Está aqui

Artigos publicados

FALECEU MIGUEL URBANO RODRIGUES

O jornalista e escritor, de 92 anos, Miguel Urbano Rodrigues, faleceu ontem num hospital de Vila Nova de Gaia.

Nascido em Moura, em 1925, numa família de agricultores de tradição republicana, era filho de pai jornalista e escritor.

Miguel Urbano Rodrigues cursou a Faculdade de Letras de Lisboa e foi redator do Diário de Notícias e chefe de redação do Diário Ilustrado.

ÉVORA VAI TER NOVO PARQUE DE LEILÕES

Évora vai ter um novo Parque de leilões e corresponder assim às pretensões da AJASUL - Associação de Jovens Agricultores do Sul, promotora da iniciativa e que deseja iniciar, já no próximo ano a construção deste novo parque de leilões de gado.

Para já, está concluído o aluguer a 30 anos de um espaço no MARÉ - Mercado Abastecedor da Região de Évora e o projeto –  que se destina a receber leilões de gado de bovinos, ovinos e suínos - será realizado com recurso a fundos comunitários, prevendo-se a sua inauguração para 2019.

 

Imagem de comofazer.com.br

ALENTEJO RECEBE II CONGRESSO IBÉRICO DE CAÇA E CONSERVAÇÃO

Nos próximos dias 2 a 3 de junho, Évora vai receber o II Congresso Ibérico de Caça e Conservação e quer debater temas de elevada importância para os caçadores, tais como as políticas ambientais e impacto destas na caça menor, o controlo de predadores e a gestão de caça menor e maior.

Esta é uma organização da Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, e que conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, co-organizador do evento junto com o Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Federación Extremeña de Caza (Fedexcaza).

 

ESTREMOZ: 6 MILHÕES DE EUROS EM NOVA ZONA INDUSTRIAL

Situada nos Arcos – cerca de 1220 habitantes em 2011 - no concelho de Estremoz, a nova zona industrial inaugurada esta semana corresponde a um investimento total de 6 milhões de euros.

São 84 lotes de terreno, de várias dimensões, num investimento que pretende melhorar as condições de vida e permitir o estabelecimento de empresas no concelho, criando postos de emprego e fixando pessoas.

VAI HAVER ESPETÁCULO "LÁ FORA" OUTRA VEZ

“Lá Fora” está de volta. O espetáculo que envolve música, danças, artes preformativas e teatro já tem datas e vai realizar-se como habitual, nos espaços exteriores do Páteo de São Miguel e Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, de 15 a 17 de junho.

A programação da quarta edição deste festival, a cargo do conceituado Rui Horta, integra seis concertos que vão animar Évora, além de um espetáculo de dança, um outro de performance artística e um dedicado à família. Existirá ainda espaço para a conversa.

TRAMPOLINS: JOVENS ALENTEJANOS EM DESTAQUE NA SUÉCIA

Jovens alentejanos estiveram em destaque na Frivolten Cup 2017, um torneio internacional de trampolins que decorreu na Suécia nos dias 25, 26 e 27 de maio.

Com atletas de vários países de vários continentes, os pupilos do treinador José Rondão, ginastas da Sociedade Artística Reguenguense, de Reguengos de Monsaraz, João Félix, Margarida Carreiro e Matilde Margalha estiveram em destaque.

João Félix venceu a competição em DMT e TRI; Margarida Carreiro obteve um 3º lugar em DMT e 9º em TRI, e Matilde Margalha foi 10ª em DMT e 13ª em TRI.

 

TINTO ALENTEJANO SOMA E SEGUE

O vinho alentejano soma e segue. São às centenas as distinções e medalhas que vão recheando as marcas de vinho alentejanas.

Desta vez foi nos “Decanter World Wine Awards” - uma das maiores e mais importantes competições mundiais de vinho - onde mais de 200 especialistas decidiram atribuir ao “BLOG by Tiago Cabaço bivarietal ’13” a distinção de “Best in Show – Best Red Blend” (melhor no concurso na categoria de vinhos tintos de lote/blend), algo que acontece pela primeira vez a um vinho alentejano vinho alentejano neste concurso.

ÉVORA SERÁ CAPITAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL

No próximo dia 1 de junho, Évora vai ser a capital do turismo Sustentável quando decorrer a primeira iniciativa do Green Project Awards: a Conferência “Turismo Sustentável”.

Esta iniciativa pertence à Agência Portuguesa do Ambiente, à Quercus e à GCI, e conta com a colaboração e apoio do Turismo de Portugal.

DEPUTADO ALENTEJANO CONTRA A BUSCA DE PETRÓLEO

Foi debatido esta semana, na Assembleia da República, o Projeto de Resolução sobre a suspensão dos contractos para prospeção de hidrocarbonetos no Algarve e na Costa Alentejana e o deputado socialista eleito por Beja, Pedro do Carmo, votou a favor da suspensão da prospeção, indo contra o próprio partido que representa, que se absteve.

BEJA NO ROTEIRO DO AMOR

A cidade de Beja está apaixonada!

A capital sul alentejana vai passar a integrar a “Europe in love” – a Rede Europeia das Cidades com Histórias de Amor, em grande parte devido aos amores de Mariana Alcoforado e do marquês de Chamilly.

Com Beja nesta rede europeia estão cidades de mais dez países como, por exemplo, Verona, em Itália, casa dos famosos “Romeu e Julieta”.

A iniciativa pertence à Fundação Bodas de Isabel, de Teruel, Espanha.

 

Imagem de wallpaper-boom.com

Páginas