22 Fevereiro 2024      10:50

Está aqui

Festival “Talha à Mesa” reúne chefs de renome em Vidigueira

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito quer “elevar o papel do Vinho de Talha na gastronomia portuguesa” ao criar o festival “Talha à Mesa”, que irá decorrer na adega nos dias 23 e 24 de março.

Em comunicado, a adega explica que foram convidados “chefs de renome, com ligações ao Alentejo”, nomeadamente José Júlio Vintém, João Mourato e Pedro Mendes que, “ao longo dos dois dias têm a tarefa de impressionar os visitantes com as suas sugestões de comidas que combinam harmoniosamente com os vinhos oriundos das talhas”.

O programa desta primeira edição inclui, além de almoços e jantares vínicos, showcookings na vinha e na adega, masterclasses de vinhos de talha e bar de vinhos de talha, entre outras atividades incluídas na temática.

No sábado e domingo de manhã, os chefs cozinham numa vinha centenária, e, na tarde de sábado, o showcooking é na adega.

Contudo, entre as 11:00 e as 22:00 de sábado e as 11:00 e as 15:00 de domingo, estão previstas outras atividades que vão permitir aos visitantes participarem e contactarem ativamente com os chefs, até porque a ideia é que “o evento seja didático e incuta no consumidor a vontade de explorar as potencialidades gastronómicas do vinho de talha”, refere Luis Gradíssimo, da organização do evento.

Todas as atividades podem ser compradas individualmente com valores que variam entre os 10€ e os 65€, com disponibilidade entre 15 e 150 pessoas. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e no site da adega.

“Está na hora de elevar o papel do Vinho de Talha na gastronomia portuguesa e posicioná-lo num segmento premium, como um vinho por excelência para a harmonização com comida, principalmente neste momento importante no qual se aprovou a inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) da Produção de Vinho de Talha”, adianta José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

“Talha à mesa” tem a primeira edição marcada para o primeiro fim de semana de primavera, mas a organização pretende que se repita todos os anos até porque, para os chefs convidados, o “Vinho de Talha é cada vez mais uma presença em menus de restaurantes” e “há cada vez mais experiências gastronómicas para encontrar pratos que harmonizem com estes novos aromas libertos e sabores próprios de um bom Vinho de Talha”.

Segundo a mesma fonte, “os lugares são muito limitados em todas as atividades, sendo que as refeições só estarão disponíveis para venda até ao dia 19 de março”.

 

Fotografia de vinhodetalha.vinhosdoalentejo.pt