13 Maio 2024      10:15

Está aqui

Aurora boreal avistada no Alentejo

As previsões meteorológicas já apontavam para a possibilidade de ocorrência de auroras boreais em zonas mais a sul, embora não fosse expectável que estas fossem vistas em Portugal, o que acabou por acontecer em zonas como o Alentejo, Coimbra ou Chaves, destaca o jornal Expresso.

Na internet, circulam, desde a noite da passada sexta-feira (10), várias imagens das auroras boreais que foram avistadas em Portugal, um fenómeno comum nas paisagens dos Árticos, mas pouco frequente em território nacional.

As imagens divulgadas nas redes sociais pela página ‘Meteo Trás os Montes Portugal’ comprovam que foi possível avistar auroras boreais perto de Portalegre, Coimbra, Chaves, Armamar, Guarda e Lamego, entre outras localidades. 

A aurora boreal pode ser polar ou austral, consoante ocorra no Pólo Norte ou no Pólo Sul. Trata-se de um fenómeno de iluminação que acontece nas camadas superiores da atmosfera, quando partículas eletrizadas pelo Sol entram na atmosfera e se encaminham para os pólos, direcionadas pelo campo magnético da Terra, explica o jornal.

As autoridades meteorológicas, como a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos da América (EUA), já tinham alertado para a ocorrência deste fenómeno nos céus do hemisfério Norte, fora das habituais regiões nórdicas. Na Europa Ocidental, a região norte do Reino Unido era mesmo apontada, de acordo com os resultados de estudos levados a cabo por autoridades britânicas, como aquela que teria os melhores locais para se poder assistir a este espetáculo de cor, que não se esperava que fosse visível em território português.

Embora este seja um fenómeno raro em Portugal, esta não foi a primeira vez que ocorreu. Em novembro do ano passado, uma aurora boreal em tons de rosa foi avistada na Figueira da Foz, em Coimbra.

 

Fotografia de facebook.com