29 Julho 2023      10:42

Está aqui

Mourão estabelece Fundo de Emergência para instituições de solidariedade social

João Fortes, Presidente da Câmara Municipal de Mourão
João Fortes, Presidente da Câmara Municipal de Mourão

A Câmara Municipal de Mourão, após aprovação camarária, definiu as diretrizes para o funcionamento do Fundo de Emergência Social (FES), destinado a apoiar Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolvem atividades de caráter eminentemente social no concelho de Mourão. Este projeto visa fornecer apoio financeiro de natureza excecional em situações em que haja uma diminuição na capacidade de resposta das IPSS.

O apoio financeiro excecional tem como objetivo principal manter a capacidade de resposta das entidades, com um limite de 2.000,00€ quando a entidade requerente não gere equipamentos sociais com valências de E.R.P.I (Estrutura Residencial Pessoas Idosas) ou A.D (Apoio Domiciliário) e é responsável pela gestão de equipamentos sociais cuja capacidade de resposta requer uma intervenção urgente; ou 2.500,00€ quando a entidade requerente gere equipamentos sociais com valências de E.R.P.I (Estrutura Residencial Pessoas Idosas) ou A.D (Apoio Domiciliário) e é responsável pela gestão de equipamentos sociais cuja capacidade de resposta necessita de intervenção urgente.

As entidades podem candidatar-se apenas uma vez em cada ano civil e, caso já tenham recebido qualquer outro apoio extraordinário da Câmara Municipal de Mourão no mesmo ano, não poderão concorrer.

Com o intuito de assegurar a sustentabilidade e melhorar a resposta a situações de vulnerabilidade, o Presidente da Câmara, João Fortes, garante que a autarquia disponibilizará um montante aproximado de 10 mil euros para esta iniciativa. A medida visa fortalecer o apoio às IPSS's que desempenham um papel crucial na comunidade e contribuem para o bem-estar social no concelho de Mourão.