21 Janeiro 2024      10:56

Está aqui

Alandroal investe 1ME em novo centro náutico

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal
João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal

Um centro náutico será estabelecido este ano nas margens da albufeira do Alqueva, próximo a Juromenha, no concelho de Alandroal (Évora), com um investimento previsto de cerca de um milhão de euros. O projeto conta com financiamento de 400 mil euros do Turismo de Portugal, aprovado no âmbito de uma candidatura do município à Linha +Interior Turismo.

O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, mencionou que o investimento total pode chegar a um milhão de euros, incluindo acessibilidades, estacionamento, áreas de lazer, espaços sanitários e balneários. O projeto envolve uma componente privada, com o proprietário do local responsável pelo restaurante e pela animação turística.

O projeto do centro náutico será realizado nos próximos seis meses, após a assinatura do contrato com o Turismo de Portugal. O centro enquadra-se na estratégia de valorização das áreas recreativas e de lazer junto ao Alqueva, e faz parte do plano de ordenamento da albufeira. Juromenha é um dos locais no concelho onde o plano permite o desenvolvimento de áreas recreativas e de lazer, juntamente com Azenhas d’el Rei e Águas Frias.

João Grilo enfatizou que tais instalações têm sido bem recebidas pelas populações locais e têm contribuído para a atração de visitantes. O centro náutico em Juromenha está alinhado com a estratégia de valorização da vila, que tem a Fortaleza como projeto âncora. As obras de restauro e conservação das muralhas da Fortaleza estão quase concluídas, e a vila espera também beneficiar do programa Revive no interior, com a instalação de uma unidade hoteleira.

O projeto do centro náutico inclui um ancoradouro, rampa para barcos, zona de lazer, instalações sanitárias, balneários, estacionamentos, acessos, restaurante e animação turística.

 

Fonte: eco.sapo.pt

Fotografia de dianafm.com