27 Abril 2023      11:38

Está aqui

Estremoz tem nova associação de apoio à cultura e economia

Há agora em Estremoz uma nova associação, que surge para promover a economia local e para apoiar e desenvolver projetos artístico-culturais.

Esta associação, sem fins lucrativos, chama-se ETE (Associação Cultural e de Desenvolvimento Económico de EstremozTerradeEncantos) e tem como objetivos “apoiar e fazer crescer o tecido económico do concelho” e também “criar a oportunidade de acesso às mais diversas formas de expressão artístico-cultural”, refere a agência Lusa.

Dois dos projetos que esta associação quer tornar realidade são a realização de uma feira do vinho, que conte com a participação dos produtores do concelho, e a criação da Escola de Música Moderna de Estremoz, para “oferecer uma alternativa ao ensino de música oficial”.

Um dos fundadores da associação, José Mário Gaspar, afirmou, em declarações à Lusa, que “Estremoz não tem evoluído nem culturalmente, nem a nível do tecido económico”, sendo desejo da ETE “criar condições” para o desenvolvimento cultural e económico do concelho, “com as pessoas de Estremoz”, como os produtores de vinho, o comércio local e as associações.

“Queremos ser um polo dinamizador de juntar as pessoas”, realçou, acrescentando que “o que falta é unir as pessoas de Estremoz”.

Sobre o financiamento da ETE para a promoção de atividades, José Mário Gaspar avançou que este vai surgir através da criação de projetos que contam com a comparticipação de fundos comunitários, do apoio do município e das associações, e da realização de eventos.

Outro dos fundadores, António Nerv, sublinhou também que um dos grandes projetos da associação passa por “criar a Escola de Música Moderna”, embora ainda seja necessário encontrar um espaço onde esta possa funcionar.

De acordo com os responsáveis, a ETE, que ainda procura um espaço onde se possa instalar, quer estar a “trabalhar em pleno em 2024”.

A associação pretende igualmente “criar atividades e programas para dar oportunidade a todos, principalmente aos jovens artistas da região, nas suas mais diversas formas de expressão artístico-cultural”.

Outras das propostas passam pelos espetáculos ao vivo, festivais, intercâmbios artístico-culturais, espetáculos de beneficência, ‘workshops’, debates e exposições, centrando-se sempre “no desenvolvimento e na criação artística dos jovens”.

Já na área do desenvolvimento económico, faz parte dos planos da associação “apoiar e fazer crescer o tecido económico do concelho”. Para isso, deverá ser feita uma aposta na criação de eventos, feiras, exposições e espetáculos, e na promoção dos vários produtos regionais, tais como o vinho, o azeite, os enchidos e os queijos.

Outros planos e objetivos da ETE passam pelo desenvolvimento de ações no setor dos serviços e pela ligação à área do apoio social.