27 Novembro 2016      15:38

Está aqui

O PRESÉPIO VOLTA ÀS RUAS DE MONSARAZ

O tradicional Presépio de Rua com figuras em tamanho real está regresso à vila medieval de Monsaraz e este ano traz com ele muitas novidades além de estar em mais sete localidades do concelho de Reguengos de Monsaraz, haverá lugar também para a música, teatro e atividades muitas para os mais novos.

Já na sua 17ª edição e com a expetativa de milhares de visitantes, a partir de dia 1 de dezembro e até 6 de janeiro, a vila medieval de Monsaraz vai ser invadida com figuras em tamanho real, mostra de artesanato e de produtos regionais, animação de rua e atividades para as crianças, teatro de marionetas, Cante ao Menino e Cante aos Reis em mais uma edição da iniciativa “Monsaraz do Natal aos Reis”.

Este presépio - composto 46 figuras em tamanho real – surgiu pela mão da escultora Teresa Martins e as esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite, propondo um passeio agradável pelas ruas de Monsaraz.

O momento que marca o início desta edição, acontecerá no dia 1 de dezembro, pelas 19 horas, com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, junto à Porta da Vila, e a animação prossegue no dia 3 de dezembro, entre as 11 horas e as 16 horas, com diversas atuações da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense pelas ruas da vila. No dia 10 de dezembro, no mesmo horário, a mesma iniciativa decorrerá com a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. No dia 16 de dezembro, às 11 horas, na Torre de Menagem, será apresentado o teatro de marionetas “João Pateta no Natal”, pela companhia Maurioneta, espetáculo que será repetido no mesmo local no dia de Natal, 25 de dezembro, às 15 horas.

No sábado 17 de dezembro, pelas 17 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, haverá Cante ao Menino, com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, o poeta Manuel Sérgio e o guitarrista José Farinha.

Para fechar, no dia 6 de janeiro, pelas 19 horas, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz trará às ruas da vila medieval o “Cante aos Reis”.

Mas o presépio, este ano, vai estender-se a outras localidades e chegar às Freguesias de Corval e da União das Freguesias de Campo e Campinho, assim, no dia 1 de dezembro, pelas 18 horas, no Bairro 25 de Abril, será inaugurado o Presépio de Rua em São Pedro do Corval, e meia hora mais tarde, na Casa do Barro, será apresentada uma exposição de presépios.

A 13 de dezembro, pelas 10:30 horas, no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora do Rosário, vai acontecer um teatro com fantoches, um espetáculo que será repetido no dia 16 de dezembro, às 14:30 horas, na Casa do Barro. Já a 18 de dezembro, e a partir das 10 horas, realiza-se a Caminhada de Natal Solidária onde cada inscrição será efetuada através da oferta de um bem alimentar que reverterá para os lares da Freguesia de Corval. No mesmo dia, pelas 14 horas, a festa prossegue com a atuação da Banda Juvenil e o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense, no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora do Rosário e na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santo António do Baldio.

Nas localidades de São Marcos do Campo, Campinho e Cumeada, de 9 de dezembro e 6 de janeiro, serão também expostos presépios com a Sagrada Família.