30 Abril 2024      09:56

Está aqui

FIAPE conta com mais de 500 expositores

A 36.ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), que tem início amanhã, quarta-feira, vai contar com mais de 500 expositores dos setores da pecuária e artesanato.

De acordo com a agência Lusa, o certame, que pretende contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da região, vai ser inaugurado às 10:00 de quarta-feira e decorre até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, numa organização conjunta da câmara municipal e, na área da pecuária, da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE).

Assim, expositores de setores como pecuária, agricultura, artesanato, maquinaria agrícola, produtos regionais, comércio, indústria e serviços participam na FIAPE, “um dos maiores certames de promoção e valorização económica do Alentejo”, que recebe habitualmente milhares de visitantes, segundo a organização.

A FIAPE, com o espaço destinado a expositores “completamente preenchido”, agrega a 40.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, “uma das mais conceituadas a nível nacional”, com a participação de 130 artesãos, de várias localidades, realçou ainda a mesma fonte.

O presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, disse à agência Lusa que a edição deste ano da FIAPE “irá superar, com toda a certeza, as edições anteriores”, acrescentando que “as entradas vão manter-se gratuitas em nome da valorização da essência da feira e apenas os concertos da noite, no palco principal, serão pagos”.

“Mantivemos a opção de não cobrar à entrada, já que o levantamento feito há um ano junto de artesãos e produtores de gado permitiu concluir que o acesso gratuito contribuiu para mais e melhores negócios”, salientou o autarca.

Nesta edição da FIAPE, “apostamos fortemente” na agropecuária, com “expositores de elevada e comprovada qualidade”, concursos e dinamização dos espaços, e no artesanato, com “expositores de norte a sul do país e ilhas”, acrescentou o presidente.

O presidente do município indicou ainda que a aposta é igualmente na maquinaria agrícola, produtos regionais, gastronomia, atividades comerciais e industriais e animação noturna, com “grandes concertos de figuras do panorama nacional”.

No setor da pecuária, estão previstas várias atividades, tendo a ACORE destacado a participação de cerca de 200 criadores de gado, com mais de mil animais, sobretudo ovinos, caprinos, bovinos e equinos, e cerca de 30 associações do setor.

Os oito concursos nacionais de ovinos e bovinos de diversas raças são um dos atrativos do certame, considerado uma “referência no setor agrícola nacional”, segundo a ACORE.

Outros dos destaques da feira são a exposição e venda de produtos regionais – enchidos, queijos, doçaria, mel, vinho e azeite – e a gastronomia tradicional.

Na vertente musical, o cartaz inclui concertos com Os Vouguinhas, David Carreira e DJ Zinco (quarta-feira), Chaito Y Palosanto, Van Zee e DJ Francisco Cunha (quinta-feira), Ús Sai de Gatas, Os Quatro e Meia, DJs HIITZ e DJs MDK (sexta-feira) e Nyx Band, Bárbara Tinoco e Cromos da Noite (sábado).

Folclore, fado, cante, música tradicional, arruadas por bandas filarmónicas, corrida de toiros e concurso de ganadarias e atuação de grupos de dança também fazem parte do programa, que contempla ainda, no domingo, o Dia de Zafra, cidade espanhola que está geminada com Estremoz.

 

Fotografia de fiape.pt