23 Outubro 2023      10:33

Está aqui

Rota dos Museus de Santiago do Cacém ganha prémio

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém

A Rota dos Museus de Santiago do Cacém venceu o prémio da categoria “Mais Património” na XXI Gala dos Prémios Alentejo, que se realizou no passado dia 14 de outubro no Teatro Pax Julia, em Beja.

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, manifestou a sua “imensa satisfação” por esta distinção e agradeceu ao público que votou na Rota. “Sentimos que é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver há vários anos”, afirmou o autarca, citado em comunicado.

De acordo com o município, a Rota dos Museus começou a ser definida em 2016 “com o objetivo de agregar os equipamentos museológicos existente no concelho, que guardam um património histórico bastante relevante”.

Esta rede de museus contempla o Museu Municipal de Santiago do Cacém, o Moinho da Quintinha, as Ruínas Romanas de Miróbriga, o Museu Rural de Abela, o Museu de Arqueologia de Alvalade e o Museu da Farinha de São Domingos.

O autarca salienta ainda que a Rota dos Museus se insere também “numa estratégia turística” e que “este prémio vai dar visibilidade ao nosso território e atrair mais visitantes”.

“É reconhecido o aumento significativo da vertente do turismo no nosso concelho, com cada vez mais turistas e novas unidades de alojamento a abrirem portas”, acrescenta o responsável.

Mónica Pires de Aguiar, vereadora da autarquia, subiu ao palco para receber, em nome do município, o prémio, acompanhada pelo chefe da Divisão de Cultura e Desporto, Jorge Justo.

A Rota “tem vindo a destacar-se pela sua dedicação à preservação e promoção do património histórico e cultural da região”, refere o município, acrescentando que “o prémio é um testemunho do seu compromisso em preservar a riqueza do Alentejo, incluindo o seu legado histórico, edificado e cultural”.

Recorde-se que a categoria “Mais Património”, nos Prémios Alentejo, reconhece aqueles que contribuem significativamente para a salvaguarda do património da região, tornando-o acessível ao público e preservando-o para as gerações futuras.