Está aqui

Educação

ILUSTRAÇÃO INFANTIL DINAMIZA CASTELOS ALENTEJANOS

A exposição de ilustração infantil patente desde o dia 24 de março no Castelo de Viana do Alentejo, no Alentejo Central, resulta de um projeto educativo iniciado em 2009 destinado a crianças do 1º ciclo. Baseado em duas histórias infantis de Teresa Varatojo, criadas, especialmente, para integrar propostas de dinamização de dois monumentos históricos, os Castelos de Viana do Alentejo e de Evoramonte, este projeto serviu de base para o trabalho de Sandro Parreira, formado em pintura pela Universidade de Évora.

ÉVORA ATRIBUI DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA A PRESIDENTE DO CHILE

A Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, que vai estar em visita de Estado ao nosso país a 30 e 31 de março, vai receber o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora, por considerar que Michelle Bachelet é "detentora de um percurso político excecional, de uma carreira profissional de medicina da maior relevância social e de uma notável dedicação ao bem-estar do povo chileno", acrescentando ainda que a vida de Michelle Bachelet, tem sido "pautada pela luta pela Liberdade e pela Democracia e, em particular, pelos Direitos Humanos, com o foco especialmente direcionado

MEDRONHO, VIOLA CAMPANIÇA E DANÇA EM VILA NOVA DE MILFONTES

As Jornadas Escolares 2017 do município de Odemira, feitas em parceria com a ACAL - Associação para a Ciência do Alentejo Litoral e a Universidade de Évora levam amanhã, 28 de março, às 21h00, ao Salão da Capela do Colégio de Nossa Senhora da Graça, Vila Nova de Milfontes uma animada tertúlia científica, aberta a toda a comunidade, e que abordarão temas como o medronho, a viola campaniça e a dança.

"PRIMAVERA LITERÁRIA BRASILEIRA" VISITA ÉVORA

Já na sua quarta edição, a “Primavera Literária Brasileira” (“Printemps Littéraire Brésilien") vai passar por Évora na sua edição 2017.

Também com passagens por Lisboa, Óbidos e Sintra, este espaço de promoção e discussão literária em torno da língua e cultura lusófona, já começou, na Sorbonne, em Paris, na passada semana, e chega a Portugal no dia 30 de março e, além de Portugal, terá presença em França, Bélgica e Espanha, como avança a Lusa.

IX APRENDER NO ALENTEJO 2017

Em maio, a 25 e 26 de maio de 2017, o Alentejo volta a debater a Educação; é o IX Aprender no Alentejo - Encontro Regional de Educação e que terá lugar na Universidade de Évora.

Nesta nona edição serão dois os temas em destaque:  a rede de qualificação e a sua relação com o território alentejano, a sua demografia e o seu desenvolvimento social e económico (primeiro dia); a educação e a qualificação dos adultos (segundo dia).

UNIVERSITÁRIOS ALENTEJANOS NA FASE FINAL DE SEVENS

A Associação Académica da Universidade do Évora (AAUE) – a par da Associação Académica da Universidade do Minho – já garantiu a presença na fase final do Campeonato Nacional Universitário de Rugby Sevens, a 24 de abril e 5 de maio, em Coimbra.

Na Covilhã, os estudantes da academia eborense venceram sete jogos e só perderam uma vez, tendo garantido o primeiro lugar desta jornada Concentrada com recurso à diferença de pontos.

 

Imagem de fadu.pt

PRÉMIO NOBEL DA PAZ NO ALENTEJO

Mohamed Fadhel (ao centro na foto), advogado tunisino e um dos prémio Nobel da Paz em 2015, vai estar no Alentejo, em Ponte de Sor, para a conferência “Transição democrática na Tunísia: realidade e perspetivas”.

A iniciativa perntence à Associação Sete Sóis Sete Luas e à Câmara Municipal e vai realizar-se no dia 1 de abril, pelas 16:30h, no Teatro Cinema Municipal.

Mohamed Fadhel foi eleito prémio Nobel por ser um dos membros do designado “Quarteto para o diálogo nacional da Tunísia” e que teve um papel decisivo para a cosntrução da democracia tunisina.

 

BIBLIOTECA DE ÉVORA COMEMORA 212 ANOS

Hoje, sábado, 25 de março, Biblioteca Pública de Évora celebra 212 anos, o que a torna na mais antiga biblioteca pública do país.

Para celebrar, a biblioteca tem um programa vasto e variado e quer celebrar consigo:

 10h30 | Visita guiada para os elementos do grupo ÉvoraSketchers, que irão desenhar a Biblioteca durante o dia.

10h30 | TuuTuu - Teatro sensorial para bebés e crianças até 3 anos - AGORA Teatro. Inscrições limitadas.

VIANA DO ALENTEJO ESTÁ A FORMAR FUTUROS OLEIROS

São 16 pessoas, 9 mulheres e 7 homens das três freguesias do concelho de Viana do Alentejo que vão formar-se a partir de abril em olaria tradicional, aliando a tradição à modernidade, com a responsabilidade de valorizar e preservar a identidade cultural local.

PRÉMIO ENCONTROS LITERÁRIOS DO ALENTEJO 2017

O Prémio “Encontros Literários do Alentejo” 2017 - ELA 2017 -  é uma iniciativa da ASSESTA – “Associação de Escritores do Alentejo”, em parceria com o Município de Odemira, e que irá ser entregue em São Teotónio, nos dias 2 e 3 de junho, na iniciativa com o mesmo nome.

Ao ELA 2017 podem concorrer todos os alunos do Ensino Secundário e Profissional de escolas situadas na região Alentejo, o prémio pretende distinguir trabalhos inéditos na modalidade de conto, sendo que o tem deste ano é o “Alentejo”.

O prazo para receção dos trabalhos a concurso termina a 30 de abril.

Páginas