2 Janeiro 2024      11:15

Está aqui

Arraiolos ainda não assumiu gestão de centros de saúde

O município de Arraiolos é o único no Alentejo que ainda não assumiu a gestão dos centros de saúde, uma meta do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) relativa à descentralização na Saúde.

De acordo com o Jornal de Notícias, apesar de, no universo de 201 câmaras elegíveis para assumir a gestão dos centros de saúde, haver 183 (91%) que assinaram o auto de transferência de competências, ainda há 18 câmaras que recusaram assinar o documento até agora.

A maioria está nas regiões do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, sendo que o Norte, o Alentejo e o Algarve têm apenas uma. Por partidos, o PSD tem nove na lista, a CDU tem seis, o PS tem dois e há uma liderada por independentes.

Segundo o Ministério da Saúde, “para o cumprimento da meta estabelecida faltam aderir à transferência de competências oito municípios”, perfazendo o total de 191. A meta estabelecida com a Comissão Europeia aponta para 201 câmaras, mas Bruxelas concede uma margem de erro 5%, o equivalente a dez autarquias.

A meta da descentralização na Saúde é uma das três que ficaram com a avaliação suspensa no âmbito do terceiro cheque do PRR.

 

Fotografia de observador.pt