Está aqui

Educação

ALENTEJO JÁ TEM UM MUSEU NACIONAL

O Conselho Nacional de Cultura já aprovou as propostas do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e que pretendia que os Museus de Évora e de Conímbriga ganhassem o estatuto de museus nacionais.

No caso do Museu de Évora, passará a ter a designação de Museu Frei Manuel do Cenáculo, o fundador e arcebispo de Évora (1724-1815) e torna-se também no primeiro Museu Nacional a sul do rio Tejo.

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE 9 UNIVERSIDADES ASSINADO EM ÉVORA

Nove Universidades portuguesas assinaram ontem, na Universidade de Évora, um Acordo de Cooperação para criação da Rede Nacional de Escolas Doutorais (RnED) e que envolve as universidades de Aveiro, Beira Interior, Évora, Madeira, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Universitário de Lisboa.

PONTE DE SOR LANÇA 11.º PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ LUÍS PEIXOTO

O município de Ponte de Sor, no Alto Alentejo, já abriu a 11.ª edição do “Prémio Literário José Luís Peixoto”, que homenageia o patrono, natural de Ponte de Sor e icentiva a criatividade literária entre os jovens.

O “Prémio Literário José Luís Peixoto” é um concurso de âmbito internacional, aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa, e ainda a cidadãos naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa. 

BOMBEIROS LEVAM CRIANÇAS DE MOURÃO A VER NEVE PELA PRIMEIRA VEZ

Fica provado que os bombeiros, que têm a missão extraordinária de salvar vidas e bens, conseguem ir sempre um pouco mais além com o seu espírito altruísta e fazer sorrir por exemplo, crianças que nunca tinham visto neve. A história conta-se com poucas palavras. A maioria das crianças de Mourão, do Distrito de Évora, que frequentam a escolinha de infantes e cadetes dos bombeiros voluntários, nunca haviam visto neve.

VILA VIÇOSA: PATRIMÓNIO ESQUECIDO PRECISA DA NOSSA AJUDA

Chama-se Tiago Salgueiro, nasceu em Évora em 1975, é licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Museologia pela Universidade de Évora, é Técnico Superior no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança desde 2006, autor de inúmeras obras históricas e quer salvar a história da Torre do Cabedal e de Pomar D'El Rei, desde o período romano, até aos nossos dias.

ALCÁCER DO SAL ENCHE-SE DE CRIANÇAS PARA CELEBRAR O CARNAVAL

As ruas de Alcácer do Sal enchem-se na próxima sexta-feira, 24, com os desfiles carnavalescos infantis. A iniciativa, que é uma parceria do Município de Alcácer do Sal em articulação com a Oficina da Criança, Agrupamento de Escolas de Alcácer, Centro Infantil Universo da Brincadeira, ADT e Centro Cultural dos bairros de S.

MINIBASKET JUNTA 200 CRIANÇAS EM ELVAS

A cidade de Elvas recebe hoje, no Pavilhão Desportivo Municipal, o II Torneio Internacional de Minibasquete "Elvas Cidade Fortaleza".

Abrangendo crianças com idade entre os 6 e os 11 anos, este torneio contará com mais de duas centenas de atletas participantes, que representam várias associações desportivas portuguesas e espanholas.

 

A organização pertence à secção de Basquetebol de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos.

 

Imagem de fiba.com

MARIONETAS DE TODO O MUNDO NA VILA MEDIEVAL DE MONSARAZ

Trata-se de uma exposição de Maurício Rebocho, o marionetista e coleccionador e que apresenta ao público mais de uma centena de marionetas vindas um pouco de todo o mundo, algumas tão raras que levaram ao artista mais de duas décadas a adquirir. Falamos de marionetas de Myanmar e as marionetas de sombras de Java, na Indonésia.

ESCOLA ANDRÉ DE GOUVEIA EM ÉVORA NECESSITA DE INTERVENÇÃO URGENTE

O deputado António Costa da Silva, eleito pelo PSD por Évora fez um apelo ao Ministro da Educação para a necessidade de uma "intervenção urgente e estruturante" na Escola Secundária André de Gouveia, construída em 1978 e a "necessitar de obras urgentes".

Costa da Silva traço um quadro negro das condições naquela escola, com "infiltrações da chuva, de canalizações em rutura, de curtos circuitos por problemas elétricos, com os estragos sucessivos em servidores e computadores e perda importante de documentação".

A DIVERSA E MARAVILHOSA ESCOLA QUE É O ALENTEJO

Didáticas do Alentejo, o livro que vai ser lançado no próximo dia 22 de fevereiro, em Évora, organizado pelos Professores Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico "constitui uma viagem pelo universo educacional do Alentejo, onde coexistem o rigor e criatividade das instituições de ensino superior, os ambientes formais das escolas, os contextos organizados e participados das instituições da sociedade civil, os ambientes mais íntimos das famílias e as circunstâncias informais das ruas e dos largos".

Páginas