12 Março 2024      10:42

Está aqui

Castelo de Portel inicia obras de valorização em breve

A Câmara Municipal de Portel acaba de anunciar que as obras de valorização e requalificação do Castelo de Portel vão iniciar em breve, depois de uma reunião com João José Rio Tinto de Azevedo, presidente do conselho de Administração da Fundação da Casa de Bragança, e Francisco Pereira Dias, diretor executivo da mesma fundação.

Em comunicado, o município explica que esta reunião teve por objetivo “rever e formalizar o enquadramento de uma obra de extrema importância para a preservação, requalificação e valorização do Castelo de Portel”.

Com estas obras a implementar, o monumento “ficará dotado de condições mais favoráveis em termos de acessos e segurança, e mais apelativo para visitantes e turistas”.

Segundo a mesma fonte, D. João Anes de Aboim obtém autorização de D. Afonso III para construir o castelo e fortaleza em 1261. Em 1385, D. João I doou a terra a D. Nuno Álvares Pereira, para ele e seus descendentes, entrando assim no senhorio da Casa Ducal de Bragança.

“Após a Restauração, terminada a função militar, o conjunto começa a degradar-se”, adianta o município. “Ao longo do século XX são efetuadas pequenas obras de conservação, e, em 2019, é aprovado o projeto para reabilitação do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Portel, destinando-se o conjunto patrimonial a fins culturais”, acrescenta a mesma fonte.

 

Fotografia de visitalentejo.pt