Está aqui

Artigos publicados

30 ALDEIAS ALENTEJANAS QUEREM SER MARAVILHOSAS

São 30 as aldeias alentejanas que querem ser uma das 7 mais belas de Portugal. Para tal, concorreram estão em competição cerca de 332 aldeias portuguesas por sete lugares em destaque nas “7 Maravilhas de Portugal - Aldeias”.

"PRIMAVERA LITERÁRIA BRASILEIRA" VISITA ÉVORA

Já na sua quarta edição, a “Primavera Literária Brasileira” (“Printemps Littéraire Brésilien") vai passar por Évora na sua edição 2017.

Também com passagens por Lisboa, Óbidos e Sintra, este espaço de promoção e discussão literária em torno da língua e cultura lusófona, já começou, na Sorbonne, em Paris, na passada semana, e chega a Portugal no dia 30 de março e, além de Portugal, terá presença em França, Bélgica e Espanha, como avança a Lusa.

AERONÁUTICA ALENTEJANA CONTINUA A CRESCER

O Parque de Indústria Aeronáutica de Évora – criado em 2009 - vai receber mais uma fábrica de componentes aeronáuticos, a Compendionauta.

A empresa luso-brasileira - especialista na maquinação de componentes de titânio, para a aeronáutica, com tratamento superficial simples - vai investir perto de 10 milhões de euros, projetando, até 2020, e criará 50 postos de trabalho.

Imagem de img.interempresas.net

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA REGRESSA A BEJA

A edição passada foi um sucesso e a de 2017 também se espera que venha a ser.

De 26 de maio a 11 de junho, o centro histórico de Beja volta a receber o Festival Internacional de Banda Desenhada, a sua XIII edição e que será composta por várias apresentações de projetos, presença de autores convidados, sessões de autógrafos, conversas, concertos desenhados, lançamento de livros, workshops, etc.

 

Imagem de divulgandobd.blogspot.pt

BONECOS DE SANTO ALEIXO CELEBRAM TEATRO COM PORTA ABERTA

As tradicionais marionetas alentejanas, “Os Bonecos de Santo Aleixo” querem celebrar Dia Mundial do Teatro, amanhã e querem fazê-lo consigo.

Para tal, o Teatro Garcia de Resende, em Évora, receberá o espetáculo o 'Auto da Criação do Mundo”, pelas 21:30h, e que terá entrada gratuita, numa iniciativa do Cendrev - Centro Dramático de Évora.

 

Imagem de lifestyle.sapo.pt

IX APRENDER NO ALENTEJO 2017

Em maio, a 25 e 26 de maio de 2017, o Alentejo volta a debater a Educação; é o IX Aprender no Alentejo - Encontro Regional de Educação e que terá lugar na Universidade de Évora.

Nesta nona edição serão dois os temas em destaque:  a rede de qualificação e a sua relação com o território alentejano, a sua demografia e o seu desenvolvimento social e económico (primeiro dia); a educação e a qualificação dos adultos (segundo dia).

DA HOLANDA PARA ESTREMOZ

São dez os desenhos da artista holandesa Jacobien De Rooij que estão expostos no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Estremoz.

Até 21 de maio, sob o nome “De Longe e de Perto”, esta exposição vai poder ser visitada; é promovida pela Câmara de Estremoz e pela Fundação OBRAS, uma conhecida promotora de residências destinadas a artistas profissionais.

UNIVERSITÁRIOS ALENTEJANOS NA FASE FINAL DE SEVENS

A Associação Académica da Universidade do Évora (AAUE) – a par da Associação Académica da Universidade do Minho – já garantiu a presença na fase final do Campeonato Nacional Universitário de Rugby Sevens, a 24 de abril e 5 de maio, em Coimbra.

Na Covilhã, os estudantes da academia eborense venceram sete jogos e só perderam uma vez, tendo garantido o primeiro lugar desta jornada Concentrada com recurso à diferença de pontos.

 

Imagem de fadu.pt

ALENTEJO VAI MUDAR AS HORAS

Será esta madrugada, quando for 1 da manhã, que a hora vai mudar no Alentejo, em consonância com todo o país.

Os relógios vão adiantar uma hora, passando a ser 2 horas quando os seus relógios marcarem uma – não se esqueça que no carro também tem relógio.

Este acerto de horas está mesmo convencionado pela União Europeia e o objetivo é só um: reduzir o consumo global de energia e começou em pleno século XVIII, por Benjamin Franklin, nos Estados Unidos da América, e queria poupar velas.

PRÉMIO NOBEL DA PAZ NO ALENTEJO

Mohamed Fadhel (ao centro na foto), advogado tunisino e um dos prémio Nobel da Paz em 2015, vai estar no Alentejo, em Ponte de Sor, para a conferência “Transição democrática na Tunísia: realidade e perspetivas”.

A iniciativa perntence à Associação Sete Sóis Sete Luas e à Câmara Municipal e vai realizar-se no dia 1 de abril, pelas 16:30h, no Teatro Cinema Municipal.

Mohamed Fadhel foi eleito prémio Nobel por ser um dos membros do designado “Quarteto para o diálogo nacional da Tunísia” e que teve um papel decisivo para a cosntrução da democracia tunisina.

 

Páginas