Está aqui

Artigos publicados

ALENTEJO: ANTÓNIO COSTA EM CAMPANHA

Amanhã, domingo, dia 24, o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, junta-se à campanha socialista no Alentejo com vista às eleições autárquicas do próximo fim de semana. Assim, estará em Beja para participar num almoço da candidatura PS/SomosBeja, pelas 12.30 horas, nas instalações do NERBE/AEBAL.

Após o almoço, António Costa seguirá para Évora onde realizará um comício com os socialistas locais, pelas 15:30h, no Jardim Público.

 

Imagem de noticiasaominuto.com

ELVAS: “A HERANÇA NAZI” NO FORTE DA GRAÇA

“A Herança Nazi” é este o nome do segundo livro de Pedro Inocêncio e que será apresentado, amanhã, domingo, 24 de setembro, pelas 15.00 horas, no Forte da Graça, em Elvas.

“A Herança Nazi” é um romance histórico peculiar e promete ser um thriller perturbador e desconcertante, romântico e ousado, misturando ficção e realidade.

MUSEU DA PAISAGEM VAI SER REALIDADE NO ALENTEJO

Vai nascer em breve o Museu da Paisagem, direcionado para a salvaguarda da paisagem e do património imaterial do Alentejo.

O acordo já foi assinado por Bengalinha Pinto - Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e Ceia da Silva - Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo,.

A cerimónia decorreu no recém-requalificado Paço dos Henriques, em Alcáçovas.

MAIS UM VINHO ALENTEJANO EM DESTAQUE MUNDIAL

Depois do “Conde D’Ervideira branco 2016” ter sido considerado um dos melhores brancos do mundo, agora foi o “Monte da Ravasqueira Syrah Viognier 2013” que conquistou uma medalha de ouro no Syrah Masters 2017, numa edição que decorreu em Bumpkin, na Inglaterra.

O certame é promovido pela prestigiada publicação europeia “The Drink Business” e junta em competição dezenas de vinhos desta casta ancestral e que chegaram dos mais variados cantos do mundo.

FRANCESES INVESTEM NA MESSEJANA

Não tem praia, mas isso também nunca foi um requisito para que a empresa francesa Moustikit – produtora de redes mosquiteiras – avançasse com um investimento que garantirá cerca de 40 postos de trabalho nesta localidade do concelho de Aljustrel, com cerca de 900 habitantes.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas existe uma sinergia entre responsáveis da empresa francesa, autarquia e entidades públicas de modo a que esta fábrica seja em breve uma realidade e possa ter o impacto desejado na economia local.

 

A Praia da Messejana

COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS E ARQUITETURA – UMA INVASÃO DE CINEMA EM ÉVORA

Évora será a tela de projeção de várias iniciativas que visam a promoção vários temas através do cinema.

De 21 a 23 de setembro, decorrerá o Festival de Cinema Heritales que celebra os Patrimónios Cultural da Humanidade, este ano sob a temática das “Comunidades Sustentáveis”.

VEM AÍ UM MERCADO… CRIATIVO

Durante dois dias - 22 e 23 de setembro – Évora vai ter um mercado diferente que vai misturar o comércio com a arte, a gastronomia e a cultura.

Será o “Évora Creative Market”, no Páteo de São Miguel, e onde vai poder comprar quase tudo, desde roupa, a acessórios, calçado, entre outros, em segunda mão. Ao vivo estarão artesãos a trabalhar e se a fome apertar pode comer numa das barraquinhas presentes.

Não faltará animação com o jazz de “O Quarteto”, na sexta ou o fado de Paulo Bragança, no sábado.

BAJA DE PORTALEGRE DECIDE TÍTULO NAS MOTOS

Com a vitória na Baja TT Idanha-a-Nova, Sebastian Bühler entrou na luta pelo título nacional de todo-o-terreno nas motos e a decisão vai ter palco no Alentejo, em Portalegre, na mítica baja 500 que decorrerá no próximo mês, de 26 a 28 de outubro.

A 31ª edição desta prova alentejana encerrará também o calendário da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno da FIA – Federação Internacional do Automóvel.

As inscrições iniciaram a 28 de agosto e o preço reduzido termina a 2 de outubro, sendo possível a inscrição até 13 de outubro.

BEJA RECEBE SALÃO DO CAVALO

A cidade de Beja será, uma vez mais, o palco do Salão do Cavalo e que leva cavaleiros e apaixonados do cavalo, portugueses e espanhóis, a este certame.

De 5 e 8 de outubro em decorrerão várias competições e espetáculos com o mundo do cavalo sempre como tema, em especial o Cavalo Lusitano – mas também os produtos regionais e o vinho -  existindo vários pontos de animação distribuídos nas diversas áreas do recinto.

Decorrerão também duas galas equestres nos dias 6 e 7: “Origem Lusitana”, Charanga a Cavalo da GNR e International Horse Show.

 

ELVAS: ESTÁ AÍ O S. MATEUS 2017

Muita música e muita diversão juntam pagão ao religioso da romaria em honra ao Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, para celebrar a edição de 2017 da Feira de São Mateus.

De 20 de setembro a 1 de outubro, Elvas - cidade Património Mundial e com o maior sistema de fortificações abaluartadas terrestres do mundo – será recebe mais uma edição de uma romaria que marca a tradição do povo alentejano.

Páginas