15 Agosto 2023      10:25

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Renfe quer ligar Lisboa, Porto e Madrid aproveitando Évora

A Renfe, empresa pública espanhola de comboios, quer ligar Lisboa e Porto com dois comboios diários a partir de 2027, ligando ainda as duas cidades portuguesas a Madrid e à Corunha. O comboio entre Madrid e Lisboa deve aproveitar a ligação planeada a Évora, onde a Renfe quer fazer chegar os comboios que partem de Madrid e param, atualmente, em Badajoz.

Segundo a Renascença, a informação é avançada pelo jornal espanhol La Información, que refere que as intenções da Renfe requerem um investimento inicial de 15 milhões de euros na adaptação do material circulante aos requisitos técnicos da infraestrutura ferroviária portuguesa, nenhuma delas relacionada com a questão da bitola ibérica.

Para os comboios espanhóis circularem em Portugal, é preciso adaptá-los à tensão elétrica da catenária portuguesa.

A operadora ferroviária quer ligar as duas maiores cidades portuguesas e seguir até à Corunha, na Galiza, com paragens em Vigo, Pontevedra e Santiago de Compostela.

A intenção segue-se ao plano de chegar a Évora a partir de 2025.

Com duas ligações diárias em cada sentido, a Renfe procura posicionar-se na principal rota de longo curso em Portugal em 2027, três anos antes da abertura prevista do primeiro troço da Linha de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto – que deverá aumentar a procura neste percurso.

Para além de operar entre Lisboa e Porto, a Renfe quer criar também um serviço diário a ligar Madrid a essas duas cidades.

Estas intenções fazem parte da expansão internacional da operadora ferroviária espanhola, que inaugurou, em julho, ligações de alta velocidade a duas cidades francesas, com intenção de chegar a Paris.

Recorde-se que a ligação entre Barcelona e Lyon foi inaugurada a 13 de julho, enquanto a viagem entre Madrid e Marselha começou duas semanas depois. A Renfe anunciou este domingo a venda de 100 mil bilhetes para os dois serviços no primeiro mês de operação.

Contudo, a Infraestruturas de Portugal afirmou que não recebeu nenhum pedido da Renfe, enquanto a CP disse que tem tomado conhecimento das intenções espanholas através da comunicação social.

 

Fotografia de thetrainline.com