15 Abril 2024      11:57

Está aqui

Grândola inaugura museu interativo sobre “Grândola, Vila Morena”

O município de Grândola vai inaugurar, dia 20 de abril, um novo núcleo museológico, interativo e imersivo, que conta a história do poema escrito por José Afonso que se transformou em canção e, 10 anos depois, na senha do 25 de Abril.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola explica que a iniciativa se insere nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Este novo Núcleo Museológico do Museu de Grândola “percorre, passo a passo, com recurso a tecnologia interativa, a história de ‘Grândola, Vila Morena’, desde o primeiro encontro entre José Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, em 1964, até aos dias de hoje”, refere a mesma fonte.

O núcleo apresenta várias áreas de exposição, filmes e atividades interativas, um estúdio de gravação e um auditório que “contam detalhadamente a história do poema-canção que ajudou a transformar Portugal numa democracia”.

Assim, os visitantes poderão sentar-se no escritório da Direção Geral da Segurança, pegar no telefone e ouvir o relatório redigido pelos agentes da PIDE que assistiram, no Coliseu de Lisboa, ao I Encontro da Canção Portuguesa, onde José Afonso cantou “Grândola, Vila Morena”.

Além disso, o museu recria o testemunho inédito de José Mário Branco sobre a gravação da canção em 1971, e os visitantes poderão ainda recriar a sua própria versão de “Grândola, Vila Morena” e partilhá-la nas redes sociais.

O novo espaço apresenta ainda uma obra de arte original: uma fotografia de Patrick Ulmann, que capta José Mário Branco, José Afonso e Francisco Fanhais no momento em que ensaiam os passos de “Grândola, Vila Morena”.

“Este registo fotográfico dá origem a um grande mural, da autoria de Mariana Santos, que aumenta à medida que se ouve o arrastar dos pés dos três cantores no saibro, tal como na canção”, acrescenta a autarquia.

O Núcleo Museológico Grândola, Vila Morena está instalado no 1.º andar do edifício dos antigos Paços do Concelho, na praça D. Jorge em Grândola.

A inauguração está agendada para as 15:00 do dia 20 de abril e contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, e com um momento musical protagonizado pela Banda Filarmónica da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.

 

Fotografia de expresso.pt