17 Outubro 2023      15:19

Está aqui

Sines torna-se “Atlantic Hub” de conectividade

Afonso Salema, CEO da Start Campus

A aicep Global Parques, a EllaLink e a Start Campus estão a trabalhar em conjunto para transformar Sines no novo “Atlantic Hub”, com vista a melhorar a conectividade entre a Europa, a América do Norte, a América do Sul e África.

Em comunicado, as empresas explicam que esta parceria conta com a colaboração do Governo Português “na coordenação de diversas entidades públicas a nível nacional e local”, e tem como objetivo “estabelecer Sines como um local seguro, neutro, resiliente e de fácil acesso para a instalação de cabos submarinos”.

Para isso, prevê-se “a criação de uma ‘zona de proteção de cabos’ em frente a Sines para o pré-licenciamento de rotas de cabos submarinos”, além de da construção, também em Sines, de “várias infraestruturas multi-tenant robustas e diversas para cabos submarinos partilhados, conectando o data center de Sines, a Estação de Amarração de Cabos EllaLink (CLS) e outros pontos de amarração de cabos, além da Sines Tech”.

Desta forma, Sines “posiciona-se como um hub submarino seguro, transparente e neutro capaz de atrair mais cabos internacionais devido a uma localização única, simplificada, com baixo risco e alta segurança, conectada a hubs e centros de dados de grandes dimensões, com soluções energéticas 100% sustentáveis”.

Segundo a mesma fonte, “espera-se que o Atlantic Hub traga benefícios económicos substanciais para a região, impulsionando a criação de empregos, estimulando a atividade económica local e contribuindo para o crescimento da economia digital”.

 

Fotografia de jornaldenegocios.pt