Está aqui

Artigos publicados

LITORAL ALENTEJANO É PILOTO EM PROJETO EUROPEU

Trata-se do projeto WETNET – Gestão coordenada e networking das zonas húmidas do Mediterrâneo e que escolheu a Lagoa de Melides, no Litoral Alentejano como área piloto para integrar em Portugal.

O projeto - aprovado e financiando no âmbito do Programa INTERREG (MED) – engloba 10 parceiros de 6 Estados Membros - Itália, Portugal, Espanha, França, Malta e Eslovénia.

O projeto, em Portugal, envolve a RCDI - Rede de Competências para o Desenvolvimento e a Inovação, em colaboração com a Câmara Municipal de Grândola.

AGRICULTURA: SECRETÁRIO DE ESTADO QUER ALENTEJO A EXPORTAR 2 MIL MILHÕES

Foi na inauguração da Faceco 2017 –  Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que Luis Medeiros, Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação estabeleceu a meta para as empresas produtoras de frutas, legumes e flores do litoral alentejano:  atingir os dois mil milhões de euros de exportações em 2020.

Luis Medeiros apresentou ainda números que mostram o crescente peso da agricultura na economia portuguesa, como, por exemplo, o aumento de oito por cento ao ano nas exportações agro-alimentares.

ALENTEJO VAI SER MAIS PROMOVIDO LÁ FORA

Ontem à tarde, no Centro de Negócios da ZILS, em Sines, foi assinado o protocolo de colaboração entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), a aicep Global Parques e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) no âmbito do projeto «Alentejo Global Invest» e que vai aumentar a promoção e a projeção do Alentejo lá fora de modo aumentar também o investimento externo no Alentejo.

COMEÇA A FESTA DO CANTE ALENTEJANO

Começa hoje, 22, na vila medieval de Monsaraz, a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago.

A decorrer também nos próximos dias 28 e 29 de julho, a festa pretende homenagear o Cante Alentejano Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Parte desta festa são os espetáculos “O Cante e a Atualidade”, “Alentejo Coral Jovem” e a “Gala do Cante”.

MADONNA INSPIRA-SE NO ALENTEJO

Já é conhecido o fascínio da famosa cantora norte-americana por Portugal e Madonna está novamente em terras lusas.

Depois da inevitável Lisboa, Madonna foi encontrar inspiração e calma no Alentejo, mais concretamente na Comporta, como revelou nas redes sociais.

A HARPA DE SILKE AICHHORN CHEGA A ÉVORA

Domingo, 16 de julho, pelas 17:30h, no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora, a harpa de Silke Aichhorn vai fazer-se ouvir.

Silke Aichhorn é uma das mais requisitadas harpistas europeias, atuando tanto como solista como em grupos de câmara, com vasto repertório e experiência, e presença assídua em muitos festivais internacionais de música.

Integrado no XXV CisterMúsica - Festival de Música de Alcobaça, deste concerto fazem parte peças de compositores consagrados como Händel, Tschaikowsky, Tournier, Grandjany.

JULHO EM ODEMIRA É MÊS DE FACECO

Chega julho e em Odemira já se sabe que a FACECO chega também. A Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, promovida pelo Município e outras entidades, vai decorrer de 21 a 23 de julho, em S. Teotónio.

Este certame onde a pecuária, agricultura, turismo e o artesanato são o mote é ainda marcado pela muita animação e boa gastronomia.

ELVAS PATRIMÓNIO ACÚSTICO PROSSEGUE

O ciclo de concertos “ELVAS - Património Acústico” prossegue já dia 18 de julho, às 21h, com a atuação do Coro de Schaffhausen, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé) e da Orquestra do Conservatório D’Artes de Loures, a 26 de julho, às 21.30 horas, na Igreja de São Domingos.

A organização está a cargo da autarquia e da Academia de Música de Elvas “Manuel Rodrigues Coelho” e GADICE.

 

Imagem de youtube.com/watch?v=H32wvOWEyjY

CONVENTO DE MOURA VAI “REVIVER”

O Convento do Carmo, em Moura, vai finalmente integrar o programa “Revive”.

O memorando de entendimento entre a Câmara Municipal de Moura, a Direção Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Geral do Património Cultural, a Direção Regional da Cultura do Alentejo e o Turismo de Portugal já foi assinado e vai permitir ao convento alentejano integrar o pacote de incentivos ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos que envolvam a recuperação de património histórico.

A FESTA DAS ESTRELAS É NO ALQUEVA

No próximo fim de semana, a 21 e 22 de julho, vai realizar-se a VI Dark Sky® Party Alqueva, junto ao Lago Alqueva, no Ancoradouro e Parque de Merendas do Campinho, concelho de Reguengos de Monsaraz, e vem cheia de novidades.

A abrir, às 21h de 21 de julho, uma palestra dedicada às “Férias no Sistema Solar”, a cargo do Investigador Pedro Machado do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e onde será feita uma viagem pelo Sistema Solar.

Páginas