sara Martins, na Casa de Estremoz, no Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz.

Imagem de capa de esquerda.net

 

 

MARIONETAS DE TODO O MUNDO NA VILA MEDIEVAL DE MONSARAZ

Trata-se de uma exposição de Maurício Rebocho, o marionetista e coleccionador e que apresenta ao público mais de uma centena de marionetas vindas um pouco de todo o mundo, algumas tão raras que levaram ao artista mais de duas décadas a adquirir. Falamos de marionetas de Myanmar e as marionetas de sombras de Java, na Indonésia.

Páginas