20 Abril 2023      18:41

Está aqui

Reciclagem com inspiração Matemática

Quando, em 1970, a empresa Container Corporation of America desafiou os estudantes de artes e design, dos EUA, a desenvolverem desenhos que simbolizassem o processo de reciclagem do papel e, entre os mais de 500 trabalhos concorrentes, o vencedor foi um desenho da autoria de Gary Anderson, todos estariam longe de imaginar que esse desenho se tornaria um dos símbolos gráficos mais reconhecidos da cultura contemporânea.

Actualmente o símbolo de reciclagem surge em diferentes variantes, mas mantém na sua essência o desenho de Gary Anderson (figura 1), em que três setas retorcidas compõem uma forma triangular de vértices arredondados.

 

Figura 1: Esboço do símbolo de reciclagem de Gary Anderson

 

Ainda que, à primeira vista, a forma triangular seja a manifestação matemática mais evidente no símbolo de Gary, este símbolo esconde um desafiante objecto matemático.

Segundo o próprio Gary, a inspiração para o símbolo de reciclagem foi a Fita de Möbius. Criada pelo matemático alemão August Ferdinand Möbius, em 1858, esta fita tem a particularidade de ser um  "objeto não orientável", ou seja, um objecto para o qual é impossível determinar qual é a parte de cima e a de baixo, a de dentro e de fora.

Para quem quiser maravilhar-se com a criação de Möbius, pode seguir os três passos descritos, e ilustrados na Figura 2, para a construção de uma Fita de Möbius. É muito simples!

Material: 1 folha de papel A4, Tesoura, Cola ou fita-cola

Passo 1: Aproveitando todo o comprimento da folha A4, corte uma tira de 4 cm de largura

Passo 2: Curve a tira, aproximando as duas extremidades, e rode 180º uma dessas extremidades antes de as unir.

Passo 3: Cole as extremidades

 


 

Figura 2: Fita de Möbius em 3 passos.

 

 

Imagem da Figura 1 de https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdf/10.1093/envhis/12.2.254

Imagem da Figura 2 de https://browngoldsmiths.com/mobius-meaning-and-symbolism/