24 Fevereiro 2022      12:38

Está aqui

Grândola inicia Estratégia Integrada de Desenvolvimento Sustentável

A primeira reunião temática de auscultação no âmbito da construção da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Sustentável (EIDS) de Grândola decorreu na passada quarta-feira, revelou a Câmara Municipal de Grândola.

Em comunicado, a autarquia refere que este é um instrumento indispensável ao qual o Executivo de António Figueira Mendes irá dar a máxima prioridade.

“Grândola continua a ser um dos concelhos mais procurados para investir, viver e visitar. O ano de 2022 será essencial para refletir, analisar e definir o caminho a trilhar na próxima década. É fundamental avaliarmos as ameaças e as oportunidades que se colocam ao desenvolvimento sustentável do território, bem como definirmos uma visão e um plano de ação para o horizonte 2030”, acrescenta a mesma fonte.

De acordo com o município, o processo de construção da EIDS de Grândola é aberto e participativo, sustentando-se “no diagnóstico em torno de quatro grandes áreas temáticas coerentes com os grandes desígnios do desenvolvimento territorial e convergentes com o sentido estratégico patente nas diferentes agendas de planeamento e instrumentos de financiamento à escala regional, nacional e comunitária”.

O município pretende, assim, envolver no processo de construção da EIDS os principais atores no território das diferentes áreas do turismo, agricultura, ambiente, serviços, social, saúde e educação, com o objetivo de “obter uma visão partilhada dos desafios e oportunidades que se colocam ao concelho”.

Neste sentido, estão agendadas diversas reuniões divididas por quatro temáticas: coesão e inclusão; inovação e competitividade, sustentabilidade e natureza; e conetividade e proximidade.

Esta primeira reunião contou com a participação das principais entidades ligadas ao setor agrícola, inserido no domínio temático da inovação e competitividade.

 

Fotografia de visitalentejo.pt