10 Maio 2024      10:43

Está aqui

Viana do Alentejo junta olaria, cultura e inovação em festival

A partir de hoje, sexta-feira (10), e até ao próximo domingo (12), a arte de trabalhar o barro, a cultura e a inovação juntam-se na 3.ª edição do Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO), em Viana do Alentejo.

Esta iniciativa, que conta com a organização da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e da associação Passa Ao Futuro, que tem sede em Lisboa, mas atuação a nível nacional, vai ser realizada “em locais emblemáticos” da vila, como a Praça da República, a antiga biblioteca e o castelo, anunciaram os promotores.

Durante estes três dias, Viana do Alentejo vai juntar ilustradores, designers, jovens ceramistas, artesãos e apaixonados pela olaria para diversas atividades, que fazem parte de um programa que inclui ainda uma exposição com curadoria de Mantraste (Bruno Reis Santos).

Ao contrário do que sucedeu em edições anteriores, a FICO deste ano não tem “residências artísticas”, que “deverão recomeçar no próximo ano”, esclareceu fonte da organização, em declarações à agência Lusa.

Ainda assim, destacou, os ilustradores Mantraste, Mariana Malhão e Mariana a Miserável vão participar na iniciativa e “pintar pratos comemorativos [do festival] na Oficina Mira Agostinho”, do oleiro local Feliciano Agostinho.

A exposição de olaria pintada "Dar e Receber", com curadoria de Mantraste, vai poder ser visitada a partir das 19:00 de hoje, sexta-feira, na antiga Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, na Praça da República.

De acordo com um comunicado recebido pela Lusa, esta iniciativa “reúne peças tradicionais de oleiros que inspiraram o programa de residências criativas promovidas, em anos anteriores, pela Passa Ao Futuro”.

Esta mostra inclui “obras realizadas por ilustradores renomados e emergentes que participaram neste mesmo programa, assim como peças mais recentes dos oleiros tradicionais, mas, por sua vez, inspiradas no trabalho dos ilustradores”, explicou a organização.

O programa do evento é ainda composto por ‘workshops’ criativos, isto é, “atividades práticas para experimentar trabalhar com moldes de cerâmica, pintura em barro e forno de papel”.

Na feira de cerâmica e olaria, “os visitantes podem adquirir peças únicas de cerâmica e olaria artesanal, tanto tradicionais como contemporâneas”, de ceramistas como Antónia Labaredas, Duarte Galo, Inês Prats e Olaria Mira Agostinho, entre outros.

A música também faz parte deste certame, que vai contar com espetáculos de Moçoilas, Joana Ricardo & João Baião, Celina da Piedade & Ana Santos, Dino D’Santiago e Boina Cantary.

 

Fotografia de semmais.pt