15 Maio 2024      11:27

Está aqui

Seca regressou ao Alentejo no mês de abril

Dados oficiais recentemente divulgados apontam para o regresso da classe de seca fraca no final do mês passado, que foi o sexto abril mais seco desde o ano de 2000, com um total de precipitação correspondente a 56% do valor médio de 1981-2010.

Os dados figuram no Boletim Climatológico de abril deste ano, divulgado na passada segunda-feira (13) pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e indicam que, no final do mês, aproximadamente 8% do território se encontrava em seca meteorológica fraca.

No final de março, nenhuma região do continente estava em situação de seca, tendo esta sido a única vez em que tal aconteceu ao longo dos últimos 12 meses. No entanto, no final do passado mês de abril, esta voltou a surgir nos concelhos de Mértola e de Vila Real de Santo António, que ficaram, nessa altura, na classe de seca fraca. O Boletim Climatológico de abril comprova também que o continente foi muito quente, em termos de temperatura do ar, e muito seco.

De acordo com o IPMA, citado pela agência Lusa, o mês passado revelou-se o 10.º abril mais quente desde o ano de 1931 e o 4.º mais quente desde 2000.

“O valor médio da temperatura média do ar, 15,45ºC, registou uma anomalia de +1,86ºC em relação à normal 1981-2010”.

O valor médio da temperatura máxima do ar foi o 4.º mais alto registado desde 2000, tendo o valor médio da temperatura mínima ficado igualmente acima do normal.

“Durante o mês destaca-se o período relativamente longo de valores de temperatura do ar acima dos valores médios mensais”, em especial entre os dias 10 e 24, altura em que se registou uma onde de calor que atingiu todo o território.

O IPMA informa ainda que, a nível mundial, abril de 2024 acabou por ser o mês mais quente desde que há registos, tendo a temperatura média global ficado nos 15,03ºC, o equivalente a 0,67ºC acima da média 1991-2020.

Tal como o observatório europeu Copernicus já tinha divulgado, também o IPMA revela que as estimativas indicam que o mês de abril tenha sido 1,58ºC mais quente em relação ao valor médio pré-industrial de 1850-1900.

“Este é o décimo primeiro mês consecutivo mais quente já registado para o respetivo mês do ano”, sublinha o IPMA, acrescentando que o valor médio da temperatura média do ar se situou 1,49ºC acima da média 1991-2020, no continente europeu. Este foi também o 2.º mês de abril mais quente já registado.

O IPMA refere ainda que as maiores anomalias foram registadas no oeste da Rússia, no leste da Ucrânia e na Turquia. Algumas áreas destes países apresentaram anomalias de + 7ºC.

Em algumas zonas da Península Ibérica, foram também registados dias com temperaturas máximas acima de 30ºC.

 

Fotografia de observador.pt