21 Outubro 2023      10:53

Está aqui

Odemira: São Martinho das Amoreiras recebe encontro de Viola de Arame Portuguesa

Nos próximos dias 4 e 5 de novembro, São Martinho das Amoreiras irá ecoar com os sons únicos da Viola de Arame Portuguesa, quando o Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso realizar o IX Encontro de Violas de Arame e o VI Encontro de Tocadores de Viola Campaniça. Este evento tem como objetivo primordial valorizar e preservar a tradição musical da Viola de Arame Portuguesa, um instrumento icónico na cultura musical do país.

Programação do Evento:

4 de Novembro (Sábado)

14h00: Sessão de Abertura

O evento terá início com uma sessão de abertura oficial, onde o consórcio do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso e convidados darão as boas-vindas a todos os participantes.

14h30: Exposição de Cordofones

Os visitantes terão a oportunidade de explorar uma exposição de cordofones, o que inclui uma variedade de instrumentos de corda.

15h00: Mesa Redonda - Violas de Arame e Tocadores

Uma mesa redonda contará com a participação de figuras notáveis no mundo da música tradicional, como Pedro Mestre, Carlos Loução, José Diogo Bento, David Pereira, José Barros, Ricardo Fonseca, Fernando Deghi, Eduardo Costa e Helio Monteiro.

16h00: Oficinas de Violas

Os participantes poderão se envolver em oficinas práticas, onde aprenderão a tocar vários tipos de violas, como a Viola Campaniça, Viola Beiroa, Viola Braguesa, Viola Caipira e Viola Amarantina.

18h00: Oficina de Canto com Ana Tomás

Uma oficina de canto liderada por Ana Tomás permitirá que os interessados aprimorem suas habilidades vocais.

21h00: Concerto

A noite culminará com um concerto que apresentará o "Cante ao Despique e ao Baldão", bem como apresentações de grupos como o Grupo do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso e as "Violas Encantadas".

 

5 de Novembro (Domingo)

14h00: Abertura

O segundo dia do evento terá início com uma sessão de abertura.

14h30: Mesa Redonda

Uma mesa redonda reunirá especialistas para discutir diversos aspetos da Viola Campaniça, incluindo o Professor Manuel Morais, que falará sobre "A Viola Campaniça como desconhecida". O Professor Domingos Morais abordará "O Gesto Musical como gerador de identidade cultural", e Carlos Balbino, doutorando em Etnomusicologia, explorará "A Viola Campaniça como um emblema cultural num território dominado pelo canto polifónico a capella".

16h00: Roda de Tocadores de Viola Campaniça

Este é o momento para que os tocadores de viola de arame possam demonstrar suas habilidades e compartilhar músicas tradicionais.

17h30: Concerto

O evento será encerrado com outro concerto cativante que incluirá o "Cante ao Despique e Baldão", a "Viola Amarantina", o "Campaniça Trio" e "Ao Canto da Beira".

Este IX Encontro de Violas de Arame / VI Encontro de Tocadores de Viola Campaniça representa uma celebração da rica herança musical de Portugal. Ao promover a música e cultura tradicional, o evento busca preservar a autenticidade musical e cultural do país.