16 Julho 2023      11:39

Está aqui

Beja: PCP promove iniciativa para discutir seca no Alentejo

O Partido Comunista Português (PCP) irá realizar uma iniciativa em Beja, no dia 18 de julho, com o objetivo de discutir a seca no Alentejo. O evento, intitulado "À Conversa sobre a Seca no Alentejo: causas, consequências, medidas imediatas e estruturais", terá lugar na Cafetaria do Pax Julia às 15h30.

O atual período de seca na região do Alentejo, assim como no sul do país, não é uma situação nova e tem-se tornado cada vez mais frequente. Esta realidade tem graves consequências, tanto a curto como a longo prazo, e vários estudos alertaram para o risco de desertificação do Alentejo.

Os efeitos negativos da seca são evidentes na produção agrícola e pecuária, mas vão além disso, colocando em risco o abastecimento humano de forma preocupante. As causas dos períodos de seca estão associadas a fenómenos globais, como as alterações climáticas, mas também à falta de medidas estruturais por parte dos governos no que diz respeito à gestão de recursos hídricos e à opção pela expansão descontrolada de culturas que requerem grande quantidade de água, como o olival e o amendoal.

O PCP pretende com esta iniciativa aprofundar a reflexão sobre este tema e ouvir diversos especialistas, associações e entidades que foram convidadas a contribuir para um debate de vários pontos de vista sobre este problema estrutural para o desenvolvimento do Alentejo e do país.