21 Setembro 2023      11:37

Está aqui

Feira centenária de Viana do Alentejo arranca amanhã

A Feira D’Aires arranca amanhã, sexta-feira (22), em Viana do Alentejo, e vai contar com aproximadamente 70 expositores de diversos setores de atividades e com um programa variado, anunciou a Câmara Municipal.

De acordo com o município, citado pela agência Lusa, este evento de “referência na região”, que se encontra a celebrar este ano os seus 270 anos de existência, prolonga-se até segunda-feira (25). Durante estes quatro dias de festa, a “animação está garantida”, havendo espetáculos musicais, feira franca, gastronomia, cante alentejano, manifestações religiosas, exposições e folclore.

Na música, os cabeças de cartaz são os artistas Domingues (que sobe ao palco amanhã, sexta-feira, 22), Pedro Mafama (sábado, 23) e o grupo R.A.Y.A. (segunda-feira, 25), sendo os espetáculos de entrada livre.

Esta feira realiza-se junto ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, um monumento nacional, que fica na periferia da vila.

Realiza-se também, em simultâneo, a romaria ao santuário barroco, que leva milhares de pessoas ao local e que é por muitos vista como uma das mais importantes da região alentejana.

Esta feira, que conta com a organização do município e com o apoio das juntas de freguesias do concelho e das associações locais, tem como objetivo ser uma mostra do tecido empresarial da região.

O certame tem, assim, um pavilhão de atividades económicas e ainda outros dois espaços, um dedicado à gastronomia, onde vão poder encontrar-se produtos regionais, e outro para os espetáculos.

No pavilhão da gastronomia, vai também haver animação musical, dança e cante alentejano com sete grupos do concelho. Além disso, este espaço vai ainda receber o VIII Festival de Acordeão.

Já no pavilhão de espetáculos vão realizar-se o XII Festival de Folclore Feira D’Aires e o “Next Moments”, com vários DJ’s.

Do programa desta edição da feira fazem ainda parte a Caminhada D’Aires e uma corrida de touros.

No que respeita às cerimónias religiosas, o principal destaque vai para a procissão junto ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, que está marcada para domingo (24), às 17:00.

O culto a Nossa Senhora D’Aires teve início, conta a tradição, no ano de 1748, quando uma epidemia atingiu Évora. Na altura, os comerciantes eborenses prometeram realizar uma festa em honra de Nossa Senhora D’Aires, caso a epidemia terminasse. Quando tal aconteceu, foi, então, feita uma festa que teve a duração de três dias. 

A Feira D’Aires viria a surgir nos primeiros anos da romaria, o que fez com que os dois eventos passassem a realizar-se ao mesmo tempo.

O santuário, que data de 1743, fica a aproximadamente três quilómetros de Viana do Alentejo e é visto como o maior templo da região sul, recebe todos os anos um grande número de peregrinos que chegam de todas as partes do país, mas especialmente do Alentejo.

Neste santuário, que tem traços de arquitetura barroca e neoclássica, existe ainda outro destaque: a Casa dos Milagres, onde se encontram várias centenas de ex-votos populares pintados em lâminas de metal, tela e tábua.

 

Fotografia de 7maravilhas.pt