2 Novembro 2023      10:33

Está aqui

Roubos de azeitona aumentam no Alentejo

Os casos de roubo de azeitona no Alentejo, principalmente nas zonas de Aljustrel e Vidigueira, estão a aumentar devido ao preço elevado do azeite.

De acordo com o Expresso e a SIC Notícias, os olivicultores estão em alerta e veem-se obrigados a vigiar constantemente os seus olivais.

Contudo, o problema é geral e os roubos acontecem um pouco por todo o Alentejo, estando na origem deste fenómeno o elevado preço da azeitona e do próprio azeite.

Trata-se de um grande prejuízo para os agricultores, principalmente os de pequena dimensão, que numa noite podem ver desaparecer grande parte da sua produção.

Os roubos, que começaram em outubro, ocorrem tanto de dia, como de noite, e são os olivais tradicionais os mais atacados.

Só nesta semana, a GNR reportou dois casos de roubo de azeitona, um em Vila Viçosa e outro em Ponte de Sor. Segundo o Comando Territorial de Évora da GNR, no passado dia 31 de outubro foram detidos em flagrante um homem, de 53 anos, e uma mulher, de 51, por furto de azeitona, no concelho de Vila Viçosa, tendo sido apreendidos 240 quilos deste fruto.

No mesmo dia, o Comando Territorial de Portalegre recuperou 150 quilos de azeitona furtada no concelho de Ponte de Sor, tendo identificado o suspeito do furto como um homem de 29 anos.