Está aqui

Sociedade

Elvas: Carros militares do 25 de Abril voltam a “viver” Revolução

São 14 veículos militares, ficaram na história a 25 de Abril de 1974 e, após vários anos de abandono, ganharam “uma nova vida”, graças a trabalhos de restauro, missão que vai continuar a ser desenvolvida por uma associação, noticia a agência Lusa.

Mês de março chuvoso retirou Alentejo de situação de seca

O Alentejo e o Algarve já não se encontram em situação de seca meteorológica, depois de um mês de março “normal em relação à temperatura de ar e muito chuvoso”, revelou, esta semana, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo Sul Informação. 

Ermidas-Sado: Cineteatro Vitória reabre após obras de 1,4 ME

É amanhã, sábado (20), que o Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, concelho de Santiago de Cacém, volta a abrir ao público, após a conclusão de obras de requalificação que representaram um investimento de 1,4 milhões de euros, divulgou a câmara municipal.

De acordo com a agência Lusa, as obras de requalificação deste equipamento cultural, que encerrou nos anos 80 do século XX, resultaram de um acordo firmado, no ano de 2019, entre o município de Santiago do Cacém e o Grémio Ermidense 1.º de Agosto, com o objetivo de recuperar este edifício icónico da freguesia.

Alandroal promove diversas iniciativas para assinalar os 50 anos do 25 de Abril

O município de Alandroal está a preparar, com as quatro juntas de freguesia e com associações do concelho, “um conjunto alargado de iniciativas” para comemorar os cinquenta anos do 25 de Abril, no final deste mês, mas também nos próximos meses.

O programa cultural inclui música, com as atuações de Jorge Fernando, na quarta-feira (24), Rui Veloso, na quinta-feira (25), e Jüra e Kura, no sábado (27).

Isabel Stilwell vai estar em Reguengos de Monsaraz

A 25.ª edição da Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz começa amanhã, sábado (20), e decorre até ao domingo do fim de semana seguinte (28), no Parque da Cidade, estando aberta ao público todos os dias, entre as 14:00 e as 21:00, revelou o município, acrescentando que a abertura oficial do evento está marcada para as 15:30 de amanhã, dia que fica também marcado pela inauguração da exposição “Vida e Obra de Alexandre O’Neill”, que assinala o centenário do seu nascimento, e pela atuação de Hugo Soft.

Reguengos de Monsaraz investe 39 mil euros em ecopontos domésticos

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz acaba de iniciar uma campanha sobre reciclagem doméstica, intitulada “Quem ama, cuida. Quem cuida recicla”, que visa a entrega, porta-a-porta, de cinco mil ecopontos domésticos.

Em comunicado, a autarquia explica que a campanha envolve um investimento de 39 mil euros e tem o apoio da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, sendo cofinanciada em 55% pela Sociedade Ponto Verde.

Alcácer do Sal revela fotos inéditas do dia 25 de Abril de 1974

O município de Alcácer do Sal vai inaugurar, no próximo dia 21 de abril, a exposição “VEJAM BEM, Alcácer numa praça de GENTE madura”, que irá revelar fotos inéditas do dia 25 de Abril de 1974 na vila de Alcácer do Sal, mostrando o que aconteceu nesse dia e como Alcácer e as suas gentes receberam a revolução.

Em comunicado, a autarquia refere que “estas fotos marcantes serão também acompanhadas por nomes expostos dos alcacerenses que tiveram vontade e ação para que este dia acontecesse”.

Comunidade do Alto Alentejo deposita flores no busto de Salgueiro Maia

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai depositar hoje, quinta-feira, uma coroa de flores junto ao busto de Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, terra natal deste capitão de Abril, para comemorar 50 anos da Revolução dos Cravos.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a CIMAA indicou que as comemorações em Castelo de Vide têm inicio pelas 15:00, com a deposição da coroa de flores junto ao busto de Salgueiro Maia, no Parque 25 de Abril.

Integração de migrantes discutida no Alentejo Central

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) promoveu, no passado dia 11 de abril, uma sessão informativa intitulada “Integração e Inclusão de Migrantes”, dirigida aos Técnicos e Eleitos dos municípios do Alentejo Central.

Em comunicado, a CIMAC refere que “o número de migrantes em Portugal tem vindo a crescer nos últimos anos, registando-se também este aumento no Alentejo Central, o que que traz ao território um conjunto de desafios e de oportunidades que são necessários identificar e trabalhar, por forma a serem criadas políticas locais de acolhimento e integração”.

60 ha em Sines destinados a hidrogénio e amoníaco verdes

O consórcio internacional MadoquaPower2X (MP2X) adquiriu mais 60 hectares de terrenos na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) para a instalação das unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.

Páginas