25 Abril 2024      10:21

Está aqui

Nisa transforma escola em museu das artes e ofícios

Uma antiga escola primária em Nisa foi transformada num espaço museológico dedicado à preservação das artes e ofícios tradicionais, que vai ser inaugurado hoje, quinta-feira.

Fonte do município de Nisa explicou à agência Lusa que as obras para a construção do Centro de Artes e Ofícios de Nisa arrancaram em 2020, nas antigas instalações da Escola do Convento, envolvendo um investimento superior a 424 mil euros.

A inauguração do espaço museológico é uma das iniciativas inseridas nas comemorações neste concelho dos 50 anos do 25 de Abril e vai decorrer após a sessão solene, prevista para as 11:30.

“Após concluída a empreitada, foi levado a cabo um exaustivo trabalho de recolha para recheio do espaço museológico, junto da população local, pelo que podemos dizer que as gentes do concelho de Nisa são os principais mecenas do Centro de Artes e Ofícios”, sublinhou a mesma fonte.

Em comunicado, a Câmara de Nisa explicou que nova infraestrutura municipal servirá para promover o conhecimento e a preservação das artes e ofícios.

O espaço “promove o conhecimento e a preservação das artes e ofícios tradicionais, importante legado do passado, aproximando as diferentes gerações e promovendo a inclusão social, dando espaço aos mais velhos para ensinarem aos mais novos os seus saberes”, precisou a autarquia.

Segundo o município, trata-se de uma homenagem a “ofícios muitos comuns no passado” e que, ao longo dos tempos, “perderam relevância ou ganharam inovação” face ao passado.

“Estão agora perpetuados num espaço museológico elegante que com eles conjuga a beleza das artes”, sublinhou a mesma fonte.

O Centro de Artes e Ofícios de Nisa cumpre ainda o “importante objetivo de recuperar e valorizar” um dos elementos mais importantes do património edificado da vila, nomeadamente a antiga Escola do Convento.

Embora transformado para acolher este espaço museológico, o município garantiu que o edifício “mantém parte dos seus traços”, fazendo assim “memória e ligação ao passado de quantos, em tempos, abandonavam a escola para aprender artes e ofícios”.

O novo espaço museológico terá ainda a “presença vizinha” de três coletividades dedicadas à cultura local, mais precisamente os Bombos de Nisa, a Sociedade Musical Nisense e o Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa, que possuem sedes em espaços adjacentes à antiga escola.

 

Fotografia de canalcordero.com