Está aqui

Sociedade

LITORAL ALENTEJANO É PILOTO EM PROJETO EUROPEU

Trata-se do projeto WETNET – Gestão coordenada e networking das zonas húmidas do Mediterrâneo e que escolheu a Lagoa de Melides, no Litoral Alentejano como área piloto para integrar em Portugal.

O projeto - aprovado e financiando no âmbito do Programa INTERREG (MED) – engloba 10 parceiros de 6 Estados Membros - Itália, Portugal, Espanha, França, Malta e Eslovénia.

O projeto, em Portugal, envolve a RCDI - Rede de Competências para o Desenvolvimento e a Inovação, em colaboração com a Câmara Municipal de Grândola.

AGRICULTURA: SECRETÁRIO DE ESTADO QUER ALENTEJO A EXPORTAR 2 MIL MILHÕES

Foi na inauguração da Faceco 2017 –  Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que Luis Medeiros, Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação estabeleceu a meta para as empresas produtoras de frutas, legumes e flores do litoral alentejano:  atingir os dois mil milhões de euros de exportações em 2020.

Luis Medeiros apresentou ainda números que mostram o crescente peso da agricultura na economia portuguesa, como, por exemplo, o aumento de oito por cento ao ano nas exportações agro-alimentares.

ALENTEJO VAI SER MAIS PROMOVIDO LÁ FORA

Ontem à tarde, no Centro de Negócios da ZILS, em Sines, foi assinado o protocolo de colaboração entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), a aicep Global Parques e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) no âmbito do projeto «Alentejo Global Invest» e que vai aumentar a promoção e a projeção do Alentejo lá fora de modo aumentar também o investimento externo no Alentejo.

COMEÇA A FESTA DO CANTE ALENTEJANO

Começa hoje, 22, na vila medieval de Monsaraz, a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago.

A decorrer também nos próximos dias 28 e 29 de julho, a festa pretende homenagear o Cante Alentejano Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Parte desta festa são os espetáculos “O Cante e a Atualidade”, “Alentejo Coral Jovem” e a “Gala do Cante”.

MADONNA INSPIRA-SE NO ALENTEJO

Já é conhecido o fascínio da famosa cantora norte-americana por Portugal e Madonna está novamente em terras lusas.

Depois da inevitável Lisboa, Madonna foi encontrar inspiração e calma no Alentejo, mais concretamente na Comporta, como revelou nas redes sociais.

BEJA PALCO DO CHAMPIONS LEAGUE 2017 DE HORSEBALL

O Município de Beja recebeu um convite da Federação Internacional de HorseBall (FIHB) para a organização da FIHB WHR Champions League em 2017, entre 28 e 30 de setembro.

A prova vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições e conta com a participação de cerca de 140 jogadores, de diferentes países.

Nascido na França na década de 70, o Horseball é uma modalidade equestre reconhecida pela FEI que mistura rugby, basquete e equitação num só desporto.

DELTA QANELA, A NOVA CRIAÇÃO DA DELTA

A Delta Cafés, do Grupo Nabeiro, de Campo Maior, no Alto Alentejo, considera-a "a união perfeita entre o café e a canela, num expresso surpreendente combinado com notas de avelã e nozes torradas". Falamos do Delta Q Qanela, o mais recente café Q da Delta, que juntou ao seu café uma das especiarias mais antigas do mundo, a canela.

Com o lançamento do novo "blend", a marca portuguesa de café em cápsulas continua a alargar a sua gama de especialidades, que pode ser encontrado em hipers e supers, a 3.99€ embalagem de 10 cápsulas.

COSTA DA SILVA QUER FORTALEZA DE JUROMENHA NA LISTA REVIVE

António Costa da Silva, deputado do PSD eleito por Évora, é um dos subscritores do projeto de resolução que defende a inclusão da Fortaleza de Juromenha no Programa Revive, para concessão a investidores privados e, por essa via, serem recuperados.

Costa da Silva insurgiu-se em janeiro deste ano quando deu conta que a Fortaleza de Juromenha "havia desaparecido" da lista Revive, onde se encontrava inicialmente.

RESTRIÇÕES NO USO DE ÁGUA "NÃO DEVEM SER LEVADAS A SÉRIO"

A presidente da Câmara de Arronches, Alto Alentejo, Fermelinda Carvalho (PSD), não vai acatar as restrições no uso da água impostas pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.

ELVAS PREPARA REQUALIFICAÇÃO DO "CICLO DE SANTA LUZIA"

Município e Ministério da Educação celebraram ontem, 20 de julho, o acordo de colaboração para a requalificação e modernização das instalações da Escola Básica nº 1 de Elvas, o “Ciclo de Santa Luzia”. Após o encontro com a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Nuno Mocinha, presidente do município de Elvas considerou o acordo como "a concretização de mais um passo para requalificar e modernizar as instalações de um estabelecimento de ensino com mais de 40 anos de utilização".

Páginas