8 Junho 2018      11:27

Está aqui

Extremadura espanhola celebra Dia de Portugal

A Extremadura espanhola comemora o Dia de Portugal com um amplo programa cultural, sob o lema “Vive Portugal”, que inclui exposições, concertos, cinema, literatura, artesanato e gastronomia.

O objetivo é trazer à região espanhola da Extremadura o que de melhor se faz em Portugal, com objetivo de dar a conhecer a língua e cultura portuguesa e estreitar ainda mais os vínculos a ambos lados da fronteira. Numa região onde se sente o compromisso e a cumplicidade com Portugal, onde a cultura portuguesa faz parte da vida dos extremenhos no seu dia-a-dia, e onde se encontram dois terços dos estudantes de português em Espanha, perto de 19.000 alunos.

O programa para celebrar o Dia de Camões e das Comunidades de Língua Portuguesa começou no passado 1 de Junho e alarga-se até ao próximo dia 16 de Junho. Inclui a colocação da bandeira portuguesa, no Dia 10 de Junho, em Mérida, na sede da Presidência do Governo Autónomo da Extremadura e na Federação de Municípios e Províncias da Extremadura. Contará ainda com uma exposição gráfica de María Helena Vieira da Silva, com gravuras para a publicação 'L'Inclemence Lontaine de René Char', de 12 a 15 de junho no MEIAC (Museu Extremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea). O Museu de Olivença acolherá a exposição “Iberia”, do autor extremeño Augusto Andrade Diaz, que posteriormente será trasladada à localidade de Reguengos de Monsaraz, para comemorar o Dia da Hispanidade, e no mesmo museu poderá ser visitada a exposição “Naturalmente” com esculturas e fotografias de María Leal da Costa & Raúl Ladeira.

Enquanto ao cinema, será projetado o filme de Ivo Ferreira “Cartas da Guerra”, baseado na obra de António Lobo Antunes e, no âmbito literário, Portugal terá uma importante presença nas livrarias de Badajoz, Cáceres, Mérida e Olivença. Está ainda prevista a apresentação de 'Pedal(e)ar', o último livro de António Sáez Delgado,  professor da Universidade de Évora.

O programa musical abrange diversas atividades, algumas incluídas no Festival ibérico de Música de Badajoz e no que toca à gastronomia, entre 8 e 10 de Junho, numerosos estabelecimentos de Badajoz e Cáceres oferecem tapas portuguesas, na chamada “Rota do Petisco”, e ainda, em Almaraz (Cáceres) está previsto um workshop de doces portugueses, entre outras muitas iniciativas.