Está aqui

Fotografia

O DIA EM QUE AS LAGOAS SE ABREM AO MAR NA COSTA ALENTEJANA

O processo denomina-se "rompimento da barra arenosa que separa do mar o corpo lagunar" das Lagoas de Melides em Grândola e de Santo André em Santiago do Cacém e acontece no próximo dia 27 de março. A primeira às 16h00 e a segunda às 17h00.

UM MICRO MUNDO EM EXPOSIÇÃO MACRO

Em Odemira, na Biblioteca Municipal José Saramago, vai estar patente ao público, de 18 de março a 13 de abril, a exposição de fotografia “Mundo Macro”, de José Pacheco, um fotógrafo de natureza.

“Mundo Macro” junta as duas paixões do autor – fotografia e natureza – e pretende mostrar o mundo em miniatura que nos rodeia.

SECRETÁRIO DE ESTADO VEM APRESENTAR PLANO PARA O AMBIENTE

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, vai estar presente no próximo dia 13 de Março, pelas 17.30 horas, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, para a apresentação do Plano Regional de Fiscalização Ambiental - Alentejo 2017.

GUARDIÃ DOS CÉUS ALENTEJANOS VENCE PRÉMIO INTERNACIONAL

Chama-se Apolónia Rodrigues, é especialista em Gestão e Planeamento em Turismo, apaixonada pelo Alentejo e pelo céu. Tanto que criou em 2008 a Dark Sky®Alqueva.

Desde então tem dedicado todo o seu trabalho a alertar instituições públicas, privados e público em geral para os efeitos negativos e impactos da poluição luminosa através da criação de um verdadeira área de observação de estrelas em Alqueva.

NO DIA EM QUE A LAGOA DE SANTO ANDRÉ É ABERTA AO MAR

Todos os anos, sempre próximo do equinócio da primavera, dá-se um momento extraordinário na Lagoa de Santo André, no Litoral Alentejano. Falamos do dia em que a Lagoa é aberta ao mar, para a renovação da água da lagoa, a limpeza e lavagem do seu fundo e a entrada de algumas espécies piscícolas, com destaque para os alvins e as enguias. Este ano a abertura da lagoa está prevista para o dia 27 de março, às 17h00, e é feita pela Agência Portuguesa do Ambiente.

ÉVORA: EMOÇÕES E PATRIMÓNIO EM CRIANÇAS PARA SEMPRE

“Crianças para sempre” é o tema da exposição de fotografia de Joaquim Carrapato, que reuniu 23 crianças do 4.º ano do Jardim de Infância/Escola Básica dos Canaviais, em Évora, no mesmo projeto.

ARTE E CULTURA COM ERVAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS

São as ervas Aromáticas e Medicinais que dão o mote a um programa cultural da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora e da Biblioteca da Universidade de Évora.

Até 31 de janeiro, estará patente na Biblioteca do Polo Universitário Colégio de Luís António Verney, a exposição de Fotografia de Isolina Lages; de 6 a 17 de fevereiro estarei patente na Biblioteca do Polo da Mitra.

TODOS OS AQUEDUTOS VÃO DAR A MOURA

De 14 de janeiro a 17 de março, grande parte dos aquedutos nacionais estar no Museu Municipal de Moura na Exposição “Aquedutos de Portugal”.

Esta é uma exposição de fotografia de Pedro Inácio e que destaca alguns dos muitos aquedutos nacionais, verdadeiras obras primas da engenharia e símbolos da história nacional.

Esta exposição conta com o apoio do Museu da Água e da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. e já esteve patente em vários locais, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

ENCONTRO NATALÍCIO EM TERRAS DE MONTEMOR-O-NOVO

Texto: Victor Lamberto  |   Fotografias: J.S. Santos & V. Lamberto

“LUZ E NUS” EM MONSARAZ

Na vila medieval de Monsaraz, estará exposta até 29 de janeiro, a exposição “Luz e Nus” de António Villar de Souza, na Igreja de Santiago – Galeria de Arte.

A organização é do Município de Reguengos de Monsaraz e esta exposição integrada o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto. Pode ser visitada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h30.

Páginas