9 Fevereiro 2024      14:40

Está aqui

Mora vai transformar antiga escola em oficina da criança

Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora

A Câmara Municipal de Mora quer requalificar e transformar o edifício de uma antiga escola básica em oficina da criança, num investimento de 850 mil euros.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da câmara municipal, Paula Chuço, indicou que a futura oficina da criança vai “nascer” com a conversão do edifício da antiga escola do ensino básico (EB) n.º 1 de Mora.

“O projeto da oficina da criança está identificado no plano de ação da CIMAC [Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central]”, no âmbito do programa Alentejo 2030, e “aguardamos a aprovação do financiamento” europeu, assinalou a autarca.

Segundo a mesma fonte, este antigo edifício escolar está, atualmente, a ser utilizado por várias coletividades do concelho, que vão ser realojadas na futura Casa das Associações, que a câmara também pretende criar.

A Oficina da Criança de Mora, com um investimento previsto de 850 mil euros, é uma das apostas deste município alentejano para este ano e está contemplada no orçamento municipal para 2024, já aprovado, por maioria, na câmara e na assembleia municipal.

Com um montante global de 11 319 150 euros, o orçamento da Câmara de Mora para este ano aumentou cerca de 20% em relação ao do ano passado, ou seja, tem mais 1 833 388 euros, já que, em 2023, o valor foi de 9 485 762 euros.

“O aumento do valor do orçamento é influenciado pela descentralização de competências nas áreas da educação, saúde e ação social, bem como a previsão de inflação de cerca de 3,6%”, explicou Paula Chuço.

Além do projeto da oficina da criança, esta autarquia pretende também concluir este ano as obras de requalificação do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de Mora, que envolvem um investimento de 790 mil euros, com financiamento europeu.

 

Fotografia de noticiasdosorraia.sapo.pt