9 Fevereiro 2024      12:24

Está aqui

Gift Campaign obtém a certificação Great Place to Work®: entrevista ao CEO da empresa

“O mais importante não é alcançar a meta, mas sim manter o nível de excelência que nos permitiu lá chegar”.

⎯ Diederik de Koning, CEO

A Gift Campaign, uma empresa de origem catalã com sede em Barcelona e especializada na criação de brindes publicitários personalizados, foi recentemente certificada pela consultora Great Place to Work como sendo um dos melhores locais para se trabalhar em Espanha.

Diederik de Koning, CEO [diretor-geral] da Gift Campaign, conta à RRHH Press o que está na base deste marco.

RRHH Press (RHP): Pode explicar-nos o que é a Gift Campaign e qual o modelo de negócio à data da sua fundação?

Diederik de Koning (DdK): A Gift Campaign foi criada em 2014, sendo que, inicialmente, recorria a sites menores dedicados a canetas, pendrives e canecas personalizadas. Foi graças ao crescimento destes sites que decidimos fundi-los e criar a marca “Gift Campaign”, que incluía já todo o género de brindes corporativos, como sacos, porta-chaves, garrafas, auriculares, colunas de som, lancheiras, entre muitos outros.

A nossa atividade iniciou-se em Espanha e, uma vez aqui estabelecida a nossa base de operações, registando um crescimento constante, decidimos entrar no mercado italiano em 2018.

Ano após ano, temos vindo a expandir a nossa área de atuação a outros países, como França, Portugal, Países Baixos e, mais recentemente, Alemanha. O objetivo é que nos transformemos na marca de referência do merchandising empresarial da Europa.

Os nossos escritórios estão sediados em Barcelona, mas contamos com colaboradores provenientes de todos os países em que operamos, uma vez que, de forma a conseguirmos compreender os nossos clientes, consideramos que é fundamental adaptarmo-nos à sua cultura e, assim, podermos prestar-lhes os melhores serviços possíveis.

RHP: O que é que motivou uma PME [Pequena e Média Empresa] como a vossa a procurar obter uma certificação como a Great Place to Work?

DdK: O nosso objetivo é ser a melhor empresa de e-commerce de brindes publicitários a nível europeu. Para tal, precisamos de ter a melhor equipa possível e pedir aos nossos colaboradores que também eles deem o seu melhor. Isto só é concretizável se lhes oferecermos o melhor ambiente de trabalho possível.

Foi por isso que sempre nos focámos no conforto e na alegria das pessoas que aqui trabalham. Por conseguinte, o passo mais lógico a dar seria, efetivamente, certificar a empresa nesse sentido, razão pela qual encetámos as diligências necessárias para obtermos a certificação Great Place to Work.

RHP: Quais foram os critérios que vos distinguiram enquanto empresa para obterem a certificação?

DdK: Primeiramente, o ambiente de trabalho. Queremos que a atmosfera laboral seja tranquila, e é por isso que trabalhamos todos juntos em grandes secretárias, de modo a evitarmos a existência de gabinetes que criem distanciamento entre funcionários. Da mesma forma, tal como explicarei mais à frente, realizamos várias atividades para fomentarmos este mesmo ambiente, oferecemos pacotes de boas-vindas, socializamos depois do expediente…

Em segundo lugar, a nossa aposta consiste em ter uma equipa multicultural que compreenda várias idades, fomentando uma comunicação próxima e constante entre todos.

RHP: No que toca ao bem-estar, o que fazem em prol dos vossos recursos humanos? Que iniciativas tomaram para garantirem um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal?

DdK: Logo à partida, empreendemos um modelo híbrido que permite trabalhar à distância. Desta forma, as pessoas podem organizar-se como bem entenderem perante eventuais contratempos no âmbito da sua vida pessoal.

O teletrabalho ajudou-nos bastante a melhorar a conciliação entre as vidas profissional e familiar. Além do mais, as pessoas são livres de se organizarem como quiserem. Há quem opte por distribuir os seus dias de trabalho à distância durante a semana, enquanto outros escolhem ficar em teletrabalho durante algumas semanas seguidas no verão ou no Natal, de modo a poderem trabalhar a partir de onde quiserem, enquanto visitam familiares ou amigos.

Da mesma forma, todos os novos funcionários são recebidos com um pacote de boas-vindas em que poderão encontrar um guia com diversos detalhes, para poderem sentir-se em casa logo desde o primeiro dia.

Já no escritório, contamos com café, fruta e água, para que o colaborador possa desfrutar dos mesmos durante o intervalo ou quando assim o desejar. Claro que não faltam tão-pouco atividades realizadas fora do escritório, como encontros habituais pós-trabalho, jantares de empresa e outros eventos especiais à semelhança do nosso torneio anual de matraquilhos.

Fazemos também formações para toda a equipa, contribuindo para o seu crescimento profissional.

RHP: Os resultados da avaliação da Great Place to Work demonstram que 95% dos colaboradores consideram ser bem tratados pela empresa, tendo sido bem recebidos no início das suas funções, enquanto 75% são da opinião de que a Gift Campaign é um excelente local de trabalho. O que é possível fazer para melhorar este último aspeto?

DdK: Para além de darmos prossecução àquilo que referi anteriormente, sobre o qual temos tido um feedback bastante positivo, continuamos a ouvir atentamente as opiniões e as sugestões da equipa, estudando formas de conseguirmos equilibrar as suas ideias e os seus desejos, sempre que os mesmos se alinhem com os nossos objetivos e com a melhoria dos serviços prestados aos nossos clientes.

Por exemplo, a flexibilidade de horário é algo que estamos a considerar, uma vez que permitiria melhorar ainda mais o equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal, embora devamos estudar bem a respetiva implementação, já que cada departamento tem as suas próprias características no que toca a cargas de trabalho e necessidades de recursos humanos, e a nossa abordagem deverá ser indiferenciada.

Depois, temos o caso das formações, que consideramos ser bastante benéficas para todos os departamentos, sendo que o objetivo é dar um passo mais à frente e profissionalizá-las ainda mais, para que se adaptem a cada posto de trabalho em concreto.

Estamos também a planear realizar atividades de team building que permitam criar uma melhor coesão entre equipas e queremos, inclusivamente, que algumas delas se foquem na concretização de exercícios de comunicação interdepartamental. Assim, conseguiremos melhorar a colaboração entre os vários membros de equipa cujo contacto seja reduzido no dia a dia, mas que, ainda assim, necessitem de se coordenar para a execução de determinadas tarefas.

RHP: Os desenvolvimento e carreira profissionais das pessoas são um aspeto muito importante na estratégia de recursos humanos de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou área de atuação. Que ofertas proporcionam nesse sentido?

DdK: Trabalhamos em dois planos paralelos. Em primeiro lugar, oferecemos ações de formação ao longo de todo o ano a todas as equipas, quer no âmbito do exercício das respetivas funções (por exemplo, sobre novas ferramentas das quais possamos tirar partido em marketing e informática), quer num sentido mais genérico, com vista à criação de polivalências, tais como gestão da pressão e planificação de tarefas (apenas para mencionar duas das que realizámos no ano passado).

Em segundo lugar, fomentamos promoções a nível interno, ou seja, antes de abrirmos uma vaga a candidatos externos, exploramos a possibilidade de alguém que já se encontra connosco poder vir a desempenhar o cargo em questão, independentemente de se tratar de um departamento diferente, uma vez que, sempre que tal foi possível, se registou uma rápida adaptação.

É através destas duas abordagens que procuramos proporcionar aos trabalhadores a oportunidade de virem a desenvolver uma longa carreira no seio da empresa.

RHP: Olhando já para o próximo ano, estão a considerar aumentar o número de colaboradores? Se sim, qual é o género de perfil por que procuram?

DdK: Sim, a Gift Campaign não tem parado de crescer desde a sua fundação, em 2014; aliás, em 2021 e 2022, conseguimos duplicar o nosso pessoal face ao ano anterior.

Isto reflete a nossa recusa em nos conformarmos com o mero cumprimento dos nossos objetivos, optando, pelo contrário, por chegar mais longe, pelo que faz parte dos nossos planos contratar mais pessoal para as áreas em que necessitamos de reforços.

Estamos constantemente a ampliar departamentos como, por exemplo, informática, contabilidade ou vendas. Porém, independentemente dos perfis que venhamos a recrutar, aquilo que é mais importante para nós é que as pessoas se enquadrem bem na nossa cultura: pessoas que têm gosto em obter os melhores resultados e que procuram melhorar-se continuamente para elevarmos a Gift Campaign ao próximo nível.

RHP: Para concluir, a conquista da certificação Great Place to Work é para repetir ao longo dos próximos anos?

DdK: Sem dúvida. Como em qualquer outro contexto empresarial, o mais importante não é alcançar a meta, mas sim manter o nível de excelência que nos permitiu lá chegar. É por isso que fazemos questão de manter a filosofia que nos levou à obtenção da certificação Great Place to Work, procurando implementar novas medidas com vista ao aumento das percentagens que alcançámos neste primeiro ano.

Desta forma, daremos seguimento ao objetivo de nos mantermos na qualidade de referência, não só no âmbito da nossa área de atuação, mas também pelo modo como cuidamos dos nossos colaboradores.

“Lo más importante no es alcanzar una meta, sino mantener el nivel de excelencia que te ha permitido llegar a ella”. RRHH Press. 21 de dezembro de 2023. https://www.rrhhpress.com/organizaciones/58493-lo-mas-importante-no-es-a....