28 Novembro 2023      11:33

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Balcão da Inclusão de Odemira ajuda cidadãos com deficiência

O município de Odemira acaba de criar o Balcão da Inclusão de Odemira, uma nova resposta social dirigida aos cidadãos com deficiência e/ou incapacidade e suas famílias.

Segundo a autarquia, a criação desta resposta social resulta de um protocolo estabelecido entre o município de Odemira e o Instituto Nacional para a Reabilitação.

O Balcão da Inclusão tem como objetivo “prestar um atendimento especializado às pessoas com deficiência e/ou incapacidade e suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área da deficiência, que inclui informação global e integrada sobre os direitos e benefícios, bem como os recursos existentes, designadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação”.

A mesma fonte adianta que este serviço terá ainda por objetivo “apoiar os cidadãos na procura de soluções mais adequadas à sua situação concreta”.

Além disso, o Balcão da Inclusão “constitui uma medida para a promoção da igualdade de oportunidades, onde o acesso à informação é essencial para o exercício da plena cidadania”, assegura o município.

Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9:00 e as 17:00, no Edifício da Divisão de Inovação Social, localizado na Praça José Maria Lopes Falcão, n.º 10-11, em Odemira. Os atendimentos são efetuados mediante marcação prévia, através dos contactos 283 320 900, 961 620 618 ou saas@cm-odemira.pt.